WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


22/12/06

• O que é DRM - Digital Rights Management? (1)

Em 01 Outubro fizemos um "post" sobre CRM - Customer Relationship Management

CRM é a sigla para Customer Relationship Management que significa "gerenciar o relacionamento com seu cliente".
 
Não confundir com DRM - Digital Rights Management que "se refere à proteção de conteúdo eletrônico através de restrições sobre quais operações um usuário autorizado pode tomar sobre esse conteúdo. O DRM habilita os proprietários (ou licenciadores) de conteúdo digital a distribuir e controlar esse conteúdo de maneira a prevenir distribuição (e conseqüente uso) não-autorizado."
 
Vamos fazer alguns "posts"/mensagens sobre o assunto, para ambientação.
O tema não é exatamente sobre TI e Telecom mas como hoje tudo converge... para tudo...é preciso ficar ligado!
Mas, como veremos, há muita tecnologia interessante envolvida.
 
Vamos começar sugerindo a leitura de uma notícia de anteontem neste link da INFO Online:: DRM é complexo demais para usuário, diz Gates.

Transcrevemos abaixo um pequeno texto do nosso arquivo: Digital Rights Management - encontrado há tempos em http://limbo.ime.usp.br/mac339/index.php/IcicDRM (link aparentemente descontinuado):
 
Digital Rights Management 

Digital Rights Management ou DRM se refere à proteção de conteúdo eletrônico através de restrições sobre quais operações um usuário autorizado pode tomar sobre esse conteúdo. O DRM habilita os proprietários (ou licenciadores) de conteúdo digital a distribuir e controlar esse conteúdo de maneira a prevenir distribuição (e conseqüente uso) não-autorizado.
 
Tecnologias de DRM funcionam de maneira que os proprietários de conteúdo digital possam controlar o acesso a esse conteúdo, através de alguma forma de encriptação. Uma "chave" individual para a utilização do conteúdo é provida ao usuário final que, tenha comprado o direito de uso, geralmente limitado em relação à cópia, impressão ou redistribuição.
 
Quando um usuário adquire um arquivo de conteúdo, o software de DRM checa a sua identidade, contata uma instituição bancária para efetuar o pagamento, desencripta o arquivo e por fim, atribui a "chave" (uma senha) ao usuário, para acesso futuro.
O proprietário do conteúdo pode configurar o acesso de diversas formas.
Por exemplo, um arquivo de imagem pode ser visualizado, mas não pode ser impresso, ou pode apenas ser visto por tempo limitado, ou ainda exigir pagamento para cada utilização/visualização/impressão do conteúdo do arquivo.
 
A maioria dos especialistas concordam que o sistema ideal deve combinar mecanismos de acesso em software e hardware. Conectando o controle de acesso diretamente às CPUs, discos rígidos, e outros, o proprietário pode não apenas controlar quem acessa o conteúdo, mas também o dispositivo, de forma a garantir a segurança de dados importantes ou confidenciais.
 
Definições de DRM na web em inglês