WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



27/10/06

• IPTV e WiMax: as estrelas do Broadband World Forum (com informações sobre FTTH ou Fiber to the Home)

Este é o título do artigo no Fórum PCs da jornalista Elis Monteiro que conferiu tudo em Paris.

Recortamos alguns trechos:
(...) Antes de mais nada, desculpem-me pela ausência da última semana. Mas foi por um bom motivo: estava em Paris, cobrindo o Broadband World Forum, congresso internacional que tem como foco o mercado de banda larga. Assunto dos mais quentes, foram mil e uma apresentações, trials demonstrados e produtos finais apresentados para milhares de participantes. (...)

(...) Em voga, as novas tecnologias principalmente em telefonia fixa que prometem revolucionar o mercado nos próximos anos. São siglas como o WiMax, disparada a estrela do evento. Já em fase final de implantação, sua versão móvel – o 802.16e – já foi adotada por todas as grandes companhias do segmento. Na maior parte dos estandes – de Siemens a Nokia, passando por Alcatel-Lucent e Microsoft – todo mundo mostrou algum produto de ou para WiMax. (...)

(...) Por falar em fibra óptica, outra sigla do momento trata exatamente disso: FTTH ou Fiber to the Home (fibra para as casas) é a aposta da Europa para uma conexão de qualidade superior. Se o mercado já tem soluções de FTTH? Como não? Fabricantes de infra-estrutura como a própria Alcatel estavam lá justamente para oferecer este tipo de solução. (...)

(...) Na ponta final, já pensando em termos de conexão de qualidade existente – seja WiMax, telefonia móvel ou redes de telefonia fixa incrementadas pela fibra óptica – outra siglinha aparece para promover uma bagunça generalizada no mercado de uso doméstico: a IPTV quase conseguiu roubar a cena da WiMax no BWF. (...)  Ler mais

Sobre FTTH no Brasil recortamos este comentário de Samuel Possebon no artigo Telas para as teles na Revista Teletime:

(...) Sobre a possibilidade de implantar uma rede de fibras até a casa do assinante, como acontece nos EUA, Sotto Mayor, da Telefônica, avalia que isso não deverá acontecer no Brasil, onde o serviço de IPTV via ADSL é viável. “Nos Estados Unidos a telefonia fixa é mais antiga, por isso optou-se pela tecnologia Fiber-to-the-Home (FTTH). Na Europa as redes de telecomunicações são mais recentes, o que fez que se disseminasse mais rapidamente a IPTV sobre ADSL, assim como faremos no Brasil. Hoje a realidade brasileira é ADSL, fio de cobre e DTH”, afirmou.(...)
Leia mais em Telas para as teles