WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

WAP – WIRELESS APPLICATION PROTOCOL  (4)

Autor: Givanildo Francisco da Silva Junior

4.0 – WTP  

4.1 – Descrição Geral  

WTP (Wireless Transaction Protocol - Protocolo de Transação Sem Fio) roda no topo do serviço de datagrama e, opcionalmente, de um serviço de segurança e foi definido como um protocolo orientado à transação leve que é adequado para implementação em clientes com poucos recursos (estações móveis), além de operar eficientemente sobre redes de datagramas sem fio. Em vista disso, o WTP oferece benefícios como a melhoria da segurança sobre os serviços de datagrama, o que libera a camada superior de retransmissões e reconhecimentos necessários quando os serviços de datagrama são usados. Outro benefício é a melhora da eficiência dos serviços orientados à conexão, uma vez que o WTP não tem nenhuma fase de criação e destruição de conexão explícita. Por último, o WTP é orientado a mensagens e é projetado para serviços orientados a transações, como navegação.

O protocolo possui várias características, tais como:

-  Possui três classes de serviços de transação conforme detalhadas na Seção 5.2:

                          Classe 0 – Mensagem de execução não confiável sem mensagem de resultado.

                          Classe 1 – Mensagem de execução confiável sem mensagem de resultado.

                          Classe 2 - Mensagem de execução confiável com somente uma mensagem de resultado confiável.

        - O alcance da confiabilidade é feito através do uso de identificadores únicos de transação, reconhecimentos, remoção de duplicação e retransmissões.

        - Não possui fase de criação e destruição de conexão explícita, uma vez que este procedimento de abertura e/ou fechamento de conexão impõe uma excessiva sobrecarga na rede de comunicação. Possui segurança de usuário-a-usuário opcional, isto é, o usuário do WTP pode confirmar cada mensagem recebida.

        - Faculta ao último reconhecimento da transação a contenção de informação fora da banda relacionada à transação, como medidas de desempenho.

       - Uso da concatenação para transportar múltiplas Unidades de Dados do Protocolo em uma única Unidade de Dados de Serviço, que será transportada pelo WDP.

      - Orientação à mensagem, isto é, a unidade básica de intercâmbio é uma mensagem inteira e não uma cadeia de bytes.

      - Mecanismos para minimizar o número de transações sendo retornadas como resultado de pacotes duplicados.

      - Possibilidade de aborto de transação atual, incluindo descarte dos dados não enviados tanto no cliente quanto no servidor. O aborto pode ser disparado pelo usuário para cancelar um serviço requisitado.

     - Dá segurança através de mensagem de execução confiável, tanto o sucesso quanto à falha 
 são reportados, isto é, se uma execução não pode ser manipulada pelo Respondedor 2, então 
 uma mensagem de aborto será retornada para o Inicializador 1 ao invés do resultado.

     - Permite transações assíncronas, isto é, o Respondedor envia o resultado assim que os dados 
 se tornarem disponíveis.

4.2 – Classes de Serviço de Transação

  O provedor WTP iniciando uma transação é referida como Inicializador e o provedor WTP respondendo a uma transação é referido como Respondedor. A classe de transação é criada pelo Inicializador e indicada na mensagem de execução enviada para o Respondedor. Classes de transações não podem ser negociadas.

  As transações de classe 0 provêem um serviço de datagrama não confiável e podem ser usadas por aplicações que requerem um serviço de “push não confiável”. Esta classe não objetiva melhorar o serviço de transação com a capacidade de aplicação usando o WTP para, ocasionalmente, enviar um datagrama dentro do mesmo contexto de uma sessão existente usando WTP. Aplicações que requerem um serviço de datagrama como recurso principal para entrega de dados devem usar o WDP e não o WTP.

Já as transações de classe 1 provêem um serviço de datagrama confiável e podem ser usadas por aplicações que requerem um serviço de “push confiável”. Em transações desse tipo, uma mensagem de execução é enviada do Inicializador para o Respondedor, que confirma a mensagem de execução e mantém a informação de estado por algum tempo, mesmo depois que a confirmação foi enviada, para tratar de possível retransmissão de confirmação, caso esta se perca e/ou o Inicializador retransmita a mensagem de execução. No Inicializador, a transação termina quando a mensagem de execução é recebida; isto significa que a transação pode ser abortada a qualquer momento.

  As transações de classe 2 provêem o serviço básico de execução/resposta. Uma sessão WSP pode consistir de uma série de transações deste tipo. Uma mensagem de execução é enviada do Inicializador para o Respondedor, que responde com uma mensagem de resultado, confirmando explicitamente a mensagem de execução. Se o Respondedor demorar na tarefa de execução mais tempo do que o seu intervalo de temporização, ele pode responder com uma mensagem de “aguarde” antes de enviar a de resultado. Este procedimento evita a retransmissão desnecessária da mensagem de execução. O Respondedor envia a mensagem de resultado de volta ao Inicializador, que é confirmada por este. O Inicializador mantém a informação de estado por algum tempo mesmo depois que a confirmação foi enviada para tratar de possível retransmissão de confirmação, caso esta se perca e/ou o Respondedor retransmita a mensagem de resultado. No Respondedor, a transação termina quando a confirmação é recebida; isto significa que a transação pode ser abortada a qualquer momento.   

4.3 – Entidade de Gerenciamento

  A Entidade de Gerenciamento do WTP é usada como uma interface entre a camada WTP e o ambiente do dispositivo e provê para a primeira informações de mudanças no segundo, o que pode ter algum impacto na correta operação do WTP.

    O protocolo WTP é projetado sobre uma suposição que o ambiente em que está operando é capaz de transmitir e receber dados. Esta previsão inclui:

          a) O dispositivo móvel deve estar ligado e dentro da área de cobertura aplicável para o serviço transportador que está sendo executado, ter energia suficiente para execução da tarefa, ter recursos de memória e processamento suficientes para o protocolo trabalhar.

             b) O protocolo WTP está corretamente configurado.

     c) O usuário está disponível para receber e transmitir dados.

    A Entidade de Gerenciamento monitora o estado sob as capacidades e serviços do ambiente do dispositivo móvel e notifica a camada WTP se um ou mais serviços assumidos não estão disponíveis. Por exemplo, se o dispositivo sair da área de cobertura do transportador, a Entidade de Gerenciamento do Transportador deve reportar à Entidade de Gerenciamento do WTP que a transmissão e a recepção sobre aquele transportador não é mais possível. Em resposta, a Entidade de Gerenciamento do WTP indicará para a camada WTP para fechar todas as conexões ativas sobre o transportador. Outros casos como bateria baixa devem ser tratados de maneira similar pela Entidade.

    Além do monitoramento de estado do ambiente móvel, a Entidade de Gerenciamento pode ser usada como interface para o usuário ajustar uma série de parâmetros de configuração usados pelo WTP, como o endereço do dispositivo. Isto poderia ser usado para implementar funções disponíveis ao usuário como a capacidade de abandonar todos os dados da conexão. Em geral, a Entidade de Gerenciamento tratará com todos os assuntos relativos a inicialização, configuração, reconfiguração dinâmica e recursos, desde que estes pertençam à camada WTP. 

  Uma vez que a Entidade de Gerenciamento deve interagir com vários componentes do dispositivo móvel que são específicos do fabricante, o projeto e implementação da Entidade de Gerenciamento do WTP são considerados fora do escopo da especificação do WTP, sendo assim um detalhe de implementação


                     Anterior                   Home WirelessBR                         Próxima