WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Wi-Fi para desafogar tráfego de dados  -->  Índice de artigos e notícias - 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[26/10/13]  Relatório destaca rapidez da implantação da 4G

De acordo com o documento lançado hoje, a disponibilização de mais frequências evitará congestionamentos no setor.

A indústria sem fio está enfrentando o crescimento exponencial por dados com uma combinação de tecnologia que usa as frequências com maior eficiência, implementação mais compacta, células pequenas, HetNets, auto-configuração, auto-otimização e desvio de tráfego. Essa é uma das constatações do novo relatório divulgado nesta segunda-feira (26) pela 4G Americas, associação que reúne fabricantes, operadoras e prestadores de serviço na área de tecnologias móveis. “Hoje, a banda larga móvel representa tudo de mais inovador nas áreas de computação, redes, tecnologia da Internet e software – e também está transformando a sociedade”, afirma Peter Rysavy, presidente da Rysavy Research e autor do documento.

O relatório, A Explosão de Banda Larga Móvel: A Evolução Sem Fio de 3GPP, também destaca que as primeiras implementações da tecnologia LTE (4G) ocorreram com mais velocidade de qualquer tecnologia sem fio. E que, apesar dos esforços da indústria de implementar as tecnologias mais eficientes, a demanda já resultou em alguns casos isolados de congestionamento, que devem se alastrar em breve se mais frequências não forem disponibilizadas.

Outra constatação do documento é de que a tecnologia Wi-Fi é cada vez mais importante como meio para aumentar a capacidade de dados. As inovações nessa área incluem maior integração com redes de banda larga móvel, autenticação e seleção de rede automática, além de comunicações mais seguras.

Para Peter Rysavy, o mercado de banda larga móvel ainda está crescendo rapidamente graças à adoção em massa, às novas redes de maior capacidade, aos novos terminais e praticamente dois milhões de aplicativos móveis. “Os principais avanços durante o último ano, além da adoção de HSPA+ (3G evoluído), incluem a implementação rápida de redes LTE (4G), maior variedade de smartphones, o número de tablets vendidos ultrapassando o número de laptops e abordagens técnicas ainda mais sofisticadas para resolver os desafios de transmissão de dados”, diz Chris Pearson, presidente da 4G Americas.

“Existe uma necessidade urgente por frequências adicionais; o sucesso das novas iniciativas do setor e do governo no sentido de disponibilizar mais espectro ou aumentar a eficiência do espectro atual será um fator crítico”, alerta o executivo.(Da redação)