1a Parte - Capítulo III
A INTENTONA COMUNISTA

1. A mudança da linha da IC

Induzido pela Internacional Comunista, o PC-SBIC esforçara-se por se inserir no processo revolucionário brasileiro, que teve início no ano de sua fundação e que passa por 1924/26 e vai desaguar em 1930. Esse período de revoltas e revoluções tinha, porém, como motivação, uma problemática interna, voltada para os problemas estruturais e sociais, mas essencialmente brasileiros. Talvez por isso mesmo é que as direções do PC-SBIC jamais foram capazes de entendê-los. Suas análises estereotipadas viam, em cada ocasião, apenas urna luta entre os "imperialismos" inglês e norte-americano. Com esse dualismo mecanicista explicam também a revolução de 1932. Deste modo, por construírem suas análises sobre abstrações de caráter ideológico, não conseguiram sintonizar o Partido com o processo revolucionário em curso e acabaram por perder o "bonde da história". Essa frustração iria "fazê-los desembocar na Intentona de 1935.

Vimos, no capítulo anterior, que a URSS, em 1934, mudara sua política externa, do isolamento para o diálogo com o Ocidente. As ameaças nazistas e fascistas contribuíram para alterar a linha política da IC.

A política de "classe contra classe" não dera resultados e levara ao ostracismo diversos partidos comunistas. Quase que num "retorno às origens", a política de "frente" foi retomada, modificando-se o termo "única" pelo "popular".

De um modo geral, a frente popular pretendia englobar todos os indivíduos e grupos numa luta contra o fascismo, independentemente de suas ideologias. E, é claro, aproveitar essa frente para tomar o poder.