WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Sistema Móvel Celular – SMC   (2)

Autor: Marcelo dos Santos


ERB – Estação Rádio Base  

Uma ERB corresponde a uma “célula”, no sistema .Daí temos o conceito de telefonia celular. Ao invés de termos uma só estação irradiando em alta potência por toda a cidade, temos várias antenas espalhadas numa área trabalhando com potências menores, e o melhor, otimizando a utilização do espectro de freqüências disponíveis .

       É a ERB quem se comunica com o assinante através da interface aérea escolhida (CDMA, TDMA, GSM, etc.), e com a CCC através de canais PCM de voz e sinalização . Podemos dizer que a ERB é um prolongamento da CCC.       A disposição das ERBs em uma determinada área depende profundamente do tipo de interface aérea. A área de cobertura de uma ERB no sistema FDMA (AMPS), por exemplo, é menor do que no sistema CDMA, isto porque no sistema AMPS há o problema da interferência entre os canais de ERBs vizinhas com o  reuso de freqüências, o que já não é tão crítico num sistema CDMA onde todas as ERBs operam com a mesma frequencia . 


 
          

 A ERB recebe canais de voz PCM da CCC através de um meio de transmissão qualquer (microondas, fibra óptica, cabo, modem) e os modula em sinais de microondas em freqüências de 800, 900, 1800, 1900 MHz dependendo do sistema, para irradiá-los para os telefones móveis .  Na ERB não acontece nenhum processamento, tarifação ou controle de chamadas.

            Uma ERB é composta basicamente de antenas de transmissão e recepção (que podem estar numa única antena, omnidirecional) , filtros, duplexadores, acopladores, transmissores e receptores, equipamentos de transmissão, torre, fonte e infra-estrutura (sistemas de proteção de transientes, combate à incêndio, alarmes, pára-raios, prédio, etc.).

            A ERB transmite numa frequencia 45 MHz acima da frequencia de recepção .


            Como vimos anteriormente, uma ERB pode ser OMNIDIRECIONAL ,onde temos uma única antena, tanto para transmissão quanto para recepção, irradiando num ângulo de 360 graus em torno da ERB. Esta configuração é mais indicada quando temos  ERBs isoladas em pequenas cidades ou áreas rurais onde podemos trabalhar com potências maiores de transmissão sem risco de interferir em outras estações. A configuração mais usada é a SETORIZADA, onde temos grupos de antenas de transmissão (TX) e recepção (RX), cada grupo tem um ângulo de cobertura, que pode ser de 120 graus (3 setores) ou 60 graus (6 setores) .  

            Durante a instalação dos sistemas celulares são feitos ajustes nos ângulos horizontal e vertical das antenas para melhorar a sua cobertura e evitar interferências entre elas. Este processo é chamado de OTIMIZAÇÃO do sistema . Equipes percorrem as áreas de cobertura planejadas verificando o nível (potência) e a qualidade do sinal (taxas de erro, fading, etc.) afim de se obter subsídios para novos ajustes .  Como as redes celulares estão em constante crescimento, este processo ocorre quase que ininterruptamente . 

            Podemos ter ERBs com alta capacidade de canais, instaladas em containers ou pequenos prédios específicos, ou com menor capacidade, que podem ser instaladas em topos de prédios ou pequenas salas, ocupando espaços reduzidos .

Cobertura da célula


  A cobertura provida por uma célula depende de parâmetros pré-definidos como, potência de transmissão, altura, ganho e localização de antena. Vários outros fatores como, presença de montanhas, túneis, vegetação e prédios afetam de forma considerável a cobertura RF de uma base. Esses últimos fatores, obviamente, não são definidos pelo projetista de sistema e variam de uma região para outra.

      Telefone móvel

 

Sua função é transformar um sinal de voz humana, entre 300 e 3400 Hz, codificá-lo e modulá-lo em uma frequencia de microondas para ser transmitido para a ERB, e vice-versa. A potência máxima de transmissão de um celular é de 600 miliWatts (0,6 Watts).

            O móvel mantêm comunicação constante com a ERB através dos canais de sinalização e controle, mesmo quando não há uma chamada em andamento . É através destes canais de sinalização que o móvel recebe informações da ERB como controle de potência de transmissão, identificação da ERB, sincronismo com o sistema, gerenciamento de hand-off, e envia requisições de chamadas e a identidade do móvel  . Opera em modo full-duplex, possuindo um caminho de ida e um de retorno em relação à estação base, que são os links reverso (móvel para base) e direto (base para móvel).

                Alguns exemplos de mensagens de controle trocadas entre móvel e base são: 

-        pedido do móvel para acessar um canal e efetuar uma chamada;

-        registro do móvel na área de serviço atual (outra CCC);

-        mensagem de alocação de canal para o móvel, oriunda da estação base;

-        mensagem de handoff oriunda da estação base, para que o móvel sintonize outro canal.

  Ressalta-se nesse ponto que o que está sendo chamado de “canal” constitui-se na dupla link direto e reverso.

 

As bandas A e B

As bandas A e B são diferentes faixas de freqüência de ondas de rádio. Estas freqüências são canais de transmissão de sinais. Os telefones celulares operam através de ondas de rádio em uma destas freqüências, com tecnologia analógica ou digital. 

 

Freqüências

Banda A: 869 – 880 MHz e 890-891,5 MHz

Banda B: 880 – 890 MHz e 891,5 – 894 MHz


 Anterior                              Home WirelessBR                              Próxima