WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Wi-Fi para desafogar tráfego de dados  -->  Índice de artigos e notícias - 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[07/05/14]  Copa 2014: Indústria descarta acordo para uso do Wi-Fi nos estádios - por Ana Paula Lobo

Rio Cidade Inteligente + Rio Wireless 2014Não há mais tempo para se chegar a um consenso para colocar dentro dos estádios que vão sediar os jogos da Copa do Mundo os sistemas Wi-Fi das teles, que funcionariam para desafogar os tráfegos 3G e 4G. Essa é a visão dos fabricantes que já estão montando suas infraestruturas para as operadoras.
Para a Indústria, os administradores dos estádios não aceitam o Wi-Fi, sob a alegação que querem explorar o serviço, mas não o terão funcionando de forma efetiva sem a adequação com os sistemas das teles.

"Não acreditamos mais num acordo entre as teles e os estádios para o Wi-Fi. O que é uma pena, uma vez que nas Olimpíadas de Londres, o Wi-fi foi crucial para desafogar as redes 3G e 4G", disse o vice-presidente de Tecnologia da Nokia, Wilson Cardoso. A certeza dos fabricantes é que em seis estádios das cidades-sede da Copa do Mundo, o Wi-Fi não funcionará dentro dos estádios.

Isso porque não houve acordo com a gestão das arenas de Fortaleza, Recife, Natal, São Paulo, Minas Gerais, Paraná. Já o Wi-fi está sendo implantado nos estádios do Maracanã, no Rio, em Brasília, Salvador, Cuiabá e Porto Alegre, onde houve um acerto prévio entre os concessionários e o consórcio das teles.

Indagados se o 3G e o 4G vão funcionar nos estádios, os fabricantes garantem que toda a infraestrutura montada é para que se preste o melhor serviço possível, mas admitem que há estádios onde tudo estará sendo finalizado na última hora. O Itaquerão, de São Paulo, é a grande dor de cabeça. Como as operadoras ainda não tiveram permissão para entrar nele, os fabricantes já montam esquemas- inclusive com regimes especiais de trabalho - para atender a demanda das teles.'Será uma jornada até tripla de trabalho", completa Cardoso, da Nokia.