WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

RING TONE

Autora : Náiade Souza Di Rocha (*)

  

Como o número de celulares vem crescendo abruptamente, os usuários de telefones móveis estão enfrentando um problema: tipos de toques similares. Embora haja diferentes tipos de toques de um modelo de celular para outro, as pessoas tendem a gostar de um mesmo toque.

     Em transportes públicos, shoppings, restaurantes, enfim, em locais com grande volume de pessoas, um celular tocando cria um grande embaraço, pois não se sabe de qual aparelho vem o toque. As pessoas se vêem então obrigadas a abrir suas bolsas para verificar seus telefones.

     Este problema real levou algumas empresas a disponibilizarem, seja de forma gratuita ou paga, novos tipos de toques. Esses novos toques podem ser de sua música predileta a uma música de um filme conhecido.

     Logo, alguns software foram desenvolvidos para a criação de novos toques e/ou conversão de músicas em toques.Alguns sites disponibilizam melodias em três formatos: Melodia em Teclas, Melodia em Texto e Melodia em RTTTL (Ringing Tone Text Transfer Language).

     A versão "Melodia em Teclas" foi criada com a intenção de facilitar a vida dos usuários, correspondendo às inúmeras solicitações feitas. Neste formato, para introduzir uma nova melodia no seu telemóvel, basta que digite as teclas que lhe são indicadas no site, correspondente à melodia escolhida, pela ordem dada, sem mais preocupações.

     A opção "Melodia em Texto" dá-lhe as notas musicais e o tempo que deve introduzir no composer do seu telefone.

     No formato "Melodia RTTTL" (Ringing Tone Text Transfer Language), pode introduzir as melodias recorrendo a um software especial, comunicando com o seu telefone a partir de um micro, usando um cabo ou por infravermelhos; ou através do envio de uma mensagem SMS.

     O SMS (Short Messages Service) é uma das funções normalmente disponíveis dentro dos telemóveis de tecnologia digital. O seu uso consiste na possibilidade de enviar mensagens curtas de texto (letras, números ou alfanuméricas, uma mistura dos dois). Até cerca de 160 caracteres podem ser enviados em cada mensagem. Cada operadora nacional disponibiliza este sistema com o serviço básico de telemóvel, permitindo-nos saber quando alguém nos deixou uma mensagem de voz na nossa caixa de correio ou oferecendo-nos a possibilidade de enviarmos mensagens personalizadas a outros telemóveis

Um toque descrito no formato RTTTL consiste de três partes que são separadas por dois pontos (“:”). Veja abaixo um exemplo de um tipo de toque RTTTL que descreve o tema da coca-cola:

Coca-cola:d=4,o=5,b=125:8f#6,8f#6,8f#6,8f#6,g6,8f#6,e6,8e6,8a6,f#6,d6,2p

As melodias para Motorola e Sony estão disponíveis no formato "Melodia em Teclas". As melodias para Nokia, estão disponíveis no formato "Melodia em Texto", "Melodia em Teclas" e "Melodia RTTTL". As melodias para Siemens e Panasonic estão disponíveis no formato "Melodia em Texto". As melodias para Ericsson, anteriormente disponíveis em "Melodia em Texto" passaram agora a estar também disponíveis na forma "Melodia em Teclas". A Alcatel ainda possui suas melodias disponíveis separadamente.


(*) A autora, Náiade Souza Di Rocha (naiade_rocha@hotmail.com),   é formada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás, Especialista em Redes pela Universidade Salgado de Oliveira e  aluna do programa de Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação, área de Telecomunicações, da Universidade Federal de Goiás.

Home WirelessBR