WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


15/09/06

 "Web 2.0" e "Internet 2": Não confundir!!!  

Estamos lendo no IDG Now! esta notícia: Empreendedores brasileiros da Web 2.0 investem em modelos testados nos EUA .
Mas encontramos também na mídia uma expressão "parecida": Internet 2.
Vejamos as diferenças:

Sobre Internet 2:
(...) Um dos projetos mais importantes para o aperfeiçoamento da Internet no Brasil é a conexão com o Projeto Internet 2, dos Estados Unidos. Trata-se de um projeto norte-americano de incremento da agilidade do tráfego de informações pela rede, inicialmente visando a comunidade acadêmica e de pesquisa. O projeto envolve um consórcio de 180 universidades dos EUA denominado UCAID (University Corporation for Advanced Internet Development), agências de governo e indústrias. Mais tarde, a nova tecnologia deverá ser transferida também para a área comercial. (...)
[Fonte: Artigo A Internet no Brasil no site  
ComCiência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico]

Sobre WEB 2.0: (...) Não existe um critério oficial, universalmente aceito, para definir o que vem a ser a Web 2.0, mas seu denominador comum é: os sites agora são cada vez mais dinâmicos, ou seja, suas páginas se transformam e reagem a comandos (quase) instantaneamente, como se fossem programas instalados no computador.
Já os softwares, em vez de ficarem instalados no PC, rodam direto da internet, via navegador, e podem ser utilizados em qualquer micro.
Os dados, por sua vez, estão sempre online e disponíveis para compartilhamento com outras pessoas. Por enquanto, quase todos os serviços da Web 2.0 estão em inglês. (...) [Fonte: Artigo Na nova geração, tudo está online no Caderno Link do Estadão]

Mas para aquele "algo mais" vejam este "papo" rico e agradável - Web 2.0 (ou uma tentativa de) - com Julio Daio Borges  no Digestivo Cultural

Outros artigos sobre Web 2.0 do Caderno Link do Estadão:
[02/01/06]   Na nova geração, tudo está online
[02/01/06]   Webmail de próxima geração imita o Outlook
[02/01/06]   Favoritos online deixam páginas sempre à mão
[02/01/06]   Novo calendário facilita a organização pessoal
[02/01/06]   Serviços permitem fazer reunião de negócios online
[02/01/06]   Tecnologia dá agilidade a páginas personalizadas
[02/01/06]   Infográfico: a nova onda da internet