WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

UMTS / W-CDMA

Autora : Náiade Souza Di Rocha (*)

  O UMTS (Universal Mobile Telecommunications System - Sistema de Telecomunicações Móveis Universal de grande largura de banda) é o sistema tecnológico que será utilizado na Europa pela 3ª geração de celulares. Integrado num projeto de criar um "padrão" que possa ser utilizado mundialmente, o UMTS deverá alterar a forma como os celulares são utilizados atualmente, ao permitir capacidades multimídia e um acesso ilimitado à Internet. 

 

            O UMTS, como futura plataforma móvel, desenvolvido segundo as regras definidas pela União Internacional das Telecomunicações (ITU), tem sido alvo de intensos esforços mundiais em pesquisa e desenvolvimento ao longo da última década, e tem o apoio de muitos dos grandes operadores e fabricantes de telecomunicações porque representa uma oportunidade única de criação de mercado de massa para o acesso móvel personalizado à informação. 

Com os avanços tecnológicos efetuados nos últimos anos dentro da Internet e dos celulares, assiste-se agora a uma convergência cada vez maior entre estes dois meios de comunicação. O UMTS representará a união de ambos numa única plataforma. Também designado de 3G, ou a terceira geração de celulares, este sistema permitira que o utilizador possa acessar a imagens e vídeos, assim como acesso rápido à Internet, qualidade de voz quase igual à das redes fixas e inúmeras outras funções. Este sistema deverá ultrapassar a atual segunda geração em termos de capacidade e de qualidade, permitindo o acesso a informação altamente móvel, personalizada e fácil de acessar. A velocidade dos dados, atinge a 2Mbps para cada usuário.    

 

O UMTS resulta da necessidade de disponibilizar uma nova geração de celulares devido ao aumento cada vez maior do número de utilizadores deste meio de comunicação. O sucesso do sistema GSM, dentro da Europa, levou à saturação das freqüências de rádio que lhe foram originalmente atribuídas. Tal levou à necessidade de lançar uma nova geração e, através desta, ampliar o espectro eletromagnético disponível assim como permitir o acesso a novos serviços.  

A tecnologia digital utilizada pelo UMTS é designada de W-CMDA (Acesso Múltiplo por Divisão de Código - Wide Code Multiple Division Access). Os dados são transmitidos em banda larga, sendo divididos em pacotes antes da transmissão, os quais são depois reunidos pelo terminal antes de apresentar a informação no visor.  

            O W-CDMA é um  padrão norte-americano IS-665, e foi legalizado em junho de 1995. Ele possui um importante papel na realização das comunicações móveis sem fio, porque tem quase a mesma performance na transmissão quanto as comunicações com fio (através de meio físico, com cabo).

Cada terminal WCDMA pode acessar vários serviços diferentes ao mesmo tempo. Pode ser voz ou uma combinação de serviços como internet, multimídia, e-mail e vídeo.  

 

Quando estiver disponível no Brasil, você poderá decidir qual filme quer ver no cinema assistindo aos vários trailers dos filmes em cartaz sem, por exemplo, sair do banco de trás do táxi. Ou ainda escolher seu roteiro de viagem vendo vídeos com paisagens de lugares exóticos colocados na rede pelas agências de turismo. Os primeiros testes-piloto dos celulares 3G já ocorrem no Japão, onde a NTT DoCoMo, principal operadora móvel do país, promete inaugurar o serviço comercialmente em 2001. No Brasil, a última fronteira da comunicação só deve começar a ser desbravada em 2003, quando o número de celulares inteligentes em todo o mundo terá ultrapassado a marca dos 500 milhões, segundo o Wap Forum, órgão que reúne as mais de mil empresas que abraçaram o padrão Wap.


(*) A autora, Náiade Souza Di Rocha (naiade_rocha@hotmail.com),   é formada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás, Especialista em Redes pela Universidade Salgado de Oliveira e  aluna do programa de Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação, área de Telecomunicações, da Universidade Federal de Goiás.

Home WirelessBR