WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



06/12/06

• "Governança da Internet" + Reunião do ICANN em SP

Acompanhar - e entender - o noticiário é preciso.
Está "rolando" em S. Paulo uma reunião do ICANN com a presença de Vint Cerf o que nos lembra o tema da "Governança da Internet".

Estes assuntos já foram abordados em "posts" anteriores.
Que tal uma recordação e uma ambientação para os recém-chegados? 

Sobre a reunião:
(...) Mesmo com decisões de grande impacto em vista, as atenções dos membros da Organização da Internet para Designação de Nomes e Números (da sigla em inglês, ICANN) deverão se concentrar em questões internas durante o encontro de seu conselho diretor, que começa neste sábado (02/12) em São Paulo.
O evento, que se estenderá até a próxima sexta-feira (08/12), será a primeira reunião pública do conselho do órgão, responsável pela padronização e gerenciamento dos domínios da internet, após a diminuição da influência norte-americana no ICANN. (...)
Fonte: ICANN faz primeira reunião após renovação de contrato com EUA em SP (IDG Now!)

O IDG now! tem acompanhado o assunto:
[04/12/06]  "O ICANN não opera a internet", diz CEO
[04/12/06]  Entrevista: pai da internet afirma que é difícil censurar a web
[01/12/06]  ICANN faz primeira reunião após renovação de contrato com EUA em SP
[23/11/06]  Disponibilidade de novos domínios genéricos é pauta no ICANN do Brasil
[01/11/06]  ICANN promove encontro no Brasil para discutir tendências da web
[02/10/06]  União Européia elogia redução do controle dos EUA sobre ICANN

O site WirelessBR possui uma seção Governança da Internet sobre o tema com este conteúdo:
•  Artigo da Camara-e.net
•  Artigos de Michael Stanton  
•  Artigos do Informativo Sete Pontos
•  Artigo da RNT  
•  Artigos do AliceRamos.com
•  Notícias

Abaixo, transcrevemos alguns "recortes" para dar uma idéia geral desta "conjuntura" de imediato, antes da visitação aos links indicados 

Os tópicos são:
- A internet tem dono?
- O que é ICANN? 

 A internet tem dono? - Este é o título de um artigo no site FreeCode. Recortamos parte da resposta: (...) Pelo caráter descentralizado da rede mundial de computadores, é de se supor que ninguém, nem um país controle a web. Mas para que um usuário digite uma URL em vez de números IP, a internet precisa de um administrador, uma espécie de síndico capaz de cuidar dos aspectos técnicos da rede mundial de computadores. Os Estados Unidos têm sido o administrador da internet desde desde que a web foi criada como um projeto militar nos anos 60. A internet tem dono? Pelo caráter descentralizado da rede mundial de computadores, é de se supor que ninguém, nem um país controle a web. Mas para que um usuário digite uma URL em vez de números IP, a internet precisa de um administrador, uma espécie de síndico capaz de cuidar dos aspectos técnicos da rede mundial de computadores.Os Estados Unidos têm sido o administrador da internet desde que a web foi criada como um projeto militar nos anos 60. Mas um grande número de países, como Brasil, China, Índia e, mais recentemente, a União Européia, está contestando o controle norte-americano sobre a internet. Eles argumentam que a internet transformou-se numa ferramenta global de comunicação e o motor do crescimento econômico mundial e que por isso não pode ser controlada pelos Estados Unidos. Em linguagem técnica, há uma batalha pela governança da internet."(...)  Ler mais em A internet tem dono?

Com esta "introdução" e com o "post" anterior "O que é ICANN?" ficamos em melhores condições de entender esta notícia de hoje no IDG Now!: União Européia elogia redução do controle dos EUA sobre ICANN por Paul Meller, editor do IDG News Service, em Luxemburgo:
Bruxelas - Comissão Européia classifica como "boa notícia" novo acordo, apontando para um provável último pacto antes da total autonomia do ICANN. A Comissão Européia recebeu bem os esforços dos Estados Unidos para libertar o ICANN, o gerenciador de domínios na internet, de seus laços históricos com o governo dos Estados Unidos nesta segunda-feira (02/10).
O Departamento de Comércio dos Estados unidos manterá sua supervisão da Organização da Internet para Designação de Nomes e Números (da sigla em inglês, ICANN) por mais três anos sob o novo acordo que começou a valer no começo deste mês.
O novo acordo, anunciado na última sexta-feira (29/09), garante ao ICANN mais liberdade do governo norte-americano, mas impede sua total privatização, o que muitos dentro da indústria de internet desejavam.
O porta-voz da Comissão Européia Martin Selmayr disse que o Departamento de Comércio dos EUA deu "claras indicações que o acordo de três anos entre o ICANN e o governo seria o último do gênero".
"Esta é uma boa notícia. No ano passado, houve dúvidas se o EUA iria privatizar o ICANN", disse Selmayr.
O novo acordo, que valerá até 2009, é sujeito a revisões em 18 meses. Se O Departamento de Comércio concluir que o ICANN está estável, transparente e confiável o suficiente, poderá dar ao órgão não-governamental total autonomia imediatamente, disse o órgão federal em um anúncio nesta sexta-feira (29/09). Ler mais em União Européia elogia redução do controle dos EUA sobre ICANN.
 

• O que é ICANN?

No site SoftwareLivre.org consultamos o artigo Direto da Argentina: Mário Teza encontrando os pais e as mães da Internet da Editoria do Comitê Gestor da Internet e recortamos este trecho:
(...) O que é ICANN? - A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN - Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet) é uma corporação organizada em nível internacional sem fins lucrativos, responsável pela alocação do espaço de endereços de Protocolos da Internet (IP), pela atribuição de identificadores de protocolo, pelo gerenciamento do sistema de nomes de domínio de alto nível genéricos (gTLDs) e com códigos de países (ccTLDs), e pela administração do sistema de servidores-raiz. Originalmente, esses serviços eram desempenhado pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA - Autoridade para Atribuição de Números na Internet) e outras entidades, segundo um contrato com o governo dos Estados Unidos. Agora ICANN executa as funções da IANA.
Sendo uma parceria entre os setores público e privado, ICANN dedica-se a preservar a estabilidade operacional da Internet, promover a concorrência, obter uma ampla participação das comunidades globais da Internet e elaborar políticas adequadas à sua missão, empregando para isso processos baseados em consenso "da base para o topo".

O que é o Sistema de Nomes de Domínio?

O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) ajuda os usuários a encontrarem seu caminho pela Internet. Cada computador conectado à Internet possui um endereço exclusivo denominado "endereço IP" (endereço de Protocolo da Internet). Como é difícil memorizar endereços IP (que são seqüências de números), o DNS permite que, ao invés do número, se utilize uma seqüência familiar de letras (o "nome de domínio"). Portanto, ao invés de digitar "192.0.34.65", você pode digitar "www.icann.org."

Qual é o papel da ICANN?

ICANN é responsável por coordenar o gerenciamento dos elementos técnicos do DNS a fim de garantir a capacidade de resolução universal, de modo que todos os usuários da Internet consigam encontrar todos os endereços válidos. Ela o faz supervisionando a distribuição dos identificadores técnicos exclusivos usados nas operações da Internet, e a delegação de nomes de Domínio de Alto Nível (como .com, .info, etc.).
Outros tópicos de interesse para os usuários da Internet, como por exemplo as normas para transações financeiras, controle do conteúdo da Internet, e-mails comerciais não-solicitados (spam) e proteção de dados, estão fora do alcance da missão de coordenação técnica da ICANN.
A garantia de resultados previsíveis de qualquer ponto da Internet é denominada "capacidade universal de resolução". Esse é um recurso essencial do Sistema de Nomes de Domínio que faz da Internet o recurso útil e global que é hoje. Sem esse recurso, o mesmo nome de domínio poderia conduzir a diferentes locais da Internet em circunstâncias diferentes, o que só causaria confusão.

Como ICANN trabalha?

Na estrutura da ICANN, governos e organizações internacionais criadas por tratados trabalham em parceria com empresas, organizações e indivíduos especializados que estão empenhados em construir e sustentar a Internet global. A inovação e o crescimento contínuo da Internet trazem consigo novos desafios para manter a estabilidade. Ao trabalharem em conjunto, os participantes da ICANN abordam essas questões que se referem diretamente à missão de coordenação técnica da ICANN. Segundo o princípio que concede o máximo de liberdade para a auto-regulamentação, ICANN talvez seja o melhor exemplo de colaboração de vários grupos constituintes da comunidade da Internet.
ICANN é dirigida por um Conselho de Diretores composto por várias nacionalidades, que supervisiona o processo de elaboração de políticas. O presidente da ICANN dirige uma equipe internacional que trabalha em três continentes e que assegura que ICANN cumpra seu compromisso operacional para com a comunidade da Internet.
Criado para responder às exigências de tecnologias e economias em rápida mutação, o processo normativo flexível, de fácil implementação, tem sua origem nas três Organizações de Apoio. Comitês consultivos formados por organizações de usuários, e comunidades técnicas trabalham com as Organizações para criar políticas apropriadas e efetivas. Mais de oitenta governos assessoram de perto o Conselho de Diretores por meio do Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais.
A Diretoria da ICANN inclui ou já incluiu cidadãos da Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, China, França, Alemanha, Gana, Japão, Quênia, Coréia, México, Holanda, Portugal, Senegal, Espanha, Reino Unido e dos Estados Unidos. (...) Ler mais em Direto da Argentina: Mário Teza encontrando os pais e as mães da Internet