WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Wi-Fi para desafogar tráfego de dados  -->  Índice de artigos e notícias - 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Ler na Fonte: Convergência Digital
[
21/01/14]  Teles travam duelo com estádios e dizem que situação é crítica em São Paulo - por Ana Paula Lobo

Em entrevista à rádio CBN, nesta terça-feira, 21/01, o diretor-executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, deixou claro que há um risco 'potencial' de o jogo de abertura da Copa 2014 ter um 'caladão' de serviços móveis em função da ausência de acordo com a administração do Itaquerão.

"As obras não acabaram e não há nem a sala disponível para a instalação dos equipamentos". Há problemas também em Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Natal e Curitiba. "Não estão deixando implantar uma rede Wi-Fi para melhorar o serviço", disse.

Segundo Levy, as empresas - Vivo, TIM, Claro, Oi e Nextel - estão atuando no modelo de consórcio e decidiram - em função das críticas da má qualidade do serviço na Copa das Confederações - implantar uma rede Wi-Fi para suportar o tráfego de dados. Essa infraestrutura suportaria os serviços 3G e 4G. De acordo com Levy, acordos operacionais já foram fechados no Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. "Nesses estádios, estaremos com tudo pronto em fevereiro", sustentou.

Mas em Minas, Fortaleza, Recife e Natal, a implantação da rede Wi-Fi está suspensa. Segundo Levy, os administradores dos estádios querem instalar rede própria para cobrar dos torcedores. "Não é esse modelo que as teles estão atuando. Para o bem ou para o mal, as críticas virão para as teles. O serviço tem de ser prestado por nós", frisou. O executivo destacou que para colocar a rede Wi-Fi em funcionamento será necessário um prazo de 120 dias.

Mas a grande preocupação está centralizada no Estádio do Itaquerão, em São Paulo, onde será realizado o jogo de abertura da Copa do Mundo. Segundo o diretor-executivo do SindiTelebrasil, como as obras atrasaram nem a sala de 200 metros - necessária para a instalação dos equipamentos básicos para o serviço das teles - foi disponibilizada. "Não temos nada no Itaquerão. isso nos preocupa muito. Temos que receber essa sala com, no mínimo 120 dias, para testar tudo. E ainda teremos que negociar a rede Wi-Fi", frisou. Em Curitiba, afirmou, a situação é semelhante.

*Com informações da Rádio CBN.