WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

WAP – WIRELESS APPLICATION PROTOCOL

Autor: Givanildo Francisco da Silva Junior

Monografia apresentada ao CCFT, Curso de Tecnologia em Processamento de Dados, sob a orientação da MSc. Profª Sheila Regine Almeida Vasconcelos Nogueira, como  trabalho  de conclusão de curso.


Resumo

A mobilidade é hoje a ordem do dia e as redes móveis atuais não provêem a flexibilidade desejada quando um serviço a mais precisa ser acrescentado. Este cenário torna a implantação de um novo serviço um longo e exaustivo processo. O WAP (Wireless Application Protocol – Protocolo para Aplicações Sem Fio) foi criado para resolver este problema, introduzindo conceitos de Internet como uma plataforma de serviços sem fio. A Internet provê uma maneira fácil e eficiente de entrega de serviços para milhões de usuários "plugados", por isso o seu modelo foi usado como base para o desenvolvimento do modelo WAP. Percebeu-se, porém, que o modelo da Internet não poderia ser aplicado puro e simplesmente, uma vez que os dispositivos sem fio, como telefones celulares, pagers e PDA (Personal Digital Assistant – Assistente Pessoal Digital), têm restrições que não existem em PC (Personal Computer – Computador Pessoal) e laptops, como memória e capacidade de processamento limitadas e fonte de energia de vida curta, além, é claro, de uma interface com o usuário mais simples. Outro problema: os usuários destes terminais são diferentes dos usuários de desktops, visto que alguns deles nunca usaram um computador. Ocorria ainda o fato das redes sem fio terem restrições como baixa largura de banda, alta latência, disponibilidade instável e estabilidade duvidosa. Também, não devia ser esquecido que os altos investimentos feitos pelos fabricantes de hardware e software para Internet e o esforço dos programadores web não podiam ser simplesmente desperdiçados, devendo ser aproveitados na nova estrutura. A especificação deveria garantir uma solução rápida e confiável. Deveria também ser segura, uma vez que o e-commerce é uma das grandes promessas da Internet. Além do mais, a nova especificação deveria possibilitar aos desenvolvedores usarem ferramentas já existentes para produzir aplicações sofisticadas e com uma interface intuitiva e amigável, permitindo aos seus usuários o acesso a várias informações relevantes para suas atividades cotidianas e de lazer na palma da mão, na hora e local que desejassem. A fim de suprir todos estes anseios dos fabricantes, programadores e usuários, o WAPForum, consórcio que reúne mais de 90% dos fabricantes de dispositivos sem fio, publicou uma série de especificações baseadas em padrões existentes na Internet, como o XML (eXtensible Markup Language – Linguagem de Marcação Extensível) e o IP (Internet Protocol – Protocolo Internet), para todas as redes sem fio. Por ser esse novo protocolo uma grande promessa para o futuro, é de grande valia compreendê-lo e, em razão disso, foi escolhido como objeto de nosso estudo.

Na introdução, o WAP é situado no contexto histórico-evolutivo das tentativas das empresas em criarem um padrão. 
Já no primeiro capítulo é mostrado uma visão geral da arquitetura WAP, uma comparação desta com o modelo WWW e uma breve apresentação de suas camadas, além de introduzir o leitor aos primeiros serviços do WAP.  
No segundo capítulo, tem-se o detalhamento da camada de transporte do WAP, o WDP e como ocorre seu tratamento de erros. 
No terceiro capítulo, o leitor é introduzido à camada opcional WTLS, que é baseada na TLS da arquitetura WWW, onde é discorrido todo o processo de estabelecimento de conexão segura, além de uma breve explicação do Módulo de Identidade WAP. 
No quarto capítulo, é feita uma rápida abordagem da camada de transação, a WTP. 
No quinto capítulo, o leitor é apresentado ao protocolo de sessão WSP e ao seu protocolo de serviço 
No sexto capítulo é feita um detalhada descrição da camada de apresentação, WAE e seus serviços, WML, WMLScript, URL e WTA. 
Por fim, na conclusão é feita uma breve revisão da obra e as impressões da pesquisa realizada para composição da monografia.

Home WirelessBR                         Próxima