WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



02/11/06

• Blog sobre RFID - "Etiquetas Inteligentes"  

A participante de nossos Grupos de Debates, Sandra Regina Matias Santana, mantém na ComUnidade um Blog sobre RFID (é, na realidade, um "e-book", com muito conteúdo e facilidades de navegação interna).
Com formação em Eletrônica e Informática com ênfase em Gestão de Negócios, Sandra  Santana elaborou um excelente trabalho acadêmico e que foi transformado em artigo: RFID - (Identificação por Rádio Freqüência.

Os "posts" para o Blog sobre RFID são as mensagens semanais que envia para os Grupos de Debates.
Aqui está um Sumário do Blog sobre RFID:

Mas o que é RFID?

RFID é a sigla para Radio Frequency Identification ou "identificação por radiofreqüência".

Abaixo estão algumas perguntas e respostas em transcrição parcial do site Acura Technologies:
“RFID é uma poderosa e versátil tecnologia para identificar, rastrear e gerenciar uma enorme gama de produtos, documentos, animais e indivíduos, sem contato e sem a necessidade de um campo visual”.
Os Sistemas de RFID são compostos por:
- Leitor com antena
- Transponder (Tag, RF Tag)
- Computador ou outro tipo de controlador

Como funciona a RFID (Identificação por Rádio Freqüência)?

Como o próprio nome já diz, RFID é uma tecnologia de Identificação que utiliza a Radiofreqüência para capturar os dados e não a luz como no caso do código de barras, com isso a tecnologia de RFID permite que um Tag seja lido sem a necessidade de campo visual, através de objetos tais como madeira, plástico, papel etc.
Para que ocorra essa comunicação, precisamos basicamente de dois componentes: o transponder ou RF Tag (ou simplesmente Tag) e um leitor com antena, que pode também ser gravador caso seja necessário escrever novos dados no chip do transponder.
Quando aproximamos um Tag do leitor, o campo do leitor alimenta o Tag, que transmite dados da sua memória para o leitor e vice-versa, no caso de um Tag de leitura/escrita.

O que é um Transponder ou RF Tag ?

O transponder (também conhecido como RF Tag) é composto por três componentes:
- Chip
- Antena, que é conectada ao chip.
- Encapsulamento em PVC, Epóxi, Etiqueta, etc.
O principal componente do Transponder é o CHIP, pois ele controla a comunicação com o leitor. O chip possui uma memória onde são armazenados os dados, estes dados da memória são enviados ao leitor quando o chip é ativado pelo campo do leitor. Existem Tags somente-leitura (RO) que já vêm com um número único pré-gravado de fábrica em sua memória, e Tags de leitura/escrita (RW), onde o usuário, com a ajuda de um leitor/gravador pode armazenar dados na memória do Tag. A capacidade de armazenamento varia conforme o tipo de chip. Normalmente, em sistemas passivos, as capacidades variam entre 64bits e 8kilobits.
Os chips mais recentes incorporam um sistema chamado anticolisão, onde é possível a leitura de diversos Transponders ao mesmo tempo.

O que é um Leitor de Transponders?

O leitor de transponder não difere muito de um leitor de código de barras em termos de função e de conexão ao computador. Entretanto, o leitor de transponder opera pela emissão de um campo eletromagnético (radiofreqüência), que é a fonte que alimenta o transponder, que por sua vez, responde ao leitor com o conteúdo de sua memória. Ao contrário de um leitor laser, por exemplo, para código de barras, o leitor de transponder não precisa de campo visual para realizar a leitura do Tag, e pode ler o Tag através de diversos materiais como plásticos, madeira, vidro, papel, cimento, etc.(...)
Ler mais