WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


[Ago 2006]

Sarbanes-Oxley, ou apenas SarBox e, mais recentemente, Sox

Sarbanes-Oxley, ou apenas SarBox e, mais recentemente, Sox, é uma lei americana que protege os investidores contra crimes contábeis perpetrados pelas corporações. Neste mundo globalizado todas as empresas em todos os paises estão procurando cumpri-la... 
A revista CIO nos dá mais detalhes:
O que é Sarbanes-Oxley - É uma lei aprovada em 2002 pelo governo americano e investidores para acabar com as fraudes contábeis. Foi criada pelos senadores americanos Michael Oxley e Paul Sarbanes. Contém 11 títulos, ou seções e foca principalmente a responsabilidade penal da diretoria.
O objetivo é restabelecer e aumentar a confiança do investidor e a sustentabilidade das organizações.
As seções 302 e 404 são as mais comentadas.
A 302 é sobre a responsabilidade pessoal dos diretores executivos e diretores financeiros.
Já a 404 determina avaliação anual dos controles e procedimentos internos para fins de emissão do relatório financeiro. É, portanto, a que mais impacta a área de TI. A SOX também é conhecida como a Lei da Responsabilidade Fiscal, e segundo a seção 302, em caso de violação, os diretores, auditores e consultores dessas empresas estarão sujeitos a pena dessa Lei,que vão de 10 a 20 anos de prisão e multa de até 5 milhões de dólares.

 Outras matérias:

Implicações da Lei Sarbanes-Oxley na Tecnologia da Informação de Rodney de Castro Peixoto

• Revista CIO
 
Quais são os impactos legais da Sarbanes-Oxley no Brasil? 

Atitudes para o segundo ano de Sarbox 

Como aprender a amar Sarbanes-Oxley