WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Wi-Fi para desafogar tráfego de dados  -->  Índice de artigos e notícias - 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[16/05/13]  Oi e empresas América Móvil no Brasil apresentam avanços no número de hotspots

Investimentos das operadoras em pontos WiFi, estão finalmente saindo do papel, justamente quando as operadoras focam na oferta de dados 3G e

As operadoras da América Móvil no Brasil (Claro, NET e Embratel) anunciaram nesta quinta-feira (16) que a rede Wi-Fi compartilhada entre as empresas locais do grupo, batizada de Claro WiFi Max e NET Vírtua WiFi, já conta com 6 mil hotspots em locais públicos, disponíveis nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Salvador.

Também hoje, a Oi declarou que sua rede de WiFi já tem 80 mil pontos, número que deve estender para 500 mil até dezembro. Em São Paulo, cidade onde a Oi foi a última operadora a iniciar operações e portanto onde tem menor penetração, a rede WiFi será lançada em julho nas Avenidas Faria Lima e Dr. Cardoso de Melo.

Conforme publicado pelo TeleSíntese ao final de abril, os investimentos das operadoras em pontos WiFi, estão finalmente saindo do papel, justamente em que as operadoras focam na oferta de dados.

Claro, Net e Embratel

Os pontos de acesso do grupo estão disponíveis gratuitamente aos clientes das operadoras, para acesso através de login e senha. Clientes Claro com aparelhos (smartphones, tablets e notebooks) compatíveis com a tecnologia EAP-SIM terão acesso automático quando cobertos por um ponto de acesso WiFi. Os investimentos na tecnologia Wi-Fi foram compartilhados pelas três companhias, complementam a cobertura da rede 4G e otimizam a rede 3G, informou o grupo em nota.

Na cidade do Rio de Janeiro, as três empresas juntas têm mil pontos WiFi, distribuídos em 77 bairros, especialmente no Maracanã, Barra da Tijuca, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Centro.

Em São Paulo, o grupo dispõe de cerca de 1,7 mil pontos, distribuídos por bairros como Itaim, Moema, Morumbi, Jardins, Consolação, Santa Cecília, Liberdade, Santana, Mandaqui, Perdizes, Pinheiros, Mooca e Tatuapé. A localização dos hotspots pode ser consultada por meio do aplicativo NET APP, disponível nas plataformas Android e iOS.

“Ele [o projeto] tem o papel de complementar a cobertura da recém-lançada rede 4GMax de maneira simples, rápida e automática”, diz Carlos Zenteno, presidente da Claro.

Para o presidente da NET, José Antônio Félix, a rede de internet wireless é uma forma de fidelizar os clientes. “Com NET Vírtua Wi-Fi, oferecemos uma experiência de comunicação e conectividade ainda mais completa, inclusive quando o cliente não está em casa”, explica o executivo.

Segundo a Embratel, a nova infraestrutura estará disponível para seus clientes corporativos que desejarem acessar a rede Wi-Fi externamente (outdoor). “O anúncio de hoje é estratégico, pois vai permitir atender novas demandas e eventos de grande porte como Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016”, afirma Ney Acyr Rodrigues, Diretor Executivo de Serviços de Valor Adicionado da Embratel, destacando que a empresa foi a responsável pela construção da malha de fibra óptica que embasou a rede Wi-Fi. (Da redação).