WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digita
[12/08/14]  Marco Civil: Saúde decide que o dado pertence ao cidadão

No momento em que o governo estrutura o Registro Eletrônico de Saúde, com os dados integrados numa base nacional, e tenta avançar com o prontuário eletrônico, o diretor de Tecnologia do Datasus, Augusto Gadelha, sustenta que a privacidade dos dados é essencial para se conquistar a confiança do usuário.

"O dado não é do hospital, não é do médico, é do cidadão. Pode parecer trivial, mas até agora não era assim", disse. Gadelha, que participou do IT Security, evento da Network Eventos, realizado em Brasília, salienta que a área de saúde, em tempos de big data e marco civil da Internet, lida com informações extremamente sensíveis do cidadão.

Para estruturar melhor o atendimento - e garantir uma distribuição nacional dessas informações - a confiança do consumidor só virá com o respeito à privacidade dos dados. O Marco Civil, sustentou Gadelha, reforçou esse posicionamento.

Assistam o posicionamento defendido pelo diretor de Tecnologia do Datasus.