WirelessBR


Wireless
Br é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 
 


SERVIÇOS ASSOCIADOS NA CONVERGÊNCIA FIXO-MÓVEL

Autora: Marta Fernandez
11/01/2007
 

 

Marta Fernandez (martinhadf@gmail.com)  é formada em Análise de Sistemas pela UNIFACS com pós-graduação em Redes de Computadores pela USP e MBA Executivo pela UNICAMP.
Atualmente trabalha na Infitel Engineering como responsável pelo desenvolvimento de novos produtos para redes convergentes e especialista em VoIP.
Anteriormente trabalhou como Gerente de Negócios e Gerente de Inovação no CPqD.
Foi também coordenadora da CBC-5 atendendo a ANATEL.
Começou sua carreira como desenvolvedora de sistemas na Telemar-BA.
Ver currículo completo aqui


SERVIÇOS ASSOCIADOS NA CONVERGÊNCIA FIXO-MÓVEL

Autora: Marta Fernandez


1. INTRODUÇAO

Depois da expansão dos serviços tradicionais (secretária eletrônica, follow me, etc) a telefonia se deparou com uma limitação de custos operacionais, pois a introdução de um novo serviço implicava na dependência de um único fornecedor que poderia não estar preparado para estender sua tecnologia ou o custo da implantação não compensava.

Enquanto isso, a família do protocolo IP tornava-se uma alternativa viável em termos de custos e possibilidades de implantação de novos serviços, alguns deles combinando voz, vídeo e dados. Essa combinação foi o trigger que faltava para o próximo passo: a integração das tecnologias de redes (fixo e móvel) e dos serviços para criar uma única rede de comunicação (propositadamente aqui escrito sem o prefixo tele para não limitar as possibilidades). Esse é o cenário do conceito Fixed-Mobile Convergence (FMC).

FMC derruba algumas das barreiras que atualmente impedem os provedores de serviços de alcançar todo o potencial de serviços diversificados a serem oferecidos aos clientes. De maneira especial, as operadoras estarão aptas a expandir seus recursos de rede para além dos serviços atuais, uma vez que poderão oferecer chamadas de baixo custo por meio das redes Home WLAN. Do lado do cliente, os usuários terão a chance de experimentar serviços ininterruptos (seamless) utilizando o mesmo dispositivo, número único, lista de contato única, voicemail e conta única.

Fixed-Mobile Convergence é uma das grandes expectativas tanto para os consumidores finais quanto para o mercado corporativo. A possibilidade de se utilizar o mesmo número no escritório, em casa ou em trânsito é uma vantagem esperada por todos.

Não é uma questão de convergência simplesmente pela convergência. Os clientes estão interessados realmente nos benefícios das aplicações integradas que estão disponíveis numa plataforma convergente.

2. SERVIÇOS ASSOCIADOS

O diferencial oferecido nesse cenário é a efetiva oportunidade de combinar voz, vídeo e dados (serviços associados) independente do dispositivo utilizado. Desta forma, a lista de contato pode ser editada e gerenciada de maneira centralizada. A adição, remoção ou alteração de entrada feita a partir de um ponto é automaticamente atualizada em todos os dispositivos disponibilizados pelo cliente. Portanto, se um cliente fizer uma alteração no PDA, a atualização será refletida automaticamente no PC ou no celular.

O conjunto de serviços associados pode ofertar tantos produtos quanto a imaginação permitir. Por exemplo, desenvolver um serviço combinado onde a informação de presença do assinante pode ser utilizada conjuntamente com uma sessão PTT (Push to Talk) ou Push-to-Video.

Video on Demand, TV interativa, Multiparty online gaming, e-learning, telemedicina, Group chat, instant messaging com lista de amigos, m-commerce transactions e web conferencing com VoIP são alguns exemplos associados a conteúdos e aplicações multimídia que atenderão a uma nova demanda por elevada flexibilidade e mobilidade.


3. BENEFÍCIOS

PARA AS OPERADORAS

 Serviço unificado fixo-móvel,
 Seamless cellular/Wi-Fi handoff,
 Oferta de uma ampla gama de serviços diferenciados,
 Serviços agnósticos entregues ao usuário independente do dispositivo ou tipo de acesso,
 Rapidez no desenvolvimento de novos serviços (padronização).

PARA O CLIENTE FINAL

 Possibilidade de se utilizar o mesmo número no escritório, em casa ou em trânsito
 Oferta de bundle de serviços numa única conta,
 O serviço pode ser disponibilizado em qualquer tipo de dispositivo, independente da rede,
 Ampla integração dos serviços broadband,
 Serviços real-time personalizados e enriquecidos com a convergência de mídia,
 Possibilidade de configurar os serviços associados de maneira simplificada (with a click of button),
 Aplicações com mesmo look-and-feel independente da forma de conexão à rede.

4. CONCLUSÃO

Mais importante do que discutir qual a tecnologia a ser utilizada, é entender as necessidades daquele que paga a conta: o Exmo. Sr Cliente. Esses estão interessados em usufruir de maneira simples das facilidades e benefícios das aplicações que podem ser ofertadas. E o cenário FMC é o pano de fundo que permite oferecer as aplicações e serviços associados.
Ainda há muito o que fazer e discutir no assunto FMC. Esse artigo não se propõe a esgotar o assunto, mas sim, dar um pontapé inicial no tema.
De qualquer forma, vale a pena comentar que falar de novas tecnologias mexe com a zona de conforto de todos nós. Nem sempre se gosta disso, mas evoluir é preciso. Se você não corre na frente, alguém lhe empurra: ou para fora do mercado ou, na melhor das hipóteses, para ser mais um na multidão.
 

ComUnidade WirelessBRASIL                    Site WirelessBR