WirelessBRASIL

   

BlocoRESISTÊNCIA

2011 - JUNHO     WirelessBRASIL - Bloco Resistência - Bloco Tecnologia

Para pesquisar uma palavra ou frase nesta página, utilize a "facilidade" do seu navegador.  Na barra de menus, faça: Editar --> Localizar (Explorer e Firefox) ou Controlar página atual  --> Encontrar na página (Google Chrome) e preencha o campo correspondente na janela aberta.


Junho

28/06/11
A tropa do BloP - Blogueiros Progressistas (2) - Nem todos os jornalistas estão à venda

(...) Entre uma rodada de palestras financiadas por empresários amigos e uma missa negra pela salvação da pele dos pecadores de estimação, Lula retomou na terceira semana de junho a ofensiva contra a liberdade de imprensa. Coerentemente, a discurseira que tenta estigmatizar o jornalismo independente e faz a louvação da censura, rebatizada pelo PT de “controle social da mídia”, foi ressuscitada no Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que juntou em Brasília o bando que age na internet a serviço do governo e, sobretudo, do ex-presidente que ainda não desencarnou do Planalto.(...)
(...) Os comandantes da ofensiva, intensificada neste fim de semana, vão constatar de novo que manobras liberticidas naufragam já nos primeiros artigos da Constituição. E descobrirão que não são poucos os profissionais que ilustram a lição de Cláudio Abramo: “O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, o exercício cotidiano do caráter”. Jornalistas independentes são prisioneiros voluntários da paixão pela verdade. Enxergam e denunciam delinquências seja qual for a filiação partidária do bandido. Sabem que a liberdade não tem preço. E não estão à venda.(...) Ler mais


28/06/11
A tropa do BloP - Blogueiros Progressistas (1) - "Carta" do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

Nota de Helio Rosa
Quem lê jornal ou dá uma passada pelos portais de notícias, já ouviu "falar" dos Blogueiros Progressistas.
Para saber o que pensam esses blogueiros e acompanhar  - e entender - suas atividades, colecionei algumas matérias e permito-me destacar estas duas, com recortes do seu conteúdo:

Fonte: Amigos de Pelotas
[04/06/11]   Blogueiros progressistas ou petistas? - por Rubens Filho - Editor do Amigos
Recorte:
(...) Depois da internet, as possibilidades de liberdade, trabalho e negócios aumentaram muito nas comunicações, em favor dos jornalistas. Muitos profissionais que desejavam maior autonomia deixaram os veículos onde trabalhavam e criaram por exemplo blogs próprios. Alguns vendem seu trabalho a veículos, cobrando pela cessão do link para sua página pessoal - produzida, em tese, com maior liberdade. Outros procuram não vincular-se aos veículos tradicionais, mas a outros investidores.

Nesse cenário, surgiu uma turma de jornalistas que se intitula de "Blogueiros Progressistas". Eles se nominam assim, mas no fundo a maioria é ligada ao PT e ao governo. Defendem a sigla e o governo atual em contraposição à "versão da mídia tradicional". É justo que o façam? É.

Mas, sendo assim, mais honesto seria que se chamassem de "Blogueiros Petistas ou Governistas", porque, afinal, progressista não precisa estar no PT. Além disso, se não existe imprensa imparcial, e não existe mesmo, faria bem à democracia se essa turma não se disfarçasse sob nomes palatáveis como "Progressista", pois assim estão repetindo a velha fórmula da imprensa tradicional que tanto repudiam e que se diz isenta para a platéia, mas não o é na prática.

Por que os veículos de esquerda, partidários ou governistas têm dificuldade de se assumirem assim no Brasil. Na Europa e nos EUA, os veículos tem posições ideológicas mais claras e assumidas publicamente.(...)

Fonte: Blog Cidadania de Eduardo Guimarães
[17/08/10]   Carta dos Blogueiros Progressistas
Recorte:
(...) 4 – Reivindicamos a elaboração de políticas públicas que incentivem a veiculação de publicidade privada e oficial remuneradas nos blogs, bem como outras formas de financiamento que efetivamente viabilizem essa forma de comunicação representada pela Blogosfera Progressista, de maneira que possa ser produzida por qualquer cidadão que disponha de competência para explorar seu potencial econômico e comercial, exatamente como fazem os meios de comunicação de massas tradicionais com amplo apoio do Estado por meio de fartas verbas públicas que, com freqüência, são repassadas sob critérios meramente políticos e que ignoram a orientação constitucional que determina pluralidade na comunicação do país.(...)

Aqui estão manchetes das demais matérias que estão transcritas mais abaixo:
Fonte: Blog do Miro
[25/05/11]   Aos detratores dos blogs progressistas - por Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania

Fonte: Blog no QAP
[24/11/10]  Lula recebe Blogueiros Progressistas para entrevista histórica

Fonte: Blog do Noblat - O Globo
[25/11/10]  Lula recebe Cloaca e outros amigos no Planalto

Fonte: Substantivo Plural
[05/04/11]   Carta dos blogueiros progressistas - por Daniel Dantas
HR 
Ler mais