WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

3G - TERCEIRA GERAÇÃO DA TELEFONIA MÓVEL

Autora : Náiade Souza Di Rocha (*)


Até agora, comunicação móvel tem sido sinônimo de voz. O celular tem sido utilizado essencialmente como meio de superar a distância física e comunicar oralmente com outras pessoas.
A próxima geração de tecnologia digital tem como objetivo imediato fornecer uma gama de serviços de transferência de voz, texto e dados em alta velocidade. Velocidade esta que será aumentada de uma taxa de transmissão de 9,5 Kbps para 2Mbps. 
 


Esta nova tecnologia de comunicação sem fio se refere a aperfeiçoamentos pendentes na comunicação wireless de dados e voz (ex: celulares wap de banda larga) através de qualquer um dos vários padrões propostos. Sem dúvida uma comunicação mais veloz e melhor.
A nova sigla das telecomunicações tem capacidade de transmissão de multimídia, só comparável a uma conexão de banda larga com a Internet. Dará então, espaço as novas empresas para entrarem no mercado móvel e o surgimento de novas oportunidades de negócios.
Através do 3G se uniformizará o padrão de comunicação multimídia para todo o mundo. A transição se dará a partir do advento da tecnologia GSM. Mas a 3G vai ter um cenário nacional, ou seja, dependerá dos fatores intrínsecos de cada país. A entrada desta nova tecnologia no mercado de cada país envolve questões culturais e predisposição para a inovação.  
 




Do ponto de vista do usuário, a migração para 3G ocorrerá com o lançamento gradual de serviços de dados em plataforma móvel. Serviços que não exigem transmissão em tempo real, como e-mail e download, deverão estar disponíveis em pouco tempo. Serviços interativos, como transações de e--commerce, portais móveis e localização geográfica, deverão melhorar muito com os benefícios da 2.5G. Serviços que exigem transmissão em tempo real, como música e vídeo, necessitam de altas larguras de banda e só estarão disponíveis quando a 3G estiver inteiramente implantada, por volta de 2003. O usuário poderá acessar imagens e vídeos, ter um acesso realmente rápido à internet, dispor de qualidade de voz quase igual à das redes fixas e inúmeras outras funções.
O mundo das telecomunicações passará por uma mudança mensurável graças à consolidação das indústrias de eletrônica, comunicações móveis e internet numa tecnologia integrada de comunicações multimídia.
 



O Brasil não vai ficar de fora desta revolução. As primeiras iniciativas para a implantação do sistema 3G já começaram. E segundo acordo, primeiramente as empresas estudarão as necessidades do usuário lógica e comercial e as experiências técnicas e práticas do futuro das telecomunicações.
 


(*) A autora, Náiade Souza Di Rocha (naiade_rocha@hotmail.com),   é formada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás, Especialista em Redes pela Universidade Salgado de Oliveira e  aluna do programa de Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação, área de Telecomunicações, da Universidade Federal de Goiás.

Home WirelessBR