WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

WAP – WIRELESS APPLICATION PROTOCOL  (2)

Autor: Givanildo Francisco da Silva Junior

2.0 – WDP

2.1 Descrição Geral

 O WDP compõe a camada de Transporte do WAP e opera acima dos serviços de transporte de dados suportados pelos vários tipos de redes. Por ser um datagrama de serviço de caráter geral, oferece um serviço consistente para os protocolos das camadas superiores (Segurança, Transação e Sessão) e se comunica de maneira transparente com um dos serviços transportadores disponíveis. 

Os serviços oferecidos pelo WDP incluem endereçamento de aplicação por número de porta e segmentação opcional, além de reunião e detecção de erros opcionais. Estes serviços permitem às aplicações operarem transparentemente sobre os diferentes transportadores disponíveis. O número da porta identifica a entidade mais acima do WDP que pode ser o WTP ou WSP ou mesmo uma aplicação como o correio eletrônico. 

O WDP suporta também várias instâncias de comunicação simultâneas de uma camada mais alta sobre um único serviço de transporte. Além disso, através da reutilização de elementos dos transportadores, o WDP pode implementar suporte a múltiplos transportadores e mesmo assim ser otimizado para operação eficiente com os recursos limitados dos serviços móveis. 

 

Figura 8: Arquitetura Genérica do WDP  

  Na Figura 8, as áreas acinzentadas são as camadas do protocolo onde a especificação do WDP é aplicável. Em Móvel, o protocolo consiste de elementos comuns do WDP, conforme mostrado na camada denominada WDP. A Camada de Adaptação é uma camada do protocolo WDP que mapeia as funções deste último diretamente para um transportador específico. Tal camada é diferente para cada transportador, uma vez que trabalha com as capacidades e características específicas de cada serviço transportador. Em Gateway, a Camada de Adaptação termina e passa os pacotes WDP para Proxy ou Servidor WAP via um protocolo de tunelamento, que é a interface entre o Gateway, que suporta o serviço transportador, e o Proxy ou Servidor WAP. Um exemplo prático: suponhamos que o transportador seja GSM SMS, o Gateway seria um GSM SMSC (Short Message Service Centre - Centro de Serviço de Mensagem Inteligente) e suportaria um protocolo específico (o protocolo de tunelamento) para o SMSC interagir com outros servidores. A subrede é qualquer tecnologia de rede comum que pode ser usada para conectar dois dispositivos de comunicação, como o TCP/IP. O Proxy/Servidor WAP pode oferecer conteúdo de aplicação ou pode atuar como um gateway entre os conjuntos de protocolo sem fio WTP e a Internet com fio.

2.2 Cláusulas de Adaptação Estática

 As cláusulas de adaptação estática do WDP definem um conjunto mínimo de características que devem ser implementadas para assegurar que as soluções de vários fabricantes possam interoperar. 

O protocolo WDP opera sobre vários serviços transportadores e, para cada um destes, o WDP é especificado para suportar um serviço de datagrama e é este serviço de datagrama que o WDP usa para suportar os serviços primitivos abstratos definidos na especificação. Para serviços transportadores que suportam IP, o protocolo WDP deve ser o UDP (User Datagram Protocol - Protocolo de Datagrama do Usuário) e para os que não suportam IP, ele deve possuir as características descritas Tabela 1. 

Função

Operação

Status

Número da Porta Fonte

Send

Ob

 

Receive

Ob

Número da Porta de Destino

Send

Ob

 

Receive

Ob

Segmentação e Reunião (SAR - Segmentation and Reassembly)

Send

Op

 

Receive

Op *

Cabeçalho de Texto

Send

Op

 

Receive

Op

Serviço Primitivo T-DUnitdata

Request

Ob

 

Indication

Ob

Serviço Primitivo T-DError

Indication

Op

* O provedor deve ser capaz de reconhecer SAR sobre o receive, onde for aplicável para o transportador

Ob - Obrigatório, Op – Opcional

Tabela 1: Tabela de Cláusulas de Adaptação Estática

  

Serviços primitivos são aqueles que representam, de maneira abstrata, a troca lógica de informação e controle entre a camada transportadora e as camadas subjacentes, não são especificados e não contêm implementações. O T-DUnitdata é o serviço primitivo usado para transmitir dados como um datagrama, entretanto ele não precisa que haja uma conexão para ser estabelecido. O T-DError é usado para prover informação para a camada superior quando um erro ocorre, o que pode ter um grande impacto no serviço requisitado.

2.3 – Entidade de Gerenciamento WDP

 A Entidade de Gerenciamento WDP é usada como uma interface entre a camada WDP e o ambiente do dispositivo. Ela provê informação para o WDP de mudanças no ambiente dos dispositivos, o que pode impactar na correta operação do WDP.

A Entidade de Gerenciamento WDP deve monitorar o estado entre os serviços e as capacidades do ambiente móvel e deve notificar à camada WDP se um ou mais dos serviços assumidos não estão disponíveis. Por exemplo, se um celular está fora da área de cobertura de um serviço transportador (CDMA, TDMA, etc.), então a Entidade de Gerenciamento do Transportador deveria reportar à Entidade de Gerenciamento WDP que a transmissão ou recepção por aquele transportador não é mais possível; após isto a Entidade de Gerenciamento WDP deve indicar à camada WDP para fechar todas as conexões ativas sobre aquele transportador. Outros eventos como bateria fraca também são tratados de maneira similar pela Entidade de Gerenciamento WDP.

 Além de ser usado para monitorar o estado do ambiente, esta ferramenta pode ser usada como interface para ajustes de parâmetros de várias configurações usadas pela WDP, como, por exemplo, endereço do dispositivo. Adicionalmente, também pode ser usada para implementar funções disponíveis ao usuário, como a capacidade de “derrubar” todas as conexões. 

Em resumo, a Entidade de Gerenciamento WDP trata de toda a circulação de dados relacionada a inicialização, configuração e reconfiguração dinâmica de recursos, desde que eles pertençam à camada WDP.

 2.4 Processamento de Erros

 ara reportar os possíveis erros dos datagramas WDP, o WAPForum especificou o WCMP (Wireless Control Message Protocol – Protocolo de Mensagem de Controle Sem Fio), que pode ser usado para diagnósticos e informações e lembra muito o ICMP (Internet Control Message Protocol – Protocolo Internet de Mensagem de Controle). Ele é usado pelos nós WDP e pelos Gateways de Dados Sem Fio para reportar erros encontrados no processamento dos datagramas. Também pode ser usado para propósitos de diagnósticos e informacionais, provendo, assim, um mecanismo eficiente de tratamento de erros para o WDP, o que resulta em ganhos de desempenho para os protocolos WAP e para as aplicações que os utilizam. WCMP é usado por ambientes que não provêem transportadores IP, mas para redes baseadas neste protocolo, a funcionalidade do WCMP é implementada usando o ICMP.

 

Figura 9: Disposição do WCMP na Arquitetura WAP

 A Figura 9 mostra um modelo geral da arquitetura WAP e como o WCMP está disposto nela.

2.4.1 – Cláusulas de Adaptação Estática

 Assim como o WDP, o WCMP possui um conjunto de características mínimas, apresentadas na Tabela 2, que podem ser implementadas para assegurar a interoperabilidade. 


Mensagem WCMP

Tipo WCMP

Código

WCMP

Obrigatório/Opcional

Destino Inalcançável

51

 

 

 

Sem rota para o destino

 

0

Nó WDP

N/A

 

 

 

Gateway de Dados Sem Fio

Op

Comunicação proibida administrativamente

 

1

Nó WDP

N/A

 

 

 

Gateway de Dados Sem Fio

Op

Endereço Inalcançável

 

3

Nó WDP

N/A

 

 

 

Gateway de Dados Sem Fio

Op

Porta Inalcançável

 

4

Nó WDP

Ob

 

 

 

Gateway de Dados Sem Fio

N/A

Problema de Parâmetro

54

 

 

 

Campo de Cabeçalho Errado

 

0

Nó WDP

Op

 

 

 

Gateway de Dados Sem Fio

Op

Mensagem Muito Grande

60

0

Nó WDP

Ob

 

 

 

Gateway de Dados Sem Fio

N/A

Falha na Reunião

61

 

 

 

Tempo de Reunião Excedido

 

1

Nó WDP

Op

 

 

 

Gateway de Dados Sem Fio

N/A

Overflow de buffer

 

2

Nó WDP

Op

 

 

 

Gateway de Dados Sem Fio

N/A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Mensagem WCMP

Tipo WCMP

Código

WCMP

Obrigatório/Opcional

Requisição de Eco

178

0

Nó WDP

Op

 

 

 

Gateway de Dados Sem Fio

N/A

Resposta de Eco

179

0

Nó WDP

Ob *

 

 

 

Gateway de Dados Sem Fio

N/A

 

* As implementações do WCMP podem impor restrições na quantidade de mensagens de Resposta de Eco geradas para proteger a rede de ataque por sobrecarga ou negação de serviços.

Ob - Obrigatório, Op - Opcional, N/A - Não Aplicável

Tabela 2: Tabela de Cláusulas de Adaptação Estática do WCMP  


             Anterior                       Home WirelessBR                         Próxima