WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



03/10/06

• Governança da Internet

A internet tem dono? - Este é o título de um artigo no site FreeCode.

Recortamos parte da resposta: (...) Pelo caráter descentralizado da rede mundial de computadores, é de se supor que ninguém, nem um país controle a web. Mas para que um usuário digite uma URL em vez de números IP, a internet precisa de um administrador, uma espécie de síndico capaz de cuidar dos aspectos técnicos da rede mundial de computadores. Os Estados Unidos têm sido o administrador da internet desde desde que a web foi criada como um projeto militar nos anos 60. A internet tem dono? Pelo caráter descentralizado da rede mundial de computadores, é de se supor que ninguém, nem um país controle a web. Mas para que um usuário digite uma URL em vez de números IP, a internet precisa de um administrador, uma espécie de síndico capaz de cuidar dos aspectos técnicos da rede mundial de computadores.Os Estados Unidos têm sido o administrador da internet desde que a web foi criada como um projeto militar nos anos 60. Mas um grande número de países, como Brasil, China, Índia e, mais recentemente, a União Européia, está contestando o controle norte-americano sobre a internet. Eles argumentam que a internet transformou-se numa ferramenta global de comunicação e o motor do crescimento econômico mundial e que por isso não pode ser controlada pelos Estados Unidos. Em linguagem técnica, há uma batalha pela governança da internet."(...)  Ler mais em A internet tem dono?

Com esta "introdução" e com o "post" anterior "O que é ICANN?" ficamos em melhores condições de entender esta notícia de hoje no IDG Now!: União Européia elogia redução do controle dos EUA sobre ICANN por Paul Meller, editor do IDG News Service, em Luxemburgo:
Bruxelas - Comissão Européia classifica como "boa notícia" novo acordo, apontando para um provável último pacto antes da total autonomia do ICANN. A Comissão Européia recebeu bem os esforços dos Estados Unidos para libertar o ICANN, o gerenciador de domínios na internet, de seus laços históricos com o governo dos Estados Unidos nesta segunda-feira (02/10).
O Departamento de Comércio dos Estados unidos manterá sua supervisão da Organização da Internet para Designação de Nomes e Números (da sigla em inglês, ICANN) por mais três anos sob o novo acordo que começou a valer no começo deste mês.
O novo acordo, anunciado na última sexta-feira (29/09), garante ao ICANN mais liberdade do governo norte-americano, mas impede sua total privatização, o que muitos dentro da indústria de internet desejavam.
O porta-voz da Comissão Européia Martin Selmayr disse que o Departamento de Comércio dos EUA deu "claras indicações que o acordo de três anos entre o ICANN e o governo seria o último do gênero".
"Esta é uma boa notícia. No ano passado, houve dúvidas se o EUA iria privatizar o ICANN", disse Selmayr.
O novo acordo, que valerá até 2009, é sujeito a revisões em 18 meses. Se O Departamento de Comércio concluir que o ICANN está estável, transparente e confiável o suficiente, poderá dar ao órgão não-governamental total autonomia imediatamente, disse o órgão federal em um anúncio nesta sexta-feira (29/09). Ler mais em União Européia elogia redução do controle dos EUA sobre ICANN.