WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


15/09/06

Asterix está na "boca do povo"... e da mídia. Visitamos, entre outros, os sites BeeTelecom e Convergência Digital e e Teleco e anotamos estas informações:

O que é Asterix?
Asterisk é um PABX completo baseado em software; é um software livre, portanto de código aberto, que implementa em software os recursos encontrados em um PABX convencional, utilizando tecnologia de VoIP. O Asterisk utiliza protocolos abertos tais como SIP, MGCP e IAX para realizar a sinalização dos chamadas telefônicas na rede IP. É possível utilizar o Asterisk como: 
- Media Gateway, entre a RPTC e a rede IP (fazendo uso de hardware especial) 
- URA ou Media Server, tocando mensagens pré-programadas ou com interatividade via DTMF, como música de espera ou cardápio de atendimento
- Correio de Voz, permitindo gravar recados 
- PABX IP - Fazendo controle de encaminhamento de chamadas intra e inter terminais.

O que é PABX?
PABX (Private Automatic Branch eXchange) é uma Central Telefônica de Comutação Privada; é um equipamento que permite agilizar e racionalizar o fluxo da comunicação telefônica em empresas e residências e permite uma grande quantidade de facilidades. Neste tipo de central os telefones de cada usuário são chamados de ramais e as linhas telefônicas externas que interligam o PABX a central pública são chamadas de linhas tronco. 

O que é PABX IP?
É um equipamento VoIP que tem todas as facilidades de um PABX convencional mas que te dá a opção de usar operadoras VoIP e ter ramais externos autenticados no seu PABX IP, além de possibilitar um maior controle de ligações por ramal. Possibilita a mobilidade dos ramais, já que o número do ramal estará ligado a um equipamento gateway ou ATA que poderá ser transportado para qualquer lugar com acesso a Internet. Neste caso o ramal de sua mesa no escritório poderá ser transportado para um hotel ou para sua necessidade sem qualquer alteração de programação. Leia mais sobre PABX IP (Tutorial do site Teleco).

Notícias recentes contendo referências ao Asterix (Fonte: Convergência Digital):

 [07/09/06]  Governo lança primeiro edital para compra de equipamentos e serviços de voz sobre IP
 [02/08/06]  Locaweb começa a hospedar PABX IP ainda este mês
 [27/07/06]  NetVoice: é alta a demanda por telefonia IP em call centers 
 [18/07/06]  ISS detecta falhas de segurança na segunda versão do Inter-Asterisk eXchange
 [18/07/06]  Devel IT já tem oito operadoras VoIP como clientes
 [12/07/06]  A indústria do Asterisk
 [11/07/06]  Digivoice lança placa Asterisk para desenvolvedores do Brasil
 [14/06/06]  Asterisk contribui para chegada de novos fabricantes de telefonia IP
 [13/06/06]  Planetarium fecha contrato com TMais, Coneccta e CTBC Telecom
 [09/03/06]  Perguntas Freqüentes  

[Post atualizado em 16/11/08]