WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



28/11/06

Justiça Virtual

Anotamos no portal do Tribunal de Justiça do Estado de Minas a notícia (abaixo) sobre um WorkShop visando à otimização dos recursos de tecnologia da informação do Poder Judiciário mineiro.

O nosso participante Juiz Fernando Botelho, com formação em telecom (MBA - Gestão em Telecomunicações pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e Ohio University/USA) participa ativamente do evento e dos trabalhos que visam a "implantação de projetos-piloto inovadores, como o de Justiça Virtual, conhecida como “justiça sem papel”, nos serviços judiciários de Minas Gerais."

Prezado Fernando Botelho, formulamos votos de sucesso em mais esta atividade.
O "espaço virtual" da ComUnidade está à sua disposição e dos demais membros da Comissão de Tecnologia da Informação para divulgação do "antes, durante e depois" dos eventos e demais trabalhos.
 
Notícias
28/11/2006 - Workshop no TJMG apresenta Justiça Virtual 
A Comissão de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, presidida pelo desembargador Jarbas Ladeira, realizará amanhã, dia 29/11/06, às 9h, um WorkShop visando à otimização dos recursos de tecnologia da informação do Poder Judiciário mineiro. O evento será no auditório multimídia da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) no 18º andar do Edifício Mirafiori.
O objetivo do WorkShop é viabilizar uma resposta rápida, efetiva e econômica às necessidades atuais da prestação jurisdicional e das atividades que lhe dão suporte. De acordo com o Juiz da 4º Vara de Feitos Tributários, Fernando Botelho, estas providências incluirão a implantação de projetos-piloto inovadores, como o de Justiça Virtual, conhecida como “justiça sem papel”, nos serviços judiciários de Minas Gerais.
O encontro, que se destina a membros da comissão de TI, gerentes do Comitê Executivo e superintendentes do Tribunal,. abordará as experiências inovadoras dos Tribunais de Justiça de Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina e Amazonas, além do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro, nos quais foram presenciadas experiências concretas de Justiça baseada na informatização dos processos.
     A abertura dos trabalhos se realizará às 8h30. Às 9h, o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJES, Victor Murad Filho, profere palestra. Às 10h, é a vez da juíza do Juizado Especial Federal Virtual de São Gonçalo(RJ), Paula Patrícia Provedel Mello Nogueira. A palestra com o desembargador catarinense Eduardo Prudêncio, presidente da Comissão da Informação do TJSC, acontecerá ás 11h. O evento retorna com a programação às 15h, com Ibson Stabile, da empresa Softplan, e às 16h com Paulo Absy, da empresa MPSlan. O encerramento do evento fica por conta do Juiz Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, Eduardo Marcondes, às 17h.
Em seguida a este trabalho, a Comissão de TI, em reunião interna já designada pela Presidência do TJMG para o próximo dia 06/12/2006, submeterá, em relatório, suas impressões finais sobre as inovações.
Palestra
Já no dia 30/11, o juiz integrante da comissão de TI, Fernando Botelho, fará uma palestra sobre “O Processo Judicial Eletrônico: Justiça sem papel – PLC 5828/2001 – Projeto CNJ/STF”, no auditório da Ejef, às 9h. Esta palestra é aberta a magistrados e servidores e será transmitida em sistema de vídeo conferência para Uberlândia, Montes Claros e Juiz de Fora.
Assessoria de Comunicação Institucional
TJMG – Unidade Goiás
Tel: (31) 3237-6551