2a Parte - Capítulo I
AS DIVERGÊNCIAS DO MOVIMENTO COMUNISTA

2. O PORT quebra o exclusivismo do PCB

Ao Congresso de Fundação da IV Internacional, em 1938, compareceram 21 delegados, representantes de grupos trotskistas de 11 paises. Entre eles, o brasileiro Mário Pedrosa representava o continente sul-americano.

Em 1926, Mário Pedrosa ingressara no PC-SBIC. No ano seguinte, ao dirigir-se para fazer um curso em Moscou, adoeceu ao passar pela Alemanha e, por lá ficando, tomou conhecimento das teses da "oposição de esquerda". Convertido às idéias trotskistas, passou a enviar documentos para seus companheiros do Comitê Estadual do PC de São Paulo. Não foi a Moscou, retornou ao Brasil e, em 1929, formou o Grupo Bolchevique Lenin (GBL), ainda dentro da estrutura do PC-SEIC.

Em 1931, Mário Pedrosa, j á afastado do PC, transformou o GBL na Liga Comunista Internacionalista (LCI) , que reunia alguns intelectuais como Fúlvio Abramo e Edmundo Ferrão Muniz de Aragão. Em 1935/36/37, diversas prisões desarticularam a LCI. Mário Pedrosa fugiu para o exterior e Muniz de Aragão,. com remanescentes da LCI, criou o Partido Operário Leninista (POL) , em 1937, que nunca chegou a ter real importância.

Nessa época, no Comitê Estadual de São Paulo do PC-SBIC, surgiu um novo grupo trotskista, liderado por Herminio Sacheta, que recebeu a denominação de Tendência de Esquerda. Internacionalmente, este grupo orientava-se pelo ideólogo trotskista Hugo Miguel Bressano, conhecido por "Nahuel Moreno" ou, simplesmente, "Moreno". Nos primeiros anos da década de 40, a Tendência de Esquerda transformou-se no Partido Socialista Revolucionário (PSR), que, logo depois, se filiou oficialmente à IV Internacional, constituindo-se na linha Moreno ou linha morenista.

Em 1952, o PSR dissolveu-se e seus remanescentes criaram, em São Paulo, a Liga Socialista Independente (LSI). Em 1954/55, "J. Posadas", outro ideólogo trotskista de nível internacional, veio ao Brasil e provocou a extinção da LSI. Homero Romulo Cristalli Frasnelli, conhecido por "J. Posadas" ou, simplesmente, "Posadas", era um argentino que em sua juventude fora jogador de futebol profissional em Buenos Aires. Considerado Como um dos grandes ideólogos trotskistas, era dirigente máximo do "Bureau Latino-Americano", com sede em Montevidéu e vinculado ao Secretariado Internacional. Em 1955, criou no Brasil o Partido Operário Revolucionário Trotskista (PORT), que se desenvolveu apoiado no jornal "A Frente Operária".

Quebrando o exclusivismo do PCD, o PORT, desde o início de suas atividades, optou pelo caminho violento. Nos primeiros anos da década de 60, atuou nas Ligas Camponesas, dos Sargentos e nos Grupos dos Onze, de Brizola.