WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

WiMAX: A PROMISSORA FATIA

Autor:   Pedro Zanetti  (*)

 

 

WiMAX: A PROMISSORA FATIA

 

 

Felizmente, um novo ciclo tecnológico: segundo Schumpeter, “cada início de ciclo estimula investimentos e faz expandir a economia”.  O WiMAX vem  para reanimar as telecomunicações e não é à toa que , mais ou menos efusivos, fabricantes e operadoras começam a conversar sério a respeito do broadband wireless.

 

O primeiro passo é o do convencimento: a disponibilização do serviço deve obedecer a um plano de negócios em que o “produto” oferecido seja exaustivamente questionado. Assim, minimizam-se os efeitos inesperados que uma implantação imatura possa trazer. Mas os bastidores do WiMAX  estão ampliando os laboratórios que antecedem os lançamentos no Brasil e as degustações da tecnologia  são reais, a exemplo do que fez a Ásia  com o seu WiMAX,  ou “WiBro”, como  batizado por lá.

 

Antes de tudo há que se responder a essas perguntas: em que exatamente consistirá o serviço a ser ofertado pelo WiMAX? Em que ganha o usuário? Se as operadoras conseguirem responder a essas questões de forma sucinta, terão altas chances de abocanhar uma fatia do mercado  ávida  pela  internet mais  rápida. E é exatamente essa lacuna  no  fornecimento de taxas decentes para a  transmissão de dados que determina a longevidade dos serviços WiMAX.

 

Contudo,  não  há espaço para se pensar pequeno num país onde  um  expressivo e potencial público de internet ainda tem acesso restrito à rede mundial. A cada dia esse público  descobre  a interação digital como uma  das poucas e democráticas opções de entretenimento. Sem falar em áreas comerciais , surpreendentemente  servidas por taxas pífias e, pasmemos , dial ups!  Isso já justifica o lançamento da cobertura  WiMAX , que  não vem com a pretensão de oferecer  algo  completamente novo mas, sim , de melhorar sobremaneira  nosso convívio com  computadores, palm tops e dispositivos afins.

 

A partir dessas conclusões, o resto é mesmo exercício negocial: dados de  mercado , atualizações sobre os usuários potenciais , cronogramas, canais de distribuição do serviço, estratégias de comunicação e propaganda, demonstrações da tecnologia. Sem deixar de pensar nos desafios intrínsecos ao novo serviço: qualificação da  mão de obra e fidelização do cliente que, por exemplo, poderá experimentar 15 Mbps de velocidade de download em seu PDA enquanto se movimenta de casa para o trabalho ( há que se lembrar de  algumas aplicações em que é prometida  taxa próxima dos 70 Mbps para ambientes móveis). Essa versatilidade do WiMAX em poder entregar diferentes taxas para distintos usuários, também conhecida como QoS – ou “quality of service”  -  constitui-se, evidentemente,  num forte apelo dos modelos de segmentação para a oferta de serviços.

 

Os passos finais nessa análise enfatizam a competição. Não será difícil perceber a mencionada diferenciação na oferta dos serviços WiMAX frente à concorrência. O mercado brinda as oportunidades de entrada para os fornecedores de  broadband wireless. As feiras de telecomunicações ao redor do mundo exercitam  a  famosa “ tangibilização”,  mostrando como o usuário “sentirá” o impacto de trabalhar com altas  taxas de dados num mundo cada vez mais on line.

 

Não existe nada de tão novo nessa análise, todos esses passos estão literalmente previstos pelos grandes gurus do marketing moderno. Seguir ou não um roteiro organizado para a introdução do WiMAX determina mais ou menos margem de  erro no plano de negócios. E, sobretudo, mais ou menos “bolhas“  estourando  sobre nossas cabeças...

 



(*) Pedro Zanetti é Engenheiro de Telecomunicações, sendo essa sua área de trabalho há, aproximadamente, 15 anos. Hoje é  responsável pela gerência sênior de projetos e programas para a América Latina na LCC do Brasil.

 

Home WirelessBR