WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

IEEE 802.3af
PoE - Power Over Ethernet

Todo o conteúdo sobre tecnologia desta Seção foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada.  (*)

Apresentação

Artigos e sites em português

Artigos e sites estrangeiros

Coleção de notícias

Mensagens
de Grupos
de Discussão

APRESENTAÇÃO

O que é IEEE 802.3af

Trata-se de um projecto de norma sob a égide do IEEE, ratificado em Junho de 2003. Os trabalhos incidiram (e continuam a incidir) sobre a alimentação em baixa tensão de terminais através dos pares entrançados de cobre de um cabo Ethernet standard de categorias 3 e 5. A distância máxima permitida é de cem metros e a norma prevê que a corrente eléctrica utilize os pares de cobre, sejam eles utilizados para os dados ou não.
(http://semanainformatica.xl.pt/670/infraestrutura/100.shtml

[Início da página]                     [ComUnidade WirelessBrasil]                   [WirelessBR]

 

ARTIGOS E SITES EM PORTUGUÊS

Link de origem: http://www.milenio.com.br/milenio/noticias/ntc.asp?Cod=6101 Visite!

Notebook é alimentado com cabo de rede

O cabo de rede brevemente será o substituto do tradicional condutor de energia. O recém-aprovado padrão IEEE 802.3af permite que a força chegue aos equipamentos através da própria conexão Ethernet. Fabricantes de equipamentos como notebooks e telefones IP devem apresentar produtos compatíveis até o final do ano.

A novidade apresentada pelo IEEE 802.3af é aproveitar os 15 watts conduzidos nos cabos de Ethernet. Como essa energia, dá para alimentar muitos produtos; nada mais óbvio do que aproveitá-la. Hubs, switchs e telefones IPs consomem muito menos energia do que o oferecido pela novidade. Nos próximos dezoito meses, a instituição de engenharia espera que a tecnologia esteja mais do que popularizada.

Em breve também, notebooks estarão adaptados a arquitetura. O único entrave até agora é que os monitores consomem sozinhos a alimentação fornecida pelos cabos. AMD, Intel e Motorola trabalham atualmente na resolução do problema. A expectativa das fabricantes é apresentar os seus primeiros protótipos da tecnologia até o final do ano.


Link de origem: http://semanainformatica.xl.pt/670/infraestrutura/100.shtml Visite!

Electricidade invade redes Ethernet
De João Pedro Faria
Semana nº 670 de 21 a 27 de Novembro de 2003

É já possível alimentar pontos de acesso rádio ou telefones IP com corrente eléctrica de baixa tensão
Face aos progressos a nível das tecnologias de rede, a alimentação eléctrica permanece o elo fraco das instalações. Esta realidade está, no entanto, prestes a mudar, graças à utilização dos cabos de cobre para transportar a corrente eléctrica (já utilizados para o serviço Ethernet a 10-100 Mbit/s). O interesse desta convergência é óbvio – um único cabo serve para o transporte dos dados e para a alimentação dos equipamentos activos de rede com corrente contínua.
O ProCurve 420 é um dos mais recentes equipamentos wireless a incorporar a tecnologia 802.3af 
Em 2000, foi constituído um grupo de trabalho no Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), sob a designação de 802.3af, para estudar a alimentação eléctrica contínua em baixa tensão (24 ou 48V), através da tomada Ethernet (RJ 45), num segmento Ethernet com o comprimento máximo standard de cem metros. Estes trabalhos resultaram na norma IEEE 802.3af, ratificada durante o passado mês de Junho, e que também é conhecida pela sigla POE (Power Over Ethernet). A norma permite alimentar electricamente terminais de origens diferentes a partir de equipamentos activos (comutadores Ethernet) também de outras marcas.

A necessidade de alimentar em baixa tensão (via rede Ethernet) pequenos terminais conectados surgiu com maior premência quando foram instalados os primeiros telefones IP. Estes equipamentos surgiram em força no mercado em 2000 e precisam de ter a sua própria alimentação local, uma vez que não são alimentados pelos 48V da rede telefónica.
Esta particularidade permitia proteger os telefones clássicos dos problemas da rede eléctrica, mas os responsáveis de rede perdiam em fiabilidade aquilo que ganhavam com a convergência entre voz e dados. No caso de falha geral de electricidade, os PABX podem ser socorridos por geradores.

O problema da alimentação eléctrica coloca-se de forma idêntica para os pontos de acesso rádio nos edifícios. Estas antenas ligadas à rede Ethernet filar são frequentemente instaladas perto do tecto, para melhorar a cobertura hertziana dos edifícios. Este facto faz com que fiquem distantes das tomadas eléctricas, normalmente situadas nos rodapés.
Se o terminal (telefone IP ou ponto de acesso rádio) não suportar a alimentação eléctrica através da tomada RJ 45, poderá ser ligado a um equipamento que separe a corrente e os dados, antes de os encaminhar para o seu destino no terminal. Esta opção do equipamento intermédio tem a vantagem de preservar a base instalada, uma vez que existem muitos comutadores ou concentradores Ethernet instalados nas redes das empresas que não suportam a alimentação eléctrica através do cabo Ethernet.
Uma segunda abordagem consiste em integrar directamente o procedimento de alimentação eléctrica no próprio equipamento activo, tipicamente um comutador Ethernet, que serve os terminais que estão ligados, tanto em termos de corrente como de dados. Esta técnica assegura indiferentemente o transporte da corrente nos dois pares de um cabo Ethernet não utilizados e nos dois pares onde circulam já os sinais relativos ao transporte dos dados Ethernet. 
De forma geral, os fabricantes que já optaram por esta abordagem integrada propõem comutadores Ethernet com dois tipos de configurações. Por um lado, com configuração predefinida, sendo que neste caso os equipamentos dispõem dessa função de forma nativa em todas as suas portas RJ 45. Por outro lado, propõem módulos específicos integrados nos seus comutadores com chassis, a fim de assegurarem a alimentação de corrente através das tomadas Ethernet. O último elemento importante a considerar para esta tecnologia é o próprio terminal, independentemente de se tratar de um ponto de acesso rádio ou de um telefone.
Importante é ainda o facto de os fornecedores e o grupo encarregado de elaborar a norma 802.3af terem igualmente trabalhado num procedimento de detecção do terminal a conectar, a fim de determinar se esse terminal pode ou não receber directamente corrente de baixa tensão através da tomada Ethernet RJ 45, sem prejudicar o seu funcionamento.


Link de origem: http://www.zdnet.pt/redes/0103/a01-00-00.shtml Visite!

Electricidade casa-se com o cabo Ethernet 
Redes nº 93 - Janeiro

É possível alimentar telefones IP ou pontos de acesso rádio com corrente de baixa tensão. Em estudo está um projecto de norma IEEE 802.3af 

Cada telefone IP requer alimentação eléctrica local. Isto pode ser feito através da interposição de um adaptador de corrente ou directamente através do cabo Ethernet que o conecta à rede 

Face aos progressos a nível das tecnologias de rede, a alimentação eléctrica permanece o elo fraco das instalações. No entanto, esta realidade está prestes a mudar, graças à utilização dos cabos de cobre para transportar a corrente eléctrica. Os cabos de cobre já são utilizados para o serviço Ethernet a 10-100 Mbps. O interesse desta convergência é evidente - um único cabo serve para o transporte dos dados e para a alimentação dos equipamentos activos de rede com corrente contínua. 

Além disso, os responsáveis de rede libertam-se dos problemas relacionados com a alimentação local desses equipamentos em termos de electricidade, assim como da instalação de tomadas, dos metros de extensões necessários ou da fragilidade dos adaptadores de corrente. No campeonato mundial de futebol na Coreia do Sul e no Japão, a Avaya instalou pontos de acesso rádio 802.11b nos estádios, alimentados em termos de corrente pelo cabo Ethernet. Desta forma, evitou a instalação de cabos eléctricos. Em 2000, foi constituído um grupo de trabalho no IEEE, sob a designação de 802.3af, para estudar a alimentação eléctrica contínua em baixa tensão (24 ou 48 V), através da tomada Ethernet (RJ 45), num segmento Ethernet com o comprimento máximo standard de cem metros. Estes trabalhos poderão resultar brevemente na elaboração de uma norma. 

O estado avançado dos trabalhos já permitiu que alguns fabricantes criassem equipamentos baseados nas primeiras especificações que foram objecto de um acordo a nível do IEEE. A prazo, a norma permitirá alimentar electricamente terminais de origens diferentes a partir de equipamentos activos (comutadores Ethernet) também de outras marcas. A necessidade de alimentar em baixa tensão (via rede Ethernet) pequenos terminais conectados surgiu com toda a sua acuidade quando foram instalados os primeiros telefones IP. Estes equipamentos surgiram massivamente no mercado em 2000 e precisam de ter a sua própria alimentação local, uma vez que não são alimentados pelos 48 V da rede telefónica. Esta particularidade permitia proteger os telefones clássicos dos problemas da rede eléctrica, mas os responsáveis de rede perdiam em fiabilidade aquilo que ganhavam com a convergência entre voz e dados. No caso de falha geral de electricidade, os PABX podem ser socorridos por geradores. 

O problema da alimentação eléctrica coloca-se de forma idêntica para os pontos de acesso rádio nos edifícios. Estas antenas ligadas à rede Ethernet filar são frequentemente instaladas perto do tecto, para melhorar a cobertura hertziana dos edifícios. Este facto faz com que fiquem distantes das tomadas eléctricas, normalmente situadas nos rodapés. 

Sistema de ligação intermédio
Para resolver este problema, bastaria alimentar electricamente esses postos IP através do cabo Ethernet, uma vez que já está instalado para os ligar à rede IP. Os fabricantes de equipamentos activos presentes nos dois mercados (telefones IP e pontos de acesso rádio) começaram então à procura de soluções. Actualmente, coexistem duas abordagens técnicas destinadas a alimentar com corrente eléctrica a tomada Ethernet e foram ambas consideradas pela norma 802.3af. 

A primeira abordagem consiste em colocar um sistema de ligação intermédio entre o comutador Ethernet existente e o equipamento terminal a alimentar com a corrente eléctrica. Esse sistema assegura a alimentação eléctrica recorrendo apenas (por razões técnicas) aos dois pares entrançados de cobre não utilizados numa conexão Ethernet a 10-100 Mbps. Esses dois pares ficam livres nos cabos standard de quatro pares entrançados de categoria 5 ou 6 e ligam-se aos espaços 3-4 e 7-8 dos cabos Ethernet de categoria 5 standard. Como o sistema de ligação está dotado de múltiplas portas, pode alimentar vários terminais.

Preservar a base instalada
Na outra extremidade, se o terminal (telefone IP ou ponto de acesso rádio) não suportar a alimentação eléctrica através da tomada RJ 45, poderá ser ligado a um equipamento que separe a corrente e os dados, antes de os encaminhar para o seu destino no terminal. Esta opção do equipamento intermédio tem a vantagem de preservar a base instalada, uma vez que existem muitos comutadores ou concentradores Ethernet instalados nas redes das empresas que não suportam a alimentação eléctrica através do cabo Ethernet. 

A empresa israelita PowerDsine desenvolveu uma gama de sistemas de ligação com uma, seis, 12 ou 24 portas e refere que são conformes aos primeiros trabalhos do IEEE 802.3af. Esta empresa fornece a sua tecnologia a outros fabricantes. Quanto à Cisco Systems, desenvolveu uma tecnologia proprietária - mais concretamente, concebeu um sistema de ligação passivo dotado de 96 portas, incluindo 48 portas Ethernet para ligar a um comutador Catalyst da sua gama e outras 48 portas destinadas a servir terminais com corrente eléctrica. Uma segunda abordagem consiste em integrar directamente o procedimento de alimentação eléctrica no próprio equipamento activo, tipicamente um comutador Ethernet, que serve os terminais que estão ligados, tanto em termos de corrente como de dados. Esta técnica assegura indiferentemente o transporte da corrente nos dois pares de um cabo Ethernet não utilizados e nos dois pares onde circulam já os sinais relativos ao transporte dos dados Ethernet.

Detecção automática do terminal
De forma geral, os raros fabricantes que já optaram por esta abordagem integrada propõem comutadores Ethernet com dois tipos de configurações. Por um lado, com configuração predefinida (caso do Catalyst de 24 portas da Cisco, ou do P333T-PWR de 24 portas da Avaya). Neste caso, os equipamentos dispõem dessa função de forma nativa em todas as suas portas RJ 45. Por outro lado, propõem módulos específicos integrados nos seus comutadores com chassis, a fim de assegurarem a alimentação de corrente através das tomadas Ethernet. 

Neste mercado, encontramos igualmente a PowerDsine, agindo mais uma vez como fornecedor de tecnologia para fabricantes terceiros, graças a um componente que pode ser integrado directamente num comutador Ethernet. 

O último elemento importante a considerar para esta tecnologia é o próprio terminal, independentemente de se tratar de um ponto de acesso rádio ou de um telefone. Os fornecedores e o grupo encarregado de elaborar a norma 802.3af estão a trabalhar num procedimento de detecção do terminal a conectar, a fim de determinar se esse terminal pode ou não receber directamente corrente de baixa tensão através da tomada Ethernet RJ 45, sem prejudicar o seu funcionamento. 


Link de origem: http://www.poweroverethernet.com/index.html  Visite!

POWER OVER ETHERNET

Excelente site! Tudo sobre PoE!  Vale conferir!


Link de origem: http://lat.3com.com/br/news/pr02/dec0202a.html Visite!

3Com lança o primeiro switch que cabe na palma da mão
Solução quadriplica o número de portas para conexão e é alimentada pelo próprio cabo da rede

São Paulo, 2 de dezembro de 2002 - Fixar um switch Ethernet 10/100 de quatro portas diretamente a um espelho de tomada e alimentá-lo por meio do próprio cabo de rede ("power over Ethernet") é a última novidade tecnológica da 3Com. O switch quadriplica o número de portas para conexão de uma infra-estrutura e diminui os custos de implementação em até 60%. O novo 3Com® NJ100 Network Jack é o primeiro switch a ser instalado em qualquer abertura padrão de tomada, oferecendo quatro conexões Fast Ethernet e suportando o tráfico de VoIP com apenas um cabo de categoria 5 ou 5e.

Voltado a empresas de todos os portes, o 3Com NJ100 Network Jack amplia a capacidade de conexões e dispensa o uso de diversos cabos em cada estação de trabalho, além de ser facilmente integrado à infra-estrutura da rede, dando flexibilidade para ser instalado conforme a necessidade. Por ser facilmente retirado e recolocado na parede o equipamento diminui os gastos nas mudanças e expansões de escritórios e facilita a conexão de dispositivos como PCs, laptops, impressoras, caixas ATMs, etc. 

"A 3Com repensou todo o modo como as soluções de networking devem ser desenvolvidas, embutindo a tecnologia dos switches desktops em switches 10/100 gerenciáveis ou não que cabem na palma da mão e aumentando a conexão Fast Ethernet nas mesas dos usuários", comenta Graça Bernardes, diretora de marketing da 3Com do Brasil. "Com o 3Com NJ100 Network Jack, as companhias reduzem substancialmente os gastos com cabeamento, ao mesmo tempo em que aumentam o número de conexões disponíveis", completa. 

A solução é viável não só para ambientes empresariais que necessitam ampliar a quantidade de portas em locais que já possuem um único ponto de rede, mas também para hospitais, escolas, campi universitários, agências bancárias e pequenos escritórios, pois permite a expansão da rede com investimentos menores, excluindo a necessidade de implementar quatro diferentes pontos em cada ambiente. 

O 3Com NJ100 Network Jack tem quatro portas RJ-45 10/100 Ethernet não gerenciáveis, que permitem a conexão de até quatro dispositivos à LAN, e mais duas portas opcionais para telefone RJ-11 ou RJ-45, que podem ser usadas para conexões adicionais. Além das portas, o equipamento dispõe de três conectores, sendo um para a porta 10/100 de uplink para o rack central e um para cada porta de telefone. A solução é alimentada pelo próprio cabo de rede ("power over Ethernet"), no padrão IEEE 802.3af. 

A foto do produto está disponível no link: http://www.s2.com.br/s2arquivos/394/Imagens/1294Image.jpg 

[Início da página]                     [ComUnidade WirelessBrasil]                   [WirelessBR]

 

ARTIGOS E SITES ESTRANGEIROS


Link de origem: http://www.ieee802.org/3/af/ Visite!

IEEE P802.3af
DTE Power via MDI Task Force

The work of the IEEE P802.3af DTE Power via MDI Task Force is now complete with the approval of IEEE Std 802.3af-2003 at the June 2003 IEEE Standards Board meeting.

IEEE Std. 802.3af-2003 is available from the IEEE.

Return to IEEE 802.3 Home Page


Link de origem:http://www.smartbridges.com/new/technologies/poe.php Visite!

What is PoE (IEEE 802.3af)

The IEEE standards committee has recently ratified the 802.3af standard for Power over Ethernet (PoE). It is refered by many as the "disruptive technology", meaning that it will fundamentally change the way Wide Area Network deployments are done. PoE will surely facilitate many new applications, some of which we can imagine now, and some of which we cannot yet forsee. Instead of just passing the data over Ethernet CAT-5 networks, the IEEE 802.3 group, the originator of the Ethernet, has developed an extension to the standard, known as 802.3af, which will allow power to be delivered simultaneously over the same wires. 

PoE has been rapidly adopted in the market, particularly in the Wireless LAN and VoIP market where it saves up to 50% of the overall installation costs by eliminating the need to install separate electrical wiring and power outlets. It's other major advantage, is the ability to offer continuous operation even in the event of a power failure by delivering battery-backed-up uninterrupted power via the local area network (LAN). 

Ethernet passes over CAT-5 cable on two twisted pairs - one pair for data transfer in each direction. But there are four twisted pairs in CAT-5 cable. The two spare pairs provide one option for the power supply - one spare pair is the positive DC supply and the other spare pair is the negative return. Alternatively, power can be passed over the data pairs - one data pair is the positive DC supply and the other data pair is the negative return. Power passes from "Power Sourcing Equipment" (PSE) to a "Powered Device" (PD). 

The power is DC at 48 Volts and Current is limited to 350mA, which represents about 13 Watts of power at the Powered Device (PD), once cable losses are taken into account. This is enough for the target applications - VoIP phones and Wireless Access Points. 

The Power Source Equipment (PSE)

There are two options for injecting power into the CAT-5 cable. The first of these is the "Endpoint PSE" and the other is the "Midspan PSE". 

Endpoint PSEs have the power supply in the same box as the Ethernet switch. The unit looks the same as any other Ethernet switch, except that power can be supplied from it, as well as the data routed. 

Midspan PSEs are boxes which are typically located below the Ethernet switches in an equipment rack. They have two RJ45 sockets for each port. One connects a short distance to a port on the Ethernet switch and the other goes to the remote equipment. Data is routed through the Midspan PSE without modification, and the Midspan PSE inserts power onto the spare pairs of the CAT-5 cable. 

The Intelligent Discovery Process

The PSEs are responsible for ensuring that conventional Ethernet equipment is not damaged by the unexpected application of 48 Volts. The PSEs must determine that a PoE compliant device is present before the 48V is applied. This is done by the "discovery process". A relatively low voltage, current limited, is applied to the CAT-5 cable periodically. A compliant Powered Device (PD) is required to have a certain DC resistance between its twisted pairs. If the device presents this resistance then full power can be applied, but if it does not then power is not applied. 

The PSE is responsible for monitoring the Powered Device, to check that it is continuing to draw power within certain limits. If it does not (when it is unplugged, for example) then the PSE must remove the power to that cable and return to the discovery stage again. 

The Powered Device may optionally support a classification mechanism, by which it can signal how much power it will require from the PSE. This allows for better management of what may be a limited power source within the PSE.

Adopting the IEEE 802.3af Standard

The 802.3af standard has to be adopted and implemented in a manner that shall complement the various wireless deployments today. Most important, it should enable the easy implementation of outdoor wireless networks.

To the users main advantages are -

Removes the necessity to find different power supply adaptors 
Hassle free deployment – leave it to the device to supply adequate power as required 
Cross-vendor compatibility 
Ratification of the IEEE 802.3af standard shall go a long way in ensuring rapid adoption of the PoE technology by the wireless community worldwide. It is also likely to be a spur to exciting new product innovations. The ratification of the standard will allow an explosion of Power over Ethernet devices and installations.

For more information, please visit - http://www.poweroverethernet.com/index.html 


Link de origem: http://www.smartconvergence.blogger.com.br/2003_12_28_archive.html Visite!

Power over Ethernet (PoE) 
The 802.11 Report 

Power over Ethernet (PoE) is becoming more popular with organizations looking to cut costs on WLAN deployments. PoE can also keep IP phone users talking even if the lights go out. Early adopters have already discovered that providing power to WiFi access points with PoE may save hundreds, or even thousands, of dollars per installed device by eliminating costly power-outlet installations. At the same time, early adopters of IP PBXs and phones say PoE is a sure way to provide dial tone during power outages -- a common feature on legacy PBXs that the VoIP market was slow to adopt. 

PoE, an IEEE standard since June, has become a hot complementary technology for WLANs. It is currently available on switches from almost every major LAN infrastructure vendor, and IP telephony and WLAN equipment companies. Most vendors offer PoE switches, which are based on the IEEE 802.3af standard. Cisco offers a proprietary PoE technology for its IP phones, switches, and WiFi gear, and 802.3af-based products. In addition to Cisco, several other makers of wired and WLAN gear, among them 3Com, Airespace, Aruba Wireless Networks, Extreme, HP, and Nortel, now offer 802.3af-compliant access points and switch ports. 

See more ... 

Power over Ethernet generates buzz 


Link de origem: http://www.wi-fiplanet.com/tutorials/article.php/2217841 Visite!

Choosing a Power-Over-Ethernet Approach
By Jim Geier 

When planning the layout of a wireless LAN, you must take into consideration power sources for access points. Some companies limit installation locations to areas where a six foot cord can reach an electrical outlet. Other companies opt to install new outlets, which require extra electrical wiring. Power-over-Ethernet (PoE), however, can significantly decrease costs associated with supplying power to access points.

PoE technology enables an access point to receive electrical power and data over the same cable. A power-sourcing device, which connects directly to the power source and is situated between the switch and access point, will detect the access point and inject the right amount of electrical current over unused pairs in the Cat5 Ethernet cable. 

The access point can then operate without having a direct connection to an electrical outlet. In addition to cost savings, this offers a variety of benefits, such as flexible access point mounting locations, better reliability because of less cables, and easier international deployment because the use of a common power connection (i.e., no need for different power plugs). 

Inline PoE
Many vendors incorporate inline PoE into their enterprise-class access point solutions (you seldom find PoE in inexpensive home networking products). This is the most basic type of PoE system, connecting only one access point at a time to a power source. This is done through a PoE injector, which fits between the source signal (modem, switch, etc.) and the access point via Cat5 cable. The injector connects to a power outlet through a regular electrical cord. For optimum benefits, you can plan the placement of the injector near a power outlet, such as within the communications room near the switch. 

The injector receives current from the power outlet and sends it through the Cat5 cable to the access point. Think of this configuration as a "T," with the injector at the intersection, the source signal and access point at either side of the top line, and the power outlet at the bottom point.

Inline PoE devices are best for small office applications. Because there are very few access points in these applications (typically one), the costs for the injectors are less than purchasing a more elaborate PoE hub. In some cases, smaller installations won't even benefit from PoE because you can generally locate the access point close enough to an electrical outlet to use a traditional (old fashioned) power cord. 

Hub-based PoE
Another way to implement PoE is to install a "power hub" between the source signal and the access points. This implementation follows the same concept as the inline PoE system, except that the hub feasibly supports multiple access points rather than just one. Multiple Ethernet cables run from the switch into the power hub, which connects directly to a power outlet. Multiple power-infused Ethernet cables run from the other side of the hub to various access points.

PoE hubs are a good approach to utilize when dealing with a large scale installation that has existing switches, such as adding a wireless LAN to an existing wired Ethernet network. PoE hubs give an installer the ability to run power to multiple access points while using only one power outlet, saving time and preventing the huge headache caused by dealing with too many wires (and electricians). PoE hubs can each usually support up to twelve access points.

Integrated PoE
The most convenient way to implement PoE is to integrate it into the switch itself. This eliminates the need to buy extra equipment, making it most cost effective to deploy a wireless LAN. The switch itself connects to a power outlet, and each port includes PoE capability integrated within the switch. The access points connect directly to the PoE-based switch ports to receive both electrical power and data over the Cat5 cable.

Integrated PoE is the optimum solution for providing electrical power to access points. It is definitely the approach to use when installing a new, large-scale network. Unfortunately most large companies already have an existing wired Ethernet network, and replacing the existing switches is impractical and expensive. If a company is just starting up or replacing their existing wired backbone, however, go with integrated PoE. 

Jim Geier provides independent consulting services to companies developing and deploying wireless network solutions. He is the author of the book, Wireless LANs and offers computer-based training focusing on wireless LANs.

Join Jim for discussions as he answers questions in the 802.11 Planet Forums.

[Início da página]                     [ComUnidade WirelessBrasil]                   [WirelessBR]

 

COLEÇÃO DE NOTÍCIAS



http://computerworld.uol.com.br/AdPortalV3/adCmsDocumentoShow.aspx?Documento=29687

Origem: Computer World - http://computerworld.uol.com.br  Visite!

Panduit lanca adaptador de energia sobre Ethernet

Lançado esta semana durante o evento Global Systems Integrator Congress GSIC, que acontece esta semana no México, o Patch Pannel começou a ser desenvolvido há cerca de um ano e meio a pedido da parceira Cisco Systems, conta Armando Sentíes Ramos, gerente regional de vendas da Panduit para a região Centro Sul.

Conforme detalha Ramos, além de cortar custos com a aquisição de cabos elétricos, a tecnologia Power over Ethernet deve simplificar a administração das redes, do consumo de energia e até da estrutura de nobreaks, que poderão ser centralizadas futuramente.

"Em um pimeiro momento o produto se destina a bancos e ao setor de óleo e gás, que já estão se preparando para a tecnologia Power over Ethernet", explica o executivo da Panduit, que prevê a padronização mundial das redes de energia sobre dados dentro de cinco a dez anos.

O PatchPannel chega ao Brasil em janeiro de 2005 pelo preço sugerido de US$ 1.500 sem impostos. A versao para redes Gigabit ainda está em desenvolvimento, informa Ramos.

Daniela Braun, do IDG Now!
12/11/2004
 

[Início da página]                     [ComUnidade WirelessBrasil]                   [WirelessBR]


MENSAGENS DE GRUPOS DE DISCUSSÃO


EM CONSTRUÇÃO

[Início da página]                     [ComUnidade WirelessBrasil]                   [WirelessBR]

 


(*) All the contents about technology of this Section were collected in the web via search sites or were sent by voluntary collaborators, with the only purpose of informing and sharing knowledge. Technology, in this case, is a synonim for organizations, enterprises, products and services. There will be always the preoccupation in mentioning the sources.. However, if any person or enterprise will happen to feel damaged in their rights, they may just send a note and the material will be reformulated.

Seção atualizada em 16/11/04