WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Wi-Fi para desafogar tráfego de dados  -->  Índice de artigos e notícias - 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[23/11/13]  Tecnologia do CPQD é usada em balão da banda larga

Levar a banda larga a áreas remotas do país, ainda carentes de uma infraestrutura de telecomunicações que torne viável esse acesso – como é o caso da região amazônica, por exemplo. Esse é o principal objetivo do Projeto Conectar, lançado recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e que conta com a parceria do CPqD, da Telebrás e do Ministério das Comunicações.

A ideia é utilizar balões equipados com sistemas de comunicação sem fio – basicamente, transceptores e antenas -, por meio dos quais localidades isoladas do território brasileiro poderão acessar a internet banda larga. E o CPqD é o responsável pelo fornecimento de parte do sistema de radiofrequência utilizado no projeto, que teve seu primeiro teste no dia 14 de novembro, em Cachoeira Paulista (SP), na presença dos ministros Paulo Bernardo, das Comunicações, e Marco Antonio Raupp, da Ciência, Tecnologia e Inovação – e ainda do presidente da Telebrás Caio Bonilha.

Para esse teste, o CPqD forneceu os rádios e as antenas instalados no balão, compondo, assim, o backhaul (com conexão à nuvem da internet). No acesso, a conexão utilizada segue o padrão Wi-Fi, com equipamentos fornecidos por uma empresa nacional localizada em São José dos Campos.

A comunicação foi realizada em dois pontos de acesso, em diferentes distâncias, com usuários do município de Cachoeira Paulista. “A tecnologia utilizada já é conhecida, mas o teste com um balão e em longas distâncias é inovador no Brasil”, explica Edson José Bonon, coordenador do projeto no CPqD.

Uma antena omnidirecional foi colocada no balão – que foi içado a 240 metros de altura – para permitir a comunicação tanto com o backhaul como com os pontos de acesso, nos quais foram instaladas antenas direcionais voltadas para ele. Um desses pontos de acesso foi um veículo do INPE equipado com um rádio, utilizado como base móvel para medir a qualidade da conexão a até 50 quilômetros de distância do balão.

Segundo José Ângelo Neri, coordenador do projeto Conectar no INPE, com o balão, a comunicação em banda larga usando radiofrequência atinge maior área de cobertura, em comparação com as torres convencionais. Seu raio de cobertura pode chegar a até 70 quilômetros – além disso, o tempo de implementação é menor do que o das tecnologias existentes.

A próxima etapa do projeto prevê o desenvolvimento de protótipos industriais específicos para essa aplicação, que deverá beneficiar escolas, hospitais, prefeituras e outros órgãos espalhados por regiões mais distantes no interior do Brasil.