WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Wi-Fi para desafogar tráfego de dados  -->  Índice de artigos e notícias - 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[31/01/14]  Aplicativos em alta pavimentam adoção da nuvem pública - por Ana Paula Lobo

Projeção da IDC revela que, em 2013, mais de 60% das principais empresas na América Latina estavam construindo, transformando e ampliando sua rede e infraestrutura para dar suporte às soluções da terceira plataforma - uma mudança arquitetônica baseada em quatro pilares: Cloud, Big Data, Mobilidade e tecnologias sociais - e estavam implementando o uso da nuvem pública. Gestores de TI identificam 'pressão' na melhoria da capacidade das redes de Telecom.

De acordo com os analistas da consultoria, no primeiro semestre no ano passado, mais de 34% das empresas na região estavam divulgando e/ou tinham planos concretos para mover algumas cargas de trabalho para a nuvem até 2014, tendo um impacto sobre a infraestrutura do data center, uma vez que implica em requisitos adicionais de capacidade. Nos próximos cinco anos, sustenta o levantamento da IDC, a demanda dos data centers aumentará em mais de 80%, o que acrescenta uma pressão extra sobre as redes para oferecer uma capacidade segura, disponível e superior.

Este ano, sugere a IDC, os data centers na região continuarão centralizando suas capacidades na prestação de serviços de nuvem pública para as organizações latino-americanas. Os players mais importantes da região no setor de telecomunicações manterão fortes investimentos em infraestrutura moderna, bem como na preparação de recursos humanos, especialmente em relação às certificações de segurança e gestão.

A consultoria considera que o crescimento do mercado de serviços de nuvem pública na região será um dos mais elevados em todos os setores de tecnologia, crescendo cerca de 67% até 2014, atingindo mais de US$ 1 bilhão. De acordo ainda com a estimativa da IDC, as empresas mais beneficiadas pela utilização destas soluções serão aquelas que já se inseriram no caminho da nuvem através das opções privadas e estarão prontas para assumir novas mudanças em ambientes de nuvem pública.

Pressão nas redes

O incremento do uso das tecnologias da terceira plataforma e seus quatro pilares: mobilidade, cloud, Big Data e Social; no entanto, pressiona as empresas a reforçarem suas redes de Telecomunicações. A pesquisa da IDC mostra que mais de 53% das empresas disseram que requerem uma rede mais robusta na América Latina e 61% deles afirmaram que a disponibilidade de banda larga é uma das principais preocupações.

A estratégia da tecnologia, afirmam os analistas da consultoria, será um híbrido e implicará uma série de estratégias combinadas, onde a tecnologia fixa (fibra - FTTx) e a tecnologia móvel (3G – 4G) irão complementar-se. De um ponto de vista técnico, o Wi-Fi aparecerá como uma solução chave para a saturação da rede e do espectro, o que se mostrará como uma opção atrativa, com custos baixos de instalação e de taxas regulamentares.

Em 2014, projeta ainda a IDC, os mercados da América Latina começarão a ver os planos de multimídias integradas com a Mbps como a unidade de consumo dos preços, bem como mais e mais modelos de serviços transacionais, com mais de 70% das empresas da região levando em conta a melhoria da segurança em WAN como seu principal objetivo dentro de seus planos de otimização da rede.