WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



25/11/06

TIM Casa - O que é e "Como a TIM sabe que estou em casa"

Para saber as informações sobre o serviço prestado pela operadora, por favor, visitem esta página que apresenta um FAQ ("Frequently Asked Questions") ou seja, o bom e velho "Perguntório"): http://www2.timsul.com.br/faq/timcasa.htm.

Em outubro passado tivemos em nossos fóruns um animado debate para tenta identificar a "técnica de localização" utilizada pelo TIM Casa.
A Thienne Jonhson, para estimular a discussão formulava:
(...) A perguntinha simplista então seria: Como a TIM sabe que estou em casa? :-))
 A TIM está usando apenas a técnica de CellID ou alguma versão mais especializada, como o Enhanced-CellID? Ou outra? (...)

O tema voltou à discussão nos Grupos e nossa participante e jornalista Elis Monteiro também abordou a questão em seu blog "Telefonia e Etc"  e o "post" está lá: TIM Casa - O que é:

(...) Como disse, tenho recebido váriosssssssssss emails pedindo pra comentar o TIM Casa.
Bem, o que mais há para ser dito?
Trata-se de um pacote complementar da TIM que tem como intuito oferecer tarifas menores para os clientes em ligações feitas para telefones fixos a partir de locais pré-determinados como "casa" - pode ser escritório ou qualquer outro lugar.
A idéia é concorrer diretamente com a operadora de telefonia fixa, ou seja, com a Telemar, só com a vantagem de se combinar bina + mobilidade (sem as interferências horríveis dos telefones sem fio) + tarifas menores.
E como funciona? Através da localização do aparelho via rede da TIM (vale lembrar que celular nada mais é do que um rádio, certo?).
Usando informações da sempre útil lista WirelessBR, da qual sou assinante e leitora, tecnicamente o reconhecimento se daria assim:
(...) Ler mais

Aqui estão dois textos que tratam dos "movimentos" de outras operadoras:
Fonte: Convergência Digital
[27/10/06] Vivo e Telefônica se unem para lançar produto concorrente ao TIM Casa - por Ana Paula Lobo

Fonte: Webinsider
[28/06/06] Telefone híbrido: em casa é fixo, na rua é celular
Operadoras telefônicas começam a testar e comercializar telefones que juntam em um mesmo aparelho a praticidade da telefonia móvel e os custos mais baratos da fixa. Entenda como funciona. Por Paulo Rebêlo