Preenchimento Perceptual em Tricromatas e Dicromatas
 

Márcia Furukawa Couto

 [Página 13]

[Esta página contém duas figuras grandes: aguarde a carga se a conexão estiver lenta]

EXPERIMENTO 2:

Materiais e métodos:

1 - Voluntários:

Foram selecionados dezoito tricromatas, sete masculinos e onze femininos, incluindo a autora, todos com estereoacuidade de 50 segundos de arco ou melhor e acuidade visual de perto corrigida normal. A idade dos tricromatas variou de 18 a 50 anos. Foram selecionados nove dicromatas, todos masculinos, quatro protans e cinco deutans, com estereoacuidade de 50 segundos de arco ou melhor e acuidade visual de perto corrigida normal. A idade dos dicromatas variou de 20 a 48 anos.

2 - Aparato e Estímulo visual:

Foi utilizado mesmo computador e monitor descritos para o experimento anterior. Os estímulos do tipo anaglifos foram criados com a associação de dois discos situados lado a lado em disposição horizontal, um disco azul (CIE x=0,238; y=0,233) e outro laranja (CIE x=0,359; y=0,470), com 0,3° de diâmetro, 0,5° de disparidade e 6° de excentricidade do ponto de fixação. Os discos apareceram em fundo cinza uniforme com 36cd/m². Um filtro azul com banda passante de 420 a 475nm foi usado no olho direito; um filtro laranja com banda passante de 616 a 627 nm foi usado no olho esquerdo para produzir o estímulo estereoscópico (figura 10).

A excentricidade de 6° foi escolhida devido à diplopia notada para estereo-estímulos mais afastados e latências muito maiores para estímulos mais próximos do centro. Utilizada uma cruz preta no centro do monitor como ponto de fixação.

Os estímulos foram apresentados na linha central vertical do campo visual, a 90° e 270°. Foram usadas disparidades cruzadas e não cruzadas (figuras 10 e 11).
Uma sessão do experimento consistiu de oito blocos. Cada bloco com oito tentativas, onde as quatro possibilidades (90° cruzado, 90° não cruzado, 270° cruzado, 270° não cruzado) foram aleatoriamente distribuídas em pequenos protocolos de oito telas. Pequenos protocolos foram utilizados pois observou-se que a latência de preenchimento tende a aumentar ao final de experimentos mais longos. Os voluntários realizaram 32 preenchimentos para cada uma das quatro possibilidades do experimento (total 128).



Figura 10:
Representação esquemática das telas utilizadas no experimento 2
 sendo que cada posição do estímulo foi apresentada de forma isolada,
intercalada com tela sem estímulo durante 1,5 segundos para eliminar pós imagem.
O filtro azul foi colocado diante do olho direito permitindo a este somente a visão do disco laranja.
O filtro laranja foi colocado diante do olho esquerdo permitindo a este somente a visão do disco azul.
Desse modo, quando na tela o disco laranja aparece à direita do azul, produz-se estímulo estereoscópico não cruzado.
Quando na tela o disco laranja aparece à esquerda do azul produz-se estímulo estereoscópico cruzado
(fonte: autor).

 



Figura 11:
Foto ilustrativa de sujeito com apoio de queixo diante dos estímulos estereoscópicos:
em “A” a representação do estímulo estereoscópico cruzado a 90°,
em “B” do cruzado a 270°, em “C” do não cruzado a 90° e em “D” do não cruzado a 270°.
A linha azul representa o horóptero vertical e sua inclinação
(fonte: autor).

3 - Procedimento:

Os voluntários foram mantidos em condições escotópicas durante cinco minutos antes do teste com o intuito de induzir adaptação uniforme no início do experimento. Os voluntários foram posicionados a 57 cm da tela com apoio de queixo. Os experimentos foram realizados em ambiente escuro.

Os voluntários foram instruídos para manter fixação estável na cruz central, e apertar a tecla “enter” assim que sentissem que o disco havia desaparecido. Foram instruídos para piscar normalmente. O tempo entre a apresentação do estímulo e a resposta do indivíduo foi gravado como a latência de preenchimento.

Entre cada tela de teste foi introduzida uma tela sem o disco durante 1,5 segundos para eliminar a pós imagem do estímulo prévio. Os testes foram realizados em condição binocular. Cada sessão demorou aproximadamente uma hora, incluindo curtos períodos de descanso entre os blocos.

 

Anterior                    Próxima