WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


22/09/06

• Mundo Wi-Fi: novo site e fórum

Visitamos e gostamos. "Dar uma força" às boas iniciativas é preciso.
Solicitei ao Marcelo Ferreira, titular do site e ele enviou-me esta descrição:

(...) "O site
Mundo Wi-Fi aborda diversos assuntos, dentre os quais sessões com perguntas e respostas, ajudas básicas em redes wireless e TCP/IP, explicações sobre diversos produtos de mercado como D-Link, Linksys, US Robotics, entre outros, além de exemplos de utilização e soluções de problemas. Há também uma sessão de artigos mantida pelos moderadores e pessoas que trabalham na área, downloads de softwares e drivers, fotos e panos de fundo (wallpapers), e muito mais.
Mundo Wi-Fi busca atender aos leitores e profissionais de todos os níveis, difundindo as tecnologias sem fio de uma forma ampla.
Para quem estiver interessado em colaborar com informações que possam ajudar quem está iniciando, e para os que apenas quiserem aprender mais sobre essa nova tecnologia, o acesso ao site pode ser feito através do endereço 
http://www.mundowifi.com.br". (...)

Mas nada acontece por acaso. Estávamos redigindo esta nota quando nos chegou uma pergunta e repassamos ao Marcelo, no ato. Vale conferir o resultado!
 
- Pergunta: a) Tenho um desktop que recebe internet via cable modem em sua placa de rede; b) Tenho um notebook com wireless interno. Pretendo colocar no desktop um conector USB Wireless DWL-G122 (D-Link) e compartilhar via esta conexão tanto os dados quanto a internet com meu notebook. Pergunto : 1) É possível ? 2) Caso seja possível, como fazê-lo ?

Resposta: Olá! Sim, é possível, porém pouco utilizado. Mas vamos lá, o que vc precisará fazer será colocar este adaptador e como acho que vai estar usando Windows XP, você deve clicar com o botão direito do mouse em sua placa de rede conectada ao cable modem e nas opções avançadas dizer que vai compartilhar a conexão internet. Logo abaixo você encontrará a opção de escolher a interface que quer compartilhar; escolha aquela USB que acabou de instalar. Feito isso vc deve configurar seu adaptador wireless em modo ad-hoc. No seu notebook vc será capaz de identificar esta rede ad-hoc. Coloque o adaptador wireless de seu notebook com o mesmo nome da rede ad-hoc que criou no desktop e clique em conectar. Se tudo estiver correto você conseguirá conectar na internet através do adaptador wireless conectado no desktop.
Como lhe disse, esse método é pouco utilizado visto que os roteadores wireless estão bem mais baratos hoje em dia (em média R$250 reais). Se vc tivesse um roteador wireless seria só desconectar o cable modem do desktop, conectar na porta WAN do roteador wireless e tanto seu desktop com USB Wireless quanto seu desktop estariam conectados à Internet via wireless. Tomara que eu não tenha criado mais confusão ao invés de sanar sua dúvida :-)

Um abraço e boa sorte. Caso ainda tenha dúvidas, por favor, publique no Fórum
Mundo Wi-Fi que eu ou um dos moderadores tentaremos ajudar. Marcelo Ferreira