WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

SAIBA QUAL FOI O PRIMEIRO CELULAR

Autora : Náiade Souza Di Rocha (*)

  

O conceito de comunicações móveis utilizando uma rede celular nasceu em 1947, dentro da Bell Laboratories, o departamento de pesquisa da AT&T, única operadora norte-americana na época. A idéia inicial não era realizável devido a dificuldades na disponibilização de espectro de rádio por parte das autoridades. Mas a partir de 1960, a Bell Labs e a Motorola começaram a estudar o conceito e a procurar colocá-lo em prática.

Em 1970, a FCC (Federal Communication Commission) havia atribuído freqüências para serem utilizadas em sistemas móveis de rádio em terra. A corrida ao celular foi vencida pela Motorola a 03 de Abril de 1973: Martin Cooper, então Gerente geral da Motorola, fez a primeira chamada de um telemóvel do mundo através do protótipo Dyna-Tac. Cooper entrou para a história não só como sendo o primeiro utilizador, mas também por ser considerado como o inventor deste novo meio de comunicação.

 

 Descrição do aparelho:
The First Cellphone (1973)
Nome: Motorola Dyna-Tac
Tamanho: 9 x 5 x 1.75 inches
Peso: 2.5 pounds
Display: None
Número de circuitos: 30
Tempo de conversação: 35 minutes
Tempo de recarga: 10 hours
Features: Talk, listen, dial

  

                                   As primeiras centrais AMPs (Advanced Mobile Phone Service) não dispunham de de chamadas porque a versão do software não permitia, isto é, houve uma versão de software para centrais analógicas que permitia o envio da identificação do originador.


(*) A autora, Náiade Souza Di Rocha (naiade_rocha@hotmail.com),   é formada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás, Especialista em Redes pela Universidade Salgado de Oliveira e  aluna do programa de Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação, área de Telecomunicações, da Universidade Federal de Goiás.

Home WirelessBR