WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



04/11/06

Bluetooth? O que é isso, afinal?

O Bluetooth tem estado na mídia devido à "problemas" com operadoras de celulares que não liberam ou não divulgam seu uso.
Mas nem só de celulares vive o Bluetooth, ele serve também para eliminar a famosa "macarronada" de fios que unem as "partes" do nosso micro.
OK, mas... o que é Bluetooth mesmo?
Vamos iniciar este "post" com os tais "problemas", depois transcreveremos parcialmente um ótimo artigo com informações genéricas e alguns links sobre "como funciona".
Vamos lá!

A jornalista Elis Monteiro, que participa de nossos Grupos (alguns de seus trabalhos estão na Coluna da Direita do Portal), publicou no Fórum PCs, em junho último, um belo artigo sobre o tema: Bluetooth x Vivo: o lengalenga continua.
Aqui está o trecho inicial:
(...) Tem certas coisas que, por mais que a mídia especializada marque em cima, por mais matérias que sejam feitas, não mudam. Vez ou outra recebemos cartas de leitores indignados com o bloqueio que a operadora Vivo faz do Bluetooth. Há anos isso acontece, os consumidores reclamam, mas a operadora segue adiante com o bloqueio.
As primeiras reclamações sobre o bloqueio receberam como resposta o discurso de que "era necessário proteger o direito autoral, uma vez que o Bluetooth era usado para troca indevida de músicas e de fotos". Gente, mas não é justamente para isso que serve o Bluetooth?
O triste é que, neste caso, a operadora 1) restringe absurdamente o uso de uma tecnologia que, quando bem aplicada, pode ser muito útil. O Bluetooth é perfeito, dentre outras coisas, para fazer dois aparelhos "falarem" um com o outro, enviando arquivos de som e de imagens, por exemplo; 2) Leva seus clientes "legais" a agirem na ilegalidade. Explica-se: já que a operadora bloqueia o Bluetooth no software do aparelho, os consumidores buscam, na rede mundial de computadores, formas "ilegais" de usar um aparelho para o qual despenderam uma boa quantia em dinheiro. Porque, até onde se sabe, funcionalidades como o Bluetooth encarecem o aparelho.
E agora vem a pergunta que não quer calar: por um acaso vem escrito, na caixa dos aparelhos, que o Bluetooth é limitado? Claro que não. A operadora repassa o aparelho para o consumidor sem a funcionalidade descrita no manual (e na caixa) e se acha no direito de vetar o uso dos aplicativos?
Bem, o assunto renderia páginas e páginas de discussões. Primeiro porque, sim, a Vivo admite o bloqueio. Admite com ressalvas, claro.(...)
Ler mais em Bluetooth x Vivo: o lengalenga continua

Mas a  jornalista Kátia Arima, em janeiro de 2006, já comentava o assunto em Bluetooth, muito mais que um fone no Caderno Link do Estadão.
E um entrevistado "entregava o jogo": “Temos um acordo com fornecedores de conteúdo para celular, que não querem que alguém compre um conteúdo e passe para outra pessoa que não pagou por ele”, justifica o gerente de Novos Serviços da Vivo, Alex Jucius.
A reação da VIVO
A jornalista Daniela Moreira, do IDG Now! nos contou, em agosto, a reação da VIVO, neste texto: Vivo reavalia bloqueio a Bluetooth.
(...) Operadora está revendo a política que proíbe seus clientes de utilizarem a conexão sem fio.
A Vivo está reavaliando a sua política de bloqueio aos recursos de comunicação sem fio por Bluetooth em aparelhos celulares habilitados pela operadora. Graças à crescente popularidade da tecnologia, até meados do próximo mês, a companhia pode ter um novo parecer sobre a liberação da função, que é nativa do aparelho, mas é bloqueada durante a programação dos terminais pela operadora.
A empresa alega que o bloqueio tem como motivação proteger os direitos autorais - coibindo a troca indiscriminada de imagens, músicas e aplicativos - e garantir a segurança dos usuários - já que o recurso os expõe a possíveis invasões e vírus para celular.
De acordo com entidades de defesa do consumidor, como o Procon-SP e a ONG Pro Teste, a operadora é negligente na forma como comunica aos usuários que este recurso é bloqueado nos aparelhos que vende. (...) Ler mais em Vivo reavalia bloqueio a Bluetooth

Bluetooth? O que é isso, afinal?   
Fonte: WNews
Por Julio Preuss - 20/06/2006
(...) O Bluetooth ganhou popularidade quase sempre associado aos charmosos headsets – aqueles fones/microfones sem fio – para telefones celulares que deixam seus usuários com ar de filme de ficção científica. Deixando os headsets de lado, quem já se perguntou o que realmente representa essa tecnologia, de onde ela surgiu e que aplicações pode ter? Bluetooth é um padrão de comunicação por rádio de baixo consumo elétrico e curto ou curtíssimo alcance. Os dispositivos podem ser classificados, de acordo com a potência e alcance, em três níveis: classe 1 (100 mW, com alcance de até 100 m), classe 2 (2,5 mW e alcance até 10 m) e classe 3, (1 mW e alcance de 1 m, uma variante muito rara). 
A maioria dos equipamentos, no entanto, se enquadra na classe 2, ideal para as chamadas Personal Area Networks: redes sem fio que integram apenas os aparelhos próximos ao usuário. É o caso da comunicação entre o celular e o headset ou viva-voz do carro, um teclado ou mouse sem fio e o computador, dois PDAs que precisam trocar informações, e por aí vai. Com isso, já dá para ter uma idéia das possibilidades do padrão. Quem tem um PDA e um celular equipados com a tecnologia, por exemplo, pode conectá-los via Bluetooth e usar o telefone como modem para navegar na Internet pelo micro de mão, sem que o primeiro sequer precise sair do bolso. Bem diferente do que era possível com a conexão por infravermelho, que requer o alinhamento dos aparelhos e linha de visão permanente entre eles. 
O mesmo vale para a troca de dados entre gadgets com “dente azul” (tradução de Bluetooth para o português) e um computador igualmente equipado. Pode ser um desses notebooks com o padrão integrado, cada vez mais comuns, ou um desktop munido de um adaptador USB-Bluetooth, acessório parecido com um memory key que pode ser encontrado em lojas de informática por menos de R$ 100. Plugue um desses no seu micro e, com os softwares adequados, você será capaz de sincronizar informações do PDA ou celular sem colocar as mãos neles. Só preste atenção à sua versão do Windows: acessórios Bluetooth só costumam ser reconhecidos a partir do XP com Service Pack 2. 
Cuidado também com os kits de teclado e mouse: alguns deles vêm com um adaptador que só funciona com os periféricos do conjunto, não servindo para conexão com outros aparelhos. Nessa mesma categoria, merece destaque o IMPhone, da coreana Enustech. Mais que um adaptador, ele transforma alguns celulares com Bluetooth – por enquanto apenas alguns modelos são compatíveis – em um telefone IP, capaz de fazer ligações pelo Skype e serviços semelhantes, com a vantagem de você controlar tudo pelo celular.  (...) Ler mais em Bluetooth? O que é isso, afinal? 

Lembrando que o siteWirelessBR possui uma Seção Bluetooth, listamos abaixo mais alguns Tutoriais e artigos:

Fonte: TELECO
[26/07/04]   Tutorial Bluetooth

Fonte: Instituto de Computação - Unicamp
[02/09/01] Bluetooth

Fonte: Info Wester
[10/06/06] Tecnologia Bluetooth

Fonte: Rio Data Centro - PUC/Rio
[18/10/05] Perigos do Bluetooth

Fonte: Boa Dica
[26/06/06] Tutorial: Instalando interface Bluetooth

Fonte: Nokia - Adeus aos fios

Fonte: Motorola - Tutorial Bluetooth