WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

BLOGS, A NOVA TENDÊNCIA DA COMUNICAÇÃO

Rachel Melamet

[Matéria publicada no Diário do Comércio em 01/03/2005. Transcrição autorizada]
 

BLOGS, A NOVA TENDÊNCIA DA COMUNICAÇÃO

Por Rachel Melamet

Ferramenta virtual semelhante a um diário sai do universo dos adolescentes para se engajar de vez na política e nos negócios

Se você não sabe o que é um blog, não se preocupe: 62% das pessoas que utilizam a internet também não sabem o que essa palavra significa. Mas é bom acostumar-se a ela e procurar aprender o máximo a respeito, porque é possível que, muito em breve, você venha a usar esta ferramenta para se comunicar com seus funcionários, clientes, fornecedores e até com futuros consumidores potenciais dos produtos e serviços da sua empresa.

A palavra blog é um jargão cibernético derivado da expressão em inglês “weblog”, formada pela junção das palavras “web” – abreviatura de “world wide web”, o famoso “www” dos endereços da rede - e “log”, que significa conectar-se. Basicamente, os weblogs são páginas pessoais onde, assumidamente ou de forma anônima, se postam mensagens, pensamentos e opiniões a respeito de qualquer assunto, abrindo espaço para que os internautas possam deixar seus comentários.

Os adolescentes foram os primeiros a aderir à moda, no final dos anos 90. As páginas com layouts padronizados foram se personalizando e logo uma imensa teia de contatos se formou, e outras tribos aderiram à nova forma de comunicação. Dos blogs temáticos aos informativos foi um clique, e em pouco tempo eles eram milhões. Atraíram ativistas das mais diversas causas, chegaram à política e, agora, são a nova coqueluche do mundo corporativo.

Tendência mundial - Na sua edição de janeiro, a revista “Fortune” listou as dez principais tendências na área de tecnologia para os negócios em 2005, e os blogs encabeçam a lista. “A força da livre expressão do pensamento representada pelos blogs pode fazer seu produto explodir no mercado, ou pode destruí-lo. Não dá para pagar o preço de ignorar essa nova força”, afirma a revista.

Segundo a pesquisa anual da editora de dicionários online Merriam-Webster Inc. sobre os termos mais buscados em seu web site, “blog” lidera a lista das "Palavras do Ano" de 2004 como a mais consultada entre os mais de cem milhões de page views individuais mensais do site.

De consultores particulares a grandes empresas, como General Motors e Microsoft – que diz pretender “tomar de assalto” a blogosfera com sua ferramenta de criação de weblogs, o MSN Spaces - , cresce a cada dia a adesão aos businessblogs. Os bizblogs, como são mais conhecidos, estão revolucionando as empresas com sua forma de comunicação direta e personalizada entre os principais executivos com clientes e subordinados.

Através deles, nas redes corporativas (intranets), os funcionários sentem-se à vontade para expor idéias e demonstrar seus talentos. Na interface com o cliente, a resposta a uma dúvida ou reclamação pode ocorrer quase em tempo real, superando a estratégia do call center.

“Nanopublishing” – Para o engenheiro eletrônico e consultor de negócios Eduardo Prado, doutor em Automação e Controle de Negócios pela Unicamp, o bizblog vai mudar a forma de aglutinação da expressão nas corporações.

“O blog é uma forma de ‘nanopublishing’, pois utiliza os princípios da nanotecnologia, ou seja, é algo pequeno que faz um trabalho gigantesco”, explica. Desde que decidiu trocar a carteira assinada por uma carreira solo, Eduardo Prado investiu na vida digital como blogueiro e colunista de sites de tecnologia. Suas análises lhe valeram clientes do porte da Intel, Petrobrás, Alcatel, CPM, Yankee Group e CTBC. Suas pesquisas e opiniões estão registradas nos blogs Novas Tecnologias - Novos Negócios e Smart Convergence, este no ar desde 2002.

Vice blogueiro – Uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, a General Motors saiu na frente no quesito bizblog. Depois de uma experiência bem-sucedida com um blog comemorativo, a companhia colocou no ar o GM Fastlane Blog, em janeiro deste ano. A tarefa é considerada tão importante que foi confiada ao vice-presidente da companhia, Bob Lutz.

Com os poderes que o cargo lhe confere, Lutz vem se saindo muito bem. No post de 15 de fevereiro, o executivo blogueiro publicou uma notícia exclusiva no mundo dos negócios: em junho próximo, a GM começa a vender o Pontiac Solstice, um sofisticado carro esportivo, por apenas US$ 19.995, cerca de metade do preço dos similares concorrentes. O Fastlane registrou uma avalanche de acessos e comentários nesse dia.

Sucesso nos EUA No Brasil, ainda não se tem notícia de grandes empresas que tenham aderido aos bizblogs, segundo Eduardo Prado. Mas economistas e políticos formadores de opinião, como os ex-ministros Luiz Carlos Bresser Pereira e Cristovam Buarque, já trataram de fazer os seus.

Nos EUA, a febre blogueira atingiu altas temperaturas durante a campanha presidencial em 2004. Segundo o instituto de pesquisas Pew Internet and American Life Project, oito milhões de americanos – 7% dos usuários adultos de internet no país - possuem blogs, e 12% dos internautas dos EUA já enviaram comentários ou e-mails. De acordo com o instituto, a leitura de weblogs aumentou 58% em 2004, e um novo blog é criado a cada 5,8 segundos.

Diário da guerra - No Irã, dois blogueiros estão na cadeia porque o governo não gostou do conteúdo de seus posts.

Mas o weblogger mais famoso do mundo muçulmano é Salam Pax, apelido de um iraquiano de 29 anos que ficou conhecido por descrever a invasão dos EUA e a queda de Saddam Hussein, em seu The Baghdad Blog, com maior precisão do que qualquer correspondente de guerra. Editado pelo jornal inglês The Guardian, seu diário virtual foi transformado em livro. 

Severino na cabeça – Premiado como “melhor blog jornalístico em português” em concurso promovido pela rede alemã de comunicações Deutsche Welle, o brasiliense Blog do Colunista, do jornalista Ricardo Noblat, há um ano no ar, é sucesso de público e crítica, e chega a ter mais de 11 mil acessos diários.

No dia 13 de fevereiro, o blog de Noblat já antecipava que o grande adversário do candidato petista Luiz Eduardo Greenhalg à presidência da Câmara dos Deputados era Severino Cavalcanti (PP-PE), e descrevia as manobras para dar-lhe a vitória na votação, que ocorreu na madrugada do dia 15.
 

BLOG IMPULSIONA CARREIRAS E REVELA TALENTOS 

Rachel Melamet

O músico Leo Jaime ressuscitou sua carreira com o Bloco de Notas; e um blog brasileiro foi eleito o melhor do mundo em concurso na Alemanha.

Se o mundo dos negócios acaba de descobrir a força comunicadora dos weblogs, os blogueiros já a conhecem há anos, embora sua fama fora do cyberespaço esteja apenas começando.

É o caso de Nemo Nox, publicitário santista radicado em Washington, EUA, blogueiro desde 1998 e que prefere permanecer anônimo. Seu blog, Por um Punhado de Pixels, ganhou o prêmio BOBs – Best of the Blogs – de melhor weblog do mundo em 2004, no concurso alemão Deutsche Welle International Weblog Awards, com votos de um júri especial e dos internautas.

Criar um blog é bastante simples. A maioria dos grandes provedores de acesso à internet hospeda as páginas e oferece ferramentas de publicação gratuitas para sua montagem – a mais conhecida é o Blogger. Basta escolher um template (lay out padronizado), seguir as instruções passo a passo e o diário virtual vai tomando forma.

Escolhido o título, é só começar a postar: textos, fotos, ilustrações e links vão aparecer em ordem cronológica inversa, com as mensagens mais recentes no topo da página. Essa ordem já deixa clara a principal premissa do blog – ele precisa ser sempre atualizado, ou corre o risco de ser abandonado pelos leitores.

“O prazo de validade de um post é o tempo no qual ele é exibido. Depois, torna-se jornal virtual a embrulhar peixes cibernéticos precocemente envelhecidos, folheado por uma massa restrita de leitores”, escreve Alexandre Inagaki, jornalista, bancário e autor do acessadíssimo blog Pensar Enlouquece.

Cyber vizinhança - O segredo dos blogueiros muito visitados é a “política da boa cyber vizinhança”. Fazer amigos na blogosfera, deixando comentários nos posts alheios, é a melhor forma de atrair leitores. Se eles gostarem, vão linkar seu blog no deles, os visitantes de um acabam dando uma passadinha na “casa” do outro, e assim a teia de espalha.

Para saber o que rola na “vizinhança”, os iniciantes podem começar acessando blogs criados especialmente para dar dicas e reunir interessados, como o Jornal do Blogueiro, o bem-humorado Blogólatras e o surpreendente Eu Odeio Blogger. Criado em 2003 por um especialista em informática que se sentiu excluído de sua turma porque era o único a não ter um blog, hoje reúne uma vasta coleção de links para todos os tipos de ferramentas para construir uma bela página: templates, contadores de acesso, figuras, animações.

Na blogosfera sem fronteiras, todos têm o mesmo nível de poder, pois o que determina a conquista - ou não – de um leitor é o texto. Dessa forma, uma estudante anônima da periferia, que escreve mensagens bem-humoradas ou filosóficas de qualidade, pode ser tão sedutora para os internautas quanto a bela atriz e modelo Luana Piovani, blogueira que adora dividir com os leitores suas alegrias, tristezas e questionamentos.

De volta ao topo - Desanimado com a fase ruim em sua carreira, sem lançar discos em gravadoras importantes durante 15 anos, o cantor, compositor e ator Leo Jaime decidiu, há dois anos, migrar para o cyberespaço e criar o Bloco de Notas, um blog onde passou a postar o que lhe dava na telha.  

Pelo número de comentários e e-mails que recebeu, Leo percebeu que, se a indústria fonográfica o havia esquecido, seus fãs não fizeram o mesmo. Estavam todos lá, ávidos por notícias, novas músicas e shows. Passou a usar o blog, que já contabiliza 151 mil acessos, para conversar diretamente com os fãs e divulgar suas apresentações. Entrou para o Orkut e passou a ser um dos brasileiros com maior número de contatos na comunidade virtual.

A grande teia levou Leo Jaime novamente ao topo. Ele voltou a dar entrevistas, que agora também abordam sua cybervida e, neste final de semana, brilhou em São Paulo no palco do DirectTV Hall, no show Geração 80, sucesso de público e de mídia.

Vida besta – Penélope sempre gostou de escrever. Suas crônicas sobre o cotidiano eram divididas por e-mail com os amigos mais chegados, até que a publicitária paulista decidiu, há um ano, criar o blog Vida Besta.

Em sua casa virtual, Penélope – pseudônimo de Marilda de Oliveira - se soltou. O humor ácido que ela derrama sobre situações comuns do dia-a-dia conquistou centenas de leitores, que “lavam a alma” ao ver expostos na web os sentimentos controversos que compartilham com a escritora, mas não têm coragem de verbalizar.

Como todo blogueiro, Marilda vive checando o site para ver se há novos comentários. A publicitária diz que pensa no blog o tempo inteiro, anota em papeizinhos temas que lhe parecem bons para desenvolver e até acorda no meio da noite movida por idéias para posts.

“Mas o que eu mais curto no blog é que ele me aproximou muito mais da minha família. Moramos em cidades diferentes e hoje eles me lêem e dizem me entendem melhor, sabem mais da vida vida. Tenho uma sobrinha na Alemanhã que me lê todos os dias. E fiz novos amigos também, na vida real”, conclui Marilda.
 


Trechos de "posts" de alguns dos blogs citados no texto:

“Hoje recebi um email divulgando um site cultural. Logo na primeira linha escreveram univerço, assim mesmo, com ç. A frase do dia, para comemorar a ocasião, é do Albert Einstein: ‘What is the difference between genius and stupidity? Genius has limits’."

Por um Punhado de Pixels, 07/09/2004 


“Fui escovar os dentes e lá me voltou a sensação de que nosso destino natural é mesmo apodrecer, e que com essas pequenas ações diárias apenas tentamos encobrir ou afastar esse fato. Outro dia escutei uma outra explicação sobre esse fato: estaríamos o tempo todo “enganando a morte” com nossas ações diárias, ao comer, respirar, andar, falar, banhar-nos. Porque nascemos para envelhecer e morrer”.

Vida Besta, 18/11/2004 


“Não sei se é o fato do Pequeno Príncipe estar cada dia mais presente e estar a toda hora me dizendo que O ESSENCIAL À VIDA É INVISÍVEL AOS OLHOS, não sei se é porque acho que se fala demais do dinheiro (e quanto, não??? meu Deus!!!) alheio e da vida alheia... Olha, o negócio é se concentrar no conteúdo, por que a máscara, um dia, cai.O conteúdo é que melhora e nos faz a cada dia mais felizes.”

Luana Piovani, 22/02/2005 


“Para os comunistas, tudo são relações econômicas. A beleza, o dengo, a fé, a vaidade são para eles fatores descartáveis, na medida em que cada um percebe que não é um indivíduo, mas uma engrenagem social. Ou seja, robôs que trabalham para o bem do Estado e sem a vaidade da felicidade pessoal são o que um comunista chamaria de proletário padrão. Traduzindo em miúdos: miséria para todos. difere um pouco do capitalismo, na teoria, pois este prega a miséria para quase todos”.

Bloco de Notas, Leo Jaime, 24/05/2003


Rachel Melamet