WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


19/10/06

ADSL x Cabo: a disputa pelo mercado de banda larga

Saiba como avaliar as duas tecnologias de acesso à internet em alta velocidade que disputam o mercado

A jornalista Daniela Moreira, do IDG Now!, publicou em 18 de outubro de 2006  um artigo com este título. Abaixo está um recorte. Leia o texto completo a partir desta página.
(...)
O ADSL traz como vantagem a maior abrangência – a rede telefônica está disponível em locais onde a TV ainda não chegou e dificilmente chegará. Por outro lado, o serviço exige que o usuário tenha uma linha telefônica e contrate os serviços de um provedor – por custo adicional a ser pesado. Além disso, por atuarem sozinhas em diversas regiões, as operadoras se dão ao luxo de relaxar no atendimento ao cliente, na opinião de Belfort, do Abusar - ABUSAR - Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido: “As operadoras atendem pessimamente o usuário porque não têm concorrência”, critica.

Já a conexão por cabo não requer linha telefônica nem provedor, mas está restrita à área de cobertura das operadoras de cabo, que hoje atendem somente 2,7 milhões de lares brasileiros (segundo dados do Teleco), enquanto a telefonia fixa tem 50 milhões de acessos instalados.
A desvantagem em tamanho, no entanto, pode se reverter em benefício para o consumidor. Além das três grandes operadoras de cabo que oferecem banda larga (Net/Virtua, TVA/Ajato e Vivax), há outras operadoras de menor porte no mercado, que atendem regiões específicas. “Por serem menores, elas podem oferecer um atendimento de melhor qualidade ao seu cliente”, defende Belfort.

Independente do tipo de tecnologia escolhida, o presidente do Abusar finaliza com algumas dicas que valem para qualquer um, na hora de contratar serviços de banda larga: “Imprima o contrato e verifique se está de acordo com todas as cláusulas que podem não estar explícitas no site da empresa. E se o usuário for contratar promoções, deve documentar as condições oferecidas, pois às vezes elas saem do ar e fica difícil provar quais eram elas”.
- Principais serviços ADSL: Velox (Telemar), Br Turbo (Brasil Telecom), Speedy (Telefônica) e Turbonet (GVT).
- Principais serviços a cabo: Vírtua (Net), Ajato (TVA) e Mais TV . (...)     Ler mais