WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

IPv6 (Internet Protocol version 6)
IP MÓVEL
Princípios Fundamentais   (2)

Autor: Wiliam Hiroshi Hisatugu 

 

Cabeçalhos de Extensão 

            Os cabeçalhos de extensão são utilizados quando o cabeçalho base não é suficiente para se chegar ao endereço destino. 

            Cabeçalho Hop-by-Hop – este cabeçalho traz informações adicionais sobre o datagrama. Todos os roteadores do caminho devem analisar este cabeçalho. De acordo com tais informações o roteador faz o tratamento para o datagrama. 

            Cabeçalho de Roteamento – este campo contém uma lista de hosts pelos quais o datagrama deve passar. Ele tem o seguinte formato:

 

 

Figura  3 

Combinado ao endereço de destino ele define o caminho para o datagrama. 

Fragmentação – identifica o segmento fragmentado. Quando um datagrama ultrapassa o limite superior permitido para o datagrama IPv6 ele é fragmentado  e este cabeçalho identifica quais datagramas são fragmentos pentencentes ao datagrama original. 

Autenticação – este cabeçalho garante que um datagrama não foi alterado durante seu percurso. Será discutido com mais detalhes em um tópico seguinte. 

            Confidencialidade – através de uma função este cabeçalho fornece uma criptografia para os dados do datagrama  

  Endereçamento no IPv6 

            Com o IPv6 a idéia de classe de endereços é abandonada, pois ao invés de serem identificadas por nós, são identificadas por interface.  O esquema de definição por prefixo continua, porém é utilizado para definir a utilização do endereço. A tabela abaixo ilustra a divisão de utilização dos endereços:

 

  

Uma adição ao endereço global unicast é o endereço padrão IPv6, baseado na topologia de rede. O endereço, ele é dividido em prefixo e sufixo com a última parte do endereço sendo constituída a partir da interface individual com um padrão de 64 bits. Esta hierarquia fornece vantagens críticas para a segurança na rede.  

O endereço local de enlace – local-link – pode ser utilizado na segurança de transporte no roteamento do datagrama entre roteamentos adjacentes. 

A tabela abaixo mostra um melhor detalhamento dos endereços unicast:  

 

  

O endereço multicast é utilizado para definir um grupo de interfaces a quem o datagrama deve ser entregue. 

Abaixo vemos o formato do datagrama IPv6 de multicast:

 

8 bits

4 bits

4 bits

112 bits

1111 1111

FLGS

SCOP

GROUP ID

 

Onde:

Dentro dos endereços multicast existe aqueles que têm propósito já definido que estão expostos na tabela logo abaixo:

 

 

Uma variação do endereço multicast é o endereço anycast, onde o endereço é destinado a um grupo de interfaces, porém o datagrama é entregue a apenas à primeira interface do grupo. Uma das utilidades desse tipo de endereço é utilizá-lo para definir grupos de roteadores em um backbone de uma WAN ou MAN. Assim, é possível otimizar o roteamento dos datagramas, pois é estabelecido um caminho mais preciso. A interface origem considera um endereço anycast como endereço unicast, apenas a interface anycast tem esse conhecimento.

 

Anterior                                Home WirelessBR                              Próxima