WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



10/11/06

Leitor de RSS

"Leitor de RSS, você um dia vai ter que usar um": Este é o título de um artigo de Marcelo Terça-Nada publicado em 03 de julho de 2006 no Portal Webinsider.

Aqui está o trecho inicial: 
(...) Muita gente ainda vai aderir ao hábito de reunir as notícias de seus sites favoritos em um leitor de RSS. Só porque ainda não é uma ação totalmente transparente para o usuário comum, você não vai tentar?
Muita gente ainda não entende direito o que é RSS ou por onde começar a utilizar essa tecnologia. Se esse for o seu caso, este texto é para você.
RSS existe para facilitar nossa vida e permitir que a gente possa ler mais sobre as coisas que gostamos.
Os leitores de RSS (também chamados de Agregadores de Notícia) são programas que reúnem os textos de seus sites preferidos em uma única tela, como num programa de e-mail, e te avisam quando novidades são publicadas na internet. Você escolhe os sites, os cadastra num agregador de notícia e acessa os textos de todos os sites em um mesmo lugar, ao invés de precisar conferir site por site se algum publicou coisa nova.
Existem dois tipos de leitores RSS, os programas que você instala no computador e aqueles que funcionam online. O primeiro caso é mais indicado para quem sempre vai ler os RSSs no mesmo computador, e o segundo caso, para quem usa internet em vários locais diferentes, viaja muito ou tem internet de banda larga. (...)

A coisa funciona mais ou menos assim: o site ou blog  "fonte de notícias" publica suas notícias ou trecho delas em arquivos de formato especial, escritos numa linguagem chamada XML. Estes arquivos são conhecidos como "feeds RSS".
"Quem" vai ler estes arquivos especiais ou "feeds" é um "leitor de RSS", também conhecido como "agregador de notícias" ou "agregador de RSS".
Você configura o agregador com seus dados e ele recebe e armazena as notícias dos sites que você indicou, sempre que elas são publicadas.

A sigla RSS pode significar duas frases: really simple syndication (divulgação muito simples) ou rich site summary (rico sumário de site).

Aqui está uma coleção de artigos que tratam deste assunto e trazem mais explicações sobre os agregadores disponíveis para uso na web ou para para download, como usá-los e também como "programar" arquivos RSS em seu site para que ele também "exporte" notícias e textos.

Fonte: BrunoPontes.net
Tutorial sobre RSS

Fonte: INFOWester
• [27/12/05] Tecnologia RSS

Fonte: Revolução Etc
O que são Feeds

Fonte: Yahoo! Tecnologia
• [07/12/05]  RSS: A rede em suas mãos

Fonte: RNP
• [06/07/05]   Sobre RSS

Fonte: Centro de Comunicação da UFMG
O que é RSS?

Fonte: Tableless
Agregadores de Feeds

Fonte:Webinsider
• [03/07/06]   Leitor de RSS, você um dia vai ter que usar um

Fonte: BlogAjuda
Usabilidade do seu feed RSS

Fonte: Tecnocon
• [22/02/06]   O que é feed?

Fonte: Búfalo Informática
Tutorial "Como Fazer": Gerando notícias em RSS como WebServices