WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


15/09/06

A "Urna Eletrônica" é segura? (3)  ("Post" de Helio Rosa) 

Numa mensagem anterior para Grupos de Debates eu citava que a mídia não abordava o assunto, com raras exceções.
Na realidade eu deveria ter dito a "grande mídia" e uma das exceções é o famoso e conceituado Portal sobre TI e Telecom "IDG Now!" que retornou ao assunto com esta notícia de ontem:
Pesquisadores encontram graves falhas em urna eletrônica usada nos EUA.

Recorro ao noticiário e confirmo: Lá nos States como cá, as Urnas Eletrônicas são fabricadas pelo Grupo Diebold.
Recorto de um texto transcrito em nossa página/blog "Segurança do Processo Eleitoral com Urnas Eletrônicas :

(...)  Depois de fornecer mais de 380 mil urnas eletrônicas ao TSE, Diebolb Procomp desenvolve modelo para exportação. Principal fornecedora das urnas eletrônicas brasileiras, a Diebolb Procomp encontrou uma solução para fugir da sazonalidade das compras governamentais - que ocorrem no máximo de dois em dois anos, nos períodos eleitorais - e lançou no mercado o que define como uma “urna eletrônica do tipo exportação”. (...)


(...)  Sua empresa-mãe, a norte-americana Diebold (que adquiriu 100% das ações da Procomp em 1999), é focada em soluções para auto-atendimento e em eleições eletrônicas, porém a Procomp desenvolveu o modelo que vai levar ao mercado internacional no Brasil. (...)
[Fonte:Empresa brasileira exporta know-how em eleições eletrônicas  Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now! - 26/07/06]

Recorto alguns trechos da notícia de ontem do IDGNow! Pesquisadores encontram graves falhas em urna eletrônica usada nos EUA:

(...) Um grupo de pesquisadores da Universidade de Princeton divulgou um estudo nesta quinta-feira (14/09) reportando ter descoberto graves falhas de segurança o suficiente no equipamento para viabilizar uma fraude eleitoral. No estudo "Análise de segurança da urna eletrônica Diebold AccuVote-TS", os pesquisadores Ariel Feldman, Alex Halderman e Edward Felten analisaram possíveis brechas de segurança no aparelho da Diebold, que será usado nas eleições norte-americanas de novembro de 2006 para registrar cerca de 10% dos votos no país. (...)  

(...) O estudo do grupo da Universidade de Princeton é o primeiro a vir a público relatar problemas de segurança nos sistemas de votação eletrônica que podem implicar em fraudes eleitorais. (...) Ler mais

Aqui estão os textos anteriores do IDG Now! :
[26/07/06]   Conheça a segurança que protege os votos da urna eletrônica
[26/07/06]   Tecnologia nas eleições: votação eletrônica completa 10 anos no Brasil
[26/07/06]   Empresa brasileira exporta know-how em eleições eletrônicas
[26/07/06]   Saiba quais países já usaram a urna eletrônica brasileira
[26/07/06]   Urnas eletrônicas brasileiras terão recurso que lê impressão digital até 2012