WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


13/09/06

•  PLC e BPL (Dados pela rede elétrica)

A sigla PLC para "Power Line Communication" designa a tecnologia que permite a transmissão de dados pela rede elétrica. Se o volume dos dados é muito grande, configurando a "banda larga", a tecnologia usada é a BPL - "Broadband Service Over Power Lines". Estas são definições simplistas e mais detalhes poderão ser encontrados na Seção Powerline Communications do site WirelessBR.

O Portal "Convergência Digital" publicou ontem duas matérias sobre "banda larga" e BPL:
- Banda Larga cresce, mas distribuição regional não muda
- Banda larga via rede elétrica cresce no mundo, diz estudo da consultoria In-Stat

Este pequeno artigo de Thienne Johnson apresenta outras siglas: PLC, BPL, DPL e PLT ... Qual a diferença? :
"Power Line Communication (PLC) é uma tecnologia que usa as redes de transmissão de energia elétrica para transmitir dados.
Em diversos artigos, a tecnologia PLC é também chamada de PLT (Power Line Telecoms), BPL (Broadband over Power Lines) ou DPL (Digital Power Line), mas o uso dessas denominações para significar a mesma tecnologia não é exata.

Vamos aos detalhes. Existem 2 classes de PLC

PLIC -  Power Line ou Internal Telecoms (também chamado de BPL In-House): É usada na rede elétrica residencial para fornecer serviço de rede local, como o sistema Homeplug. Pode-se integrar PLC e WiFi e receber dados a uma distância de algumas centenas de pés.

PLOC - Power Line Telecoms: É a rede de comunicação entre sub-estações elétricas e as redes residenciais. Os modems PLC usam 11 volts e transmitem em alta frequência (1.6 a 30 MHz). A velocidade assimétrica de um modem é, geralmente, de 256 kbps a 2.7 Mbps. No repetidor situado no medidor, a velocidade é de até 45 Mbps e pode ser conectado a até 256 modems PLC. Nas estações de média voltagem, a velocidade pode chegar a até 135 Mbps. Para conectar à Internet, pode-se usar backbones de fibra ou redes sem fio.

A tecnologia BPL (Broadband over Power Lines) é o uso de tecnologia PLOC para fornecer acesso de banda larga à Internet através das linhas de energia elétrica. Um computador (ou outro dispositivo) deve possuir um modem BPL ligado à rede elétrica em um prédio equipado para ter o acesso de alta-velocidade.

Já a tecnologia DPL (Digital Power Line) é uma tecnologia anterior, usada para transmitir dados a 1 Mbps pela rede elétrica, projetada pela Nortel Networks. Foi desenvolvida na década de 90, mas foi abandonada devido à dificuldades de implementação." Ler no original.

Atualização:
Ver este "post" mais recente:

13/11/08

PLC (08) - Banda larga pela rede elétrica - Informações básicas + Notícias recentes

[Post atualizado em 16/11/08]