Coordenadora Geral: Thienne M. Johnson
Coordenador-adjunto: Hélio Rosa

 
 


Página Inicial
Mensagens das Listas
Telefonia IP
Telefonia Celular
Acidentes com Celulares
Tecnologias de Localização
Tecnologia & Multimídia
WLAN
Wireless Broadband
Segurança
Outras tecnologias
Outras Questões
Computação Móvel

 
 
 
 
ComUnidade Wireless Brasil
Coordenadores do Portal
Colaboradores do Portal
LOGIN para autores
GRUPOS (LISTAS) de Discussão
Parceiros do WirelessBR
Fale Conosco
Busca Avançada
MAPA do Site
Pesquisa no WirelessBR

 
 
 
 
 
Apresentação PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
28 de June de 2006

Fonte:  Redes de Malhas sem fio (pdf) de Cristiano Malanga Breuel

(...) O que são redes em malha sem fios?
 As redes em malha sem fios são redes com topologia dinâmica, variável e de crescimento orgânico, constituídas por nós cuja comunicação, no nível físico, é feita através de uma das variantes do padrão IEEE 802.11, e cujo roteamento é dinâmico.

Essas redes têm muito em comum com as redes móveis ad-hoc (Mobile Ad-hoc networks, ou MANETs).
Assim com estas últimas, utilizam meio de transmissão sem fios e têm topologia dinâmica. A principal diferença entre as duas reside no fato de que os nós das redes em malha sem fios têm localização fixa, embora suas localizações não sejam predeterminadas. Os algoritmos de roteamento, portanto, têm muita semelhança entre si. (...)
(...) Origem
A idéia de roteamento automático em uma rede em malha remonta ao trabalho de Paul Baran nos início dos anos 1960. Ele imaginou uma rede com links de microondas ponto-a-ponto. Suas idéias foram implementadas na rede ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network, agência do departamento de defesa dos EUA), dando origem a muitos dos algoritmos de roteamento utilizados na Internet atual. Nos anos 1970 e 1980 a PRNet (Packet Radio Network) da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) criou muitas das técnicas usadas em redes em malha sem fios.
O trabalho feito em redes móveis ad-hoc (MANETs) rendeu protocolos dos quais derivam os utilizados em redes em malha sem fios. Os principais deles são DSR (Dinamic Source Routing), DSDV (Destination-Sequenced Distance-Vector routing) e AODV (Ad-Hoc on Demand Distance Vector). (...)


 

Fonte: Novas tecnologias ampliam acesso móvel por Otávio do Ó

(...) A mais notável das novas tecnologias é a de redes em malha (mesh networks), que tem grande aplicação na implementação de redes metropolitanas. Para cobrir uma área, é instalado um equipamento relativamente simples e de baixo custo chamado de Ponto de Acesso (Neighbourhood Acess Point - NAP), que por sua vez está conectado a Internet por um link de alta velocidade. Outros prédios, escritórios ou residências podem ter acesso ao NAP instalando pequenas antenas em seus telhados. O mais interessante é que essas antenas servem também para encaminhar o tráfego de edificações vizinhas de e para o NAP, criando uma malha de comunicação flexível, que permite a cobertura de uma grande área de forma simples e com alta disponibilidade, na medida em que existem caminhos alternativos para o acesso. Ainda melhor : como os sinais são de baixa potência, é possível utilizar partes do espectro que não precisam de licenciamento governamental. (...)
Próximo >
 

WirelessBR é um site brasileiro de divulgação de tecnologia, independente, sem fins lucrativos, desvinculado de qualquer empresa, operadora de telefonia ou fabricante de equipamento. Seus integrantes e colaboradores são pessoas físicas atuando voluntariamente, sem remuneração. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços.  Há sempre  preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica,  sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria  será reformulada .

O Coordenador do site solicita e recebe trabalhos para publicação. As Seções relacionadas contêm, além de referências à estes trabalhos, transcrições parciais e, eventualmente totais, de artigos, notícias, mensagens de Grupos de Debates,  e links para matérias em outros idiomas. Prezado leitor, colabore ajudando a manter as Seções atualizadas com novas referências!

Sobre "Direitos": Neste Site há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria ou referência será reformulada. O WirelessBR é  um site sem finalidade comercial que visa o compartilhamento gratuito do conhecimento. O conteúdo do site pode ser referenciado livremente mas as transcrições devem ser informadas aos autores que decidirão as eventuais restrições.