WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

PROTOCOLOS PARA MOBILE MULTIMEDIA - MMS / PSS  (3)

Autor: Heron Vilela de Oliveira e Silva 

(Esta página contém 2 figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta)


3GPP TS 23.140 MMS Functional description

Introdução

Este documento [4] apresenta as qualificações funcionais (functional capabilities) e os fluxos de informações (information flows) necessários para dar suporte aos serviços descritos no documento [3] (stage1). Estão presentes informações para operadores de redes, provedores de serviços e terminais, fabricantes de switch
e banco de dados. Estes serviços formam um núcleo suficiente para oferecer um serviço de mensagem multimídia non real-time. Procurou-se, sempre que possível, utilizar protocolos já existentes (WAP, SMTP, ESMTP como protocolos de transferência; lower layers para prover push, pull, notification) e formatos de mensagem já existentes (SMIL, MIME).
O documento serve como base para se desenvolver serviços multimídia, descrevendo um novo tipo de serviço sem equivalentes nos sistemas ETSI/GSM ou nas redes fixas.

Arquitetura

O 3GPP define a arquitetura do MMS segundo a [Figura 1], onde se tem redes diferentes e de tipos diferentes, integrando os serviços de mensagem já existentes. Os terminais operam junto ao MMSE (Multimedia Messaging Service Environment) que oferece todos os elementos do serviço: encaminhamento,
armazenamento e notificações.


Figura 1


A [Figura 2] mostra que o MMS deve englobar redes diferentes sendo que a conexão e a garantia de compatibilidade entre elas se dá pelo uso do IP e dos protocolos de mensagem da Internet.

Figura 2


MMSNA - Multimedia Messaging Service Network Architecture engloba todos os vários elementos para prover um MMS completo para um usuário (incluindo compatibilidade inter-redes)

MMSE é uma coleção de elementos da rede MMS sob o controle de um único administrador. Nos casos de roaming, a rede utilizada pelo us uário visitante é considerada parte do MMSE do usuário, enquanto usuários de um outro provedor de serviços pertencem a MMSE distintos.

MMS Relay/Server é responsável pelo armazenamento e encaminhamento de mensagens e pela transferência destas mensagens entre diferentes sistemas de mensagem. Dependendo do modelo de negócio, o MMS Relay/Server pode ser centralizado em um único elemento ou estar distribuído na rede. Ele deve ser
responsável pela geração de dados para cobrança (CDR - Charging Data Record).

MMS User Databases é o responsável pelo armazenamento de informações sobre os usuários.

MMS User Agent (UA) é o elemento que contém a camada de aplicação que permite ao usuário ver, compor, receber, deletar etc. MMs.

MMS VAS Applications oferece Value Added Services (Serviço de Valor Agregado) aos usuários MMS.

Anterior                            Home WirelessBR                               Próxima