WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

LBS - Location-Based Service   (4)

Autor: Leonardo Zurstrassen 

[Esta página contém uma figura grande. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta]

Soluções Híbridas

E-OTD  -  Enhanced- Observed Time Difference

Como E-OTD funciona

E-OTD é uma solução Handset Based sem a necessidade de um dispositivo GPS no aparelho e de uma segunda antena, como no caso do Assisted-GPS. 
Ao invés disso, o software do handset é modificado para se obter a localização. 
Para obtê-la ele captura o tempo de chegada de sinal de uma série de BTS ( Base Transceiver Stations), calcula a posição e envia a informação para a rede. 
Cambridge Positioning Systems (CPS) está desenvolvendo uma solução baseada nessa tecnologia. 

Pros e Contras de E-OTD

O custo de setup dessa tecnologia é primeiramente da rede BTS que precisa instalar unidades de medição de localização a cada 4 células. 
Mas a vantagem é que as unidades são bem fáceis de instalar, além de ter a flexibilidade de poder ser colocada em qualquer lugar, desde que se cumpra o requisitos de cobertura. 
O custo para os aparelhos também é pequeno. Uma grande vantagem dessa tecnologia é que ela usa muitos recursos de uma rede GSM, e conseqüentemente o custo de implantação para redes GSM são bem menores do que para outras interfaces aéreas. 
É exatamente por isso que algumas das maiores operadoras de GSM, incluindo Deutsche Telecom, France Telecom são investidores estratégicos da CPS e estão fazendo grande pressão para essa tecnologia ser o padrão para redes GSM. 
Fora a estrutura da rede, são necessárias algumas modificações no software dos handsets (muito menos que um tradicional GPS, que requer mudança na estrutura da antena e no software de medida) para melhorar o processo de medida, o que custa um certo tempo para modificação de toda a base de usuários.

 

 

Anterior                              Home WirelessBR                              Próxima