ComUnidade WirelessBRASIL

Quadro Geral 

Currículos de Profissionais buscando colocação/recolocação 

RENATA CRISTINA MARCÍLIO

 

Renata Cristina Marcílio
Brasileira, solteira, 33 anos
R. Romão Martins, 174    
05135-340 – V. Guedes – São Paulo – SP
(11) 3904-0900 / 9602-8962 / 9742-0127
E-mail: renata_mar@hotmail.com / renatamarci@gmail.com

 
OBJETIVO

Área de Marketing / CRM / Trade / Produto / Eventos
 

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES
 
Mais de 14 anos de experiência internacional nas áreas de Marketing e Comercial em empresas nacionais e multinacionais.
Ampla experiência na área de Marketing, englobando a gestão de pesquisas de mercado, mídia, eventos, comunicação interna e externa e qualidade.
Planejamento estratégico e elaboração de budget para área de marketing, com constante monitoramento para redução de custos e otimização das rotinas de trabalho.
Realização de forecast para rede de distribuição latino americana.
Responsável pela prospecção de clientes nacionais e internacionais, visando a garantia de vendas em momentos de crise econômica no Brasil devido ao aumento do dólar.
Total disponibilidade para viagens.
 
FORMAÇÃO ACADÊMICA
 
MBA com especialização em Marketing – Início em Fev/2007 – FIA – USP – SP
Pós-Graduação em Administração de Marketing – 1999 – FAAP – SP
Graduação em Propaganda e Marketing – 1997 – Mackenzie – SP
 
IDIOMAS

Inglês fluente – CNA (7anos) / Cultura Inglesa (3 anos – Diploma de FCE pela Cambridge University) / Berlitz – Business English (2 anos)
Espanhol fluente – Skill (3 anos)
 
CURSOS / INFORMÁTICA

Informática: Excel Avançado, Power Point – Impacta Tecnologia – 2005, Access, Corel Draw, Lotus Notes, Windows
Lead Auditor Training Course – MCG Qualidade – 1998
Relacionamento e Programação Neurolinguística – Integração Consultoria e Treinamento – 1999
Negociação e Influência – Laboratório SSJ – 2001
Congresso ExpoManagement 2001 – Buenos Aires – HSM International – 2001
Curso Técnico na área de mídia auto-adesiva
Cursos Básicos na área financeira / importação & exportação
Finanças e Contabilidade para Executivos não Financeiros – Business School SP – 2005
Metodologias e Indicadores para Mensurar Resultados em Marketing – IBC - 2006
 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
 
Star Soft – Indústria de Software e Soluções Ltda.
07/2007 – Atual
Gerente de Marketing
- Atividades: Reestruturação de Departamento de Marketing, considerando a elaboração e o gerenciamento de  atividades como: Desenvolvimento e Implementação de Plano de Marketing para o 2º semestre de 2007. Desenvolvimento e Gerenciamento de Budget; Realização de eventos cooperados com parceiros de negócios e fornecedores – Microsoft; Gerenciamento do Relacionamento com Base de Clientes Ativos; Reformulação de Material Promocional e Webpage da Empresa; Criação de Campanha para divulgação Institucional; Gerenciamento de Relacionamento com Assessoria de Imprensa
- Treinamentos sobre tecnologias tais como ERP; BI; CRM, entre outras.
 
Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda.
03/2004 – 12/2006
Coordenadora de Marketing Corporativo
-Atividades: Planejamento e gerenciamento de atividades de trade marketing, tais como patrocínio de ações cooperadas com operadora de telefonia móvel e fabricantes de celular.Participação em ações de lançamento de novas tecnologias e serviços no mercado brasileiro. Contato diário com a matriz nos EUA. Pesquisa de mercado com realização de visitas técnicas e realização de ações em PDV com elaboração de relatórios para planejamentos futuros.  Planejamento e execução de ações com o objetivo de educar o mercado (corporativo e consumidor final) a respeito das tecnologias CDMA e GSM bem como sua evolução (3G). Planejamento, produção e gerenciamento de internet, intranet, anúncios digitais e impressos, catálogos e collaterals com agência de publicidade e assessoria de imprensa. Planejamento e gerenciamento de budget.
- Responsabilidade por  patrocínio, planejamento estratégico, organização e execução de feiras no Brasil como Futurecom, Telexpo, Telecom Americas e workshops abordando toda a América Latina.Organização de encontros internacionais com membros do governo e agência regulatória. Patrocínio e organização de ações sociais. Coordenação de ação de Marketing Esportivo durante 8 meses com o patrocínio do veleiro Brasil 1 na regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race 2005/2006.
- Constantes treinamentos sobre tecnologias, celulares e lançamentos.
 
Morgan Adhesives América do Sul Ltda.
05/2002 – 11/2003
- Assessora de Marketing e Vendas para América Latina. Atividades: Responsabilidade pela área comercial, contando com 43 distribuidores localizados na América Latina e contato diário com a matriz nos EUA e fábrica na Bélgica. Responsabilidade por todo o departamento de marketing, promoção, publicidade, mídia, eventos internacionais e atendimento ao cliente. Responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de budget de marketing.
- Desenvolvimento de planejamento estratégico de marketing e comunicação em toda a América Latina. Prospecção de mercado – Identificação de oportunidades de novos negócios.
- Apresentação de palestras comerciais e técnicas. Organização e patrocínio de eventos, feiras e encontros internacionais com distribuidores tais como SGIA – Screenprinting & Graphic Imaging Association (Saint Louis) e ISA – International Sign Association (Las Vegas), Sinal Extensivo (Brasil), Serigrafia & Sign (Brasil). Atendimento a consultas de clientes sobre produtos e serviços. Gestão de pesquisa. Elaboração de webpage para América Latina, com tradução de material técnico. Desenvolvimento de marketing institucional e material promocional para divulgação. Responsável pela redução de 20% dos investimentos em marketing com a criação e execução de novos programas de marketing, posteriormente utilizados nos EUA e Europa, visando a divulgação da empresa em toda a América Latina.
 
Dextron Management Consulting
01/2001 – 04/2002
Coordenadora de Marketing
- Atividades: Responsabilidade por todo o departamento de marketing. Desenvolvimento de plano de marketing. Prospecção de mercado para desenvolvimento de novos projetos. Análise de retorno de investimento em atividades de marketing/divulgação/exposição da marca. Desenvolvimento de atividades de endomarketing. Desenvolvimento de marketing institucional. Criação de plano de comunicação – BRANDING – com anúncios técnicos, comerciais e institucionais. Trabalho constante com assessoria de imprensa. Trabalhos com agências de publicidade. Atualização e organização de database marketing. Elaboração de webpage e Intranet. Gestão de eventos. Apresentação de palestras técnicas e comerciais. Organização da ExpoManagement Brasil e Argentina 2001 – Maior evento internacional voltado para a área de management. Pesquisas sobre a  concorrência.
 
YKP Informática
03/1999 – 01/2001
Analista de Marketing
Atividades: Geração de prospects. Análise de ROI para departamento de marketing. Desenvolvimento de atividades de endomarketing. Desenvolvimento de marketing institucional. Elaboração e desenvolvimento de anúncios técnicos, comerciais e institucionais. Contato com veículos (jornais, revistas, mídias on line). Trabalho com assessoria de imprensa. Aprovação de layout. Responsabilidade por catálogos e manuais de produtos, bem como a atualização dos mesmos. Atualização e organização de database marketing. Elaboração de programas de marketing direto. Elaboração de webpage e intranet. Gestão de eventos. Apresentação de palestras comerciais e técnicas. Conhecimento de soluções de informática, tais como software para Gestão Empresarial (ERP); Groupware; Workflow; Internet; Intranet e Extranet; Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos; Gerenciamento da Performance e Disponibilidade de ambientes heterogêneos; Business Intelligence; CRM (Customer Relationship Management); AS/400; eBusiness; ASP (Application Service Provider).
 
Danfoss do Brasil Ind. e Com. Ltda.
01/1997 – 03/1999
Assessora de Marketing
Atividades: Contato com empresas dinamarquesas, norte-americanas, alemãs, inglesas e francesas. Endomarketing. Atendimento a consultas de clientes sobre produtos e serviços. Desenvolvimento de marketing institucional. Organização de arquivos e database marketing. Desenvolvimento de programas de marketing direto. Elaboração de releases sobre a empresa e seus produtos. Organização de clippings e bulletin board. Gestão de Eventos. Participação e patrocínio de feiras: FISPAL – Feira Internacional da Alimentação; FIEE – Feira Internacional de Eletro-Eletrônica; Feira Internacional da Mecânica; FEBRAVA – Feira Brasileira de Refrigeração, Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado; MERCOFRIO – Feira no segmento de refrigeração em Porto Alegre – RS, com a participação de todos os países do Mercosul. Execução de catálogos sobre produtos e serviços. Pesquisa sobre satisfação do cliente – Customer Perception. Execução de procedimentos e fluxogramas referentes ao processo contínuo de desenvolvimento da qualidade. Desenvolvimento de P.D.C.A., visando detectar erros ou possíveis erros e corrigi-los, buscando agilidade e qualidade nos processos.
 
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL  
 
EUA, América Latina
- Organização e participação em reuniões com distribuidores europeus, americanos e latino americanos para definição de metas e forecast, aperfeiçoamento de processos de vendas e apresentação de treinamento técnico e comercial a respeito de produtos e sua aplicação em Saint Louis – EUA, em Outubro/2002 e Las Vegas – EUA, em Abril/2003.
- Treinamento técnico e comercial a respeito de produtos e sua aplicação bem como conhecimento de rotinas comerciais em Ohio – EUA, em Outubro/2002.
- Organização e participação em feiras segmentadas e seminários.
- Organização e participação no maior evento de Management da América Latina – EXPO MANAGEMENT em Buenos Aires – 2001.
- Treinamento técnico sobre a tecnologia CDMA em San Diego – EUA, em Maio//2005 e participação na Marketing Global Conference em Novembro/2005.