WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

LBS - Location-Based Service   (2)

Autor: Leonardo Zurstrassen 

[Esta página contém figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta]

           

Descrição detalhada de algumas soluções  

Angle of Arrival (AOA)

AOA  reflete a necessidade de achar a direção do sinal. 
Esta tecnologia requer a instalação de um complexo conjunto de antenas em cada célula. 
Com apenas dois receptores, consegue-se determinar o angulo do celular. 
Baseadas nesse angulo de chegada medido, linhas podem ser projetadas da célula onde os sinais foram originados e os ângulos medidos. 
A partir dos ângulos entre cada célula receptora, pode-se calcular o valor da posição do celular e enviar ao PSAP.

 

 

Time Difference of Arrival (TDOA)

A técnica TDOA usa receptores de rádio freqüência que são instalados em vários lugares da antena para pegar sinais e conseqüentemente apontar a posição de celular.
 Quando o celular transmite sinal para as diferentes células receptoras, os tempos de chegada são medidos em cada célula. 
Partindo-se do princípio de que o sinal trafega a velocidade constante da luz, a diferença de tempo de chegada de sinal de um par de células pode ser usada para computar posições hiperbólicas em volta do celular. 
A intersecção das hipérboles é então determinada para apontar a posição do celular. Dependendo da precisão são necessários pelo menos três células para se determinar a posição do dispositivo.

 

Prós e Contras

A tecnologia TDOA requer estruturas de antenas mais simples para a rede do que a tecnologia AOA. 
Isto significa custos menores e tempo de setup mais curto. 
Adicionalmente, em termos de precisão de posicionamento, a distância do transmissor para a célula não impacta na precisão, o que não acontece com a tecnologia AOA, que é diretamente ligada à proximidade. 
A tecnologia TDOA tem um nível maior de precisão devido a ser menos suceptível a desvios de medição em “urban canyons”.

 AOA e TDOA combinados

Como as zonas rurais não são propícias para ter três ou mais antenas devido à grande área de cobertura, existe uma solução combinando AOA e TDOA para que tenha um nível de precisão aceitável usando somente um par de antenas.

As companhias nos EUA que adotaram esse padrão foram Grayson Wireless , Radix Technologies , SigmaOne e TruePosition
O equipamento de medição consiste de sensores fixos das células e uma estação de trabalho central que fica no MSC (Mobile Telephone Switching Center). 
O processamento e software de controle reside na estação de trabalho central e atua como um hub, controlando e gerenciando o fluxo de informações. 
Quando pelo menos 2 células recebem um sinal de um usuário, os sensores das células transmitem o dado cru ao MSC, onde a localização é calculada e enviada ao PSAP ou outro provedor de serviço de valor agregado.

Prós e contras

Essa tecnologia, além de melhorar a precisão da informação de localização,  é uma solução independente da interface da rede sem-fio e dos tipos dos handsets, o que promove uma economia quando for fazer algum upgrade na solução, onde só são necessários algumas modificações na estrutura da operadora.

 Multipath Fingerprinting (ou Ray Tracing)

Quando um dispositivo móvel transmite sinais de rádio, eles batem em diversos obstáculos (prédios, montanhas, etc) até chegar aos receptores das células.

Esse raios que fazem muitos caminhos são então coletados pelo sistema formando uma única “impressão digital de localização”. 
A estação base compara este padrão com os padrões armazenados numa base de dados dos padrões de todas as freqüências em várias localizações até conseguir bater os padrões. O resultado de comparação terá capacidade em ajudar a localizar o handset baseado na localização do match. 
A U.S. Wireless está planejando criar sua rede usando essa tecnologia.
- Precisão
Linha direta de visão não é requerida pelas múltiplas células para localizar o usuário. Ela funciona efetivamente onde as reflexões multi-caminhos são comuns. O problema é que, ao contrário das impressões digitais humanas, estas rádio freqüências não são tão constantes devido ao ambiente topográfico. Portanto, uma boa base de dados de padrões de freqüência é fundamental para o bom funcionamento da tecnologia, o que requer sempre atualizações dos registros.
-Implementação
Essa solução se adapta à infra-estrutura atual da operadora. Somente uma ERB é requerida  para receber o sinal e comparar com o database. O custo de upgrade é menor que nas implementações AOA e TDOA, e os handsets não precisam sofrer nenhuma alteração também. 
  

Anterior                              Home WirelessBR                              Próxima