WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Pesquisa e Projeto de uma Aplicação em Computação Móvel para 
Monitoramento de Pacientes em UTI  
   (09) 

Autora: Líliam Carla Gaiotto Maluta 

Esta página contém figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

Capítulo 5

APLICAÇÃO

     O sistema em questão trata-se de um protótipo, consistindo de uma aplicação onde os médicos intensivistas e enfermeiras, num primeiro momento, são os responsáveis pela alimentação dos dados referentes ao paciente (estado clínico geral, dados pessoais) e aos quais o especialista pode ter acesso para visualização por meio de um celular (WAP), a fim de que possa prestar um atendimento concomitante. Futuramente, pretende-se que estes dados sejam coletados de forma automática, diretamente dos aparelhos via comunicação serial.  

     Este enfoque deve-se a alta incidência de UTIs sem qualquer método automatizado para obtenção dos dados aferidos pelos aparelhos. Para tanto, tomou-se como ambiente o Hospital de Caridade de Santo Ângelo – RS.

     Foram realizadas várias incursões à referida Casa de Saúde com o que se tentou abstrair o que seria o funcionamento ideal do sistema proposto. De posse dos formulários diariamente utilizados, como histórico de enfermagem de admissão, prescrição de enfermagem e anotações enfermagem, e baseando-se em entrevistas com médicos, enfermeiras e no conteúdo anteriormente levantado, chegou-se a um consenso.

              Dentre as sistemáticas abordadas anteriormente neste trabalho, na situação atual, a que mais se adequou à implementação foi o WAP. Através da linguagem WML, somada ao PHP e MySQL 3.23.44, tendo como servidor o Apache 1.3.2 e sistema operacional o windows 98, foi elaborada uma página dinâmica[1], consistindo de decks e cards em quantidade estritamente necessária, para visualização no celular. Para a parte fixa, onde é realizada a inserção dos dados, foi utilizada HTML ao invés de WML.

              O PHP, uma linguagem de scripts e servidor de aplicações com código aberto, executa todo processamento no servidor (server based) e envia ao cliente apenas HTML puro. Esta característica, muito desejável quando se está manipulando dados críticos e informação confidencial foi um dos fatores decisivos nesta escolha.

     No mais, além de permitir o acesso a dados em bancos de dados, esta linguagem possibilita o envio de mensagens, a criação de páginas em tempo real e de rotinas para tratamento de formulários e dados. O código PHP fica embutido no próprio HTML. (SOARES, 2000).

     Segundo VIVAS (2000), o PHP tem suporte a outros serviços através de protocolos como IMAP, SNMP, NNTP, POP3 e HTTP. Ainda é possível abrir sockets e interagir com outros protocolos, enviar e receber cookies, e restringir ou monitorar o acesso dos usuários por meio de sessões.

     O emprego do MySQL foi devido a ser um servidor de banco de dados robusto, com alta velocidade de acesso, conexão por TCP/IP, criptografia de senhas e utilização multi-usuário, que opera com a linguagem de manipulação de dados SQL (structured query language) (WELLING, THOMSON, 2001). Pode suportar muitos bancos de dados diferentes, geralmente um por aplicativo (BUYENS, 2002).

     O Apache é um servidor WEB gratuito, com suporte a vários sistemas operacionais, onde o PHP roda como modulo nativo, portanto o mais indicado.

     Na elaboração das páginas utilizou-se o ambiente de desenvolvimento PHPEd, o Internet Explorer 5.5, a WAPDrive WAPtor v. 2.3, uma ferramenta de edição e visualização de sites WAP baseada na linguagem WML, e os emuladores UP. SDK 4.1 e M3Gate para visualização de como seria a exibição da página em um celular. Para a confecção, manipulação e visualização do banco de dados foi empregado o MySQL Front 2.4.

     Para que todo o sistema funcione é necessário instalar primeiramente o InstMsi.exe para que o sistema operacional seja atualizado, proceder então a instalação do Apache e a edição do arquivo httpd.conf para a inclusão de tipos mime (multipurpose internet mail extensions), WAP e PHP, responsáveis por informar ao navegador o tipo de documento que está sendo fornecido para abertura.

     Na seqüência, instalar o PHP4, o MySQL e o PHPEd, configurando variáveis e definindo usuário e senha de acesso ao banco de dados. Quaisquer que sejam as dúvidas remanescentes, estas podem ser sanadas em JUNIOR (2001).

              Por fim, quanto ao envio automático de ‘alarmes’ constatou-se que o mecanismo WAP push, por distribuir conteúdo para terminais WAP sem que o servidor receba qualquer pedido, seria o melhor indicado à implementação (ENDLER, SILVA, 2000). Contudo, devido a este método não estar implantado, em sua maioria, nos aparelhos atualmente utilizados, a opção escolhida foi a de utilizar serviços SMS (short message service), com a possibilidade de alteração para esta tecnologia quando da sua disponibilidade.

              O SMS foi executado através do aviso email da Telefônica Celular, onde o número do celular e o código de área, somados à extensão “@aviso.net.br” vêm servir como parâmetros na configuração do PHP para o envio das mensagens. Entretanto, devido às restrições impostas pelas operadoras, a confirmação de entrega e de abertura das mensagens não foi realizada.

              Neste ínterim, o funcionamento efetivo da parte móvel seria o seguinte: para efetuar o acesso à página WML, um celular com suporte à tecnologia WAP se comunica com um gateway WAP específico (da operadora ou corporação)[2] e solicita a exibição desta.O gateway faz a conexão entre a Internet e a rede de comunicação sem fio (celular), acessa o servidor Web para obter os dados e envia a página solicitada para o micro navegador do cliente, como apresentado na Figura 5.1. 

 

FIGURA 5.1 Exemplo da comunicação WAP.

     Quando a conexão é solicitada no dispositivo WAP é iniciado um acesso dial-up para o provedor, da mesma forma que ocorre com usuários da Internet via computadores de mesa. Através do protocolo PPP, após a autenticação do nome do usuário e senha, o dispositivo WAP recebe então um número IP e está a partir daí possibilitado a acessar serviços da Internet ou intranet, através da requisição via WAP Gateway.

     Embora sejam utilizadas, geralmente, configurações dial-up pré-definidas pela operadora, a maioria dos dispositivos WAP permite a utilização de configurações próprias do usuário. Desta forma, corporações que possuam uma Intranet com serviços WAP, como a situação apresentada neste trabalho, podem conectar-se diretamente com sua rede local.

               Após esta breve caracterização dos elementos envolvidos, apresenta-se a seguir a descrição completa do site, compreendendo partes móvel e fixa, procurando enfocar sua estrutura, telas e principais funções.

5.1  SIMON

     À aplicação criada deu-se o nome de SIMON (sistema de controle e monitoramento). Sua composição compreende duas partes independentes funcionalmente, mas dependentes quanto ao conteúdo. Enquanto no sistema fixo os dados podem ser cadastrados, alterados, excluídos e visualizados, de acordo com o tipo do usuário, no sistema móvel somente os médicos devidamente cadastrados têm acesso à visualização dos dados de seus pacientes.

     A seguir é feita a descrição de cada sistema.

5.1.1  Sistema fixo

     O site foi dividido em conteúdos manipulados diariamente por seus usuários, compreendendo os módulos dos médicos, enfermeiros, pacientes, anotações da enfermagem, prontuários, dados dos aparelhos e acrescido dos módulos leitos, monitoração e prontuários arquivados.

     Os módulos médicos, enfermeiros e pacientes servem como fomento aos outros módulos para identificação quando esta for necessária. Enquanto isso, prontuários, anotações de enfermagem e dados dos aparelhos compreendem dados e informações relativas aos pacientes. Nos prontuários são inseridos valores obtidos em exames físicos realizados quando da admissão do paciente na UTI e nos outros dois, resultados de exames efetuados diariamente pelos enfermeiros e aparelhos.

 

  FIGURA 5.2 Página de Administração de Leitos.

     O módulo leitos realiza o controle de ocupação de leitos como visto na figura 5.2, o de monitoração controla o início e término da assistência e responsabilidade por parte do médico especialista (figura 5.3), bem como o envio de dados, como nota-se na figura 5.4, enquanto que os prontuários arquivados são organizados pelo módulo de mesmo nome.

 

  FIGURA 5.3 Página de Administração de Monitorações.

 

  FIGURA 5.4 Página de Administração de Monitorações: Inclusão.


[1] Gerada em tempo de execução pelo PHP. Sem a habilidade de executar transações no servidor, os códigos WML e HTML servem apenas para exibir um texto ao cliente de forma padronizada.

[2] Os dispositivos WAP interagem com as origens de dados através do Gateway WAP, e este deve se conectar a uma portadora, como: CDMA, GSM2, GPRS. Há a possibilidade de instalar e testar produtos do Gateway junto com servidores da WEB, como o Apache, em uma intranet. Por outro lado pode-se usar o gateway da operadora, por http, através de um endereço e socket. Contudo, a configuração do socket, em ambos os casos, deve ser fornecida pela operadora.

 

Anterior                               Home WirelessBR                              Próxima