WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


26/09/06

NGN - Next Generation Networks

A mídia, como sempre, cita a sigla NGN - e outras - com se fossem nossa velhas amigas.. e conhecidas. Até parece...
Mas, neste caso, parece mesmo que NGN não pode ser precisamente definida...
O site Teleco possui uma série de Tutoriais sobre NGN e, do primeiro, recortamos este trecho:
(...) O termo NGN - “Next Generation Networks - Próxima Geração de Redes” é amplo e interpretado diferentemente por vários profissionais envolvidos em negócios de telecomunicações, porém com um consenso comum: “...toda operadora precisa de uma estratégia de próxima geração de redes para sobreviver...”.
A NGN é a proposta de evolução das atuais redes de telecomunicações centradas em voz para redes centradas em dados. (...)

Anotamos no noticiário estas manchetes bem recentes no site Convergência Digital:
Veraz localiza software para ser um dos players em NGN no Brasil e
- Intelig conclui rede NGN e planeja comercialização depois de julho

Mas vejamos outras "definições" de NGN:
 
- NGN - Next Generation Networks - Redes da Próxima Geração - O termo pode ser compreendido como uma rede global com disponibilidade infinita de largura de banda, que une voz, dados e imagem em uma só estrutura e capaz de prover diferentes níveis de qualidade de serviço (QoS). A NGN possibilita a convergência perfeita das redes de voz e de dados, criando uma rede multisserviço e permite que os usuários permaneçam conectados o tempo todo, em qualquer lugar do mundo.

- O que é NGN ? (Recorte de "Implementando uma NGN - Visão Embratel" - pdf - de Márcio Patusco Lana Lobo) - (...)Existe um consenso de que a NGN não pode ser precisamente definida , mas alguns pontos acordados podem ser destacados :
- É uma rede de serviços do tipo “Carrier Class” para :- telefonia e serviços legados (incluindo internet) - Dados - Vídeo (VOD , streaming) - TV Digital , Multimídia - Mobilidade e nomadismo- combinação de comunicação entre humanos e máquinas

- Facilidades de rede e características técnicas :- transporte baseado em pacotes (IP, MPLS , ATM , Eth)- controle dos recursos de rede gerenciáveis- protocolos amigáveis e padronizados(*) Resultados do “ ITU-T Workshop on NGN” de julho de 2003 (...)

Voltando ao Teleco, aqui estão os tutoriais citados:
NGN de William Penhas Sanchez e Huber Bernal Filho
NGN I: Histórico da Padronização da NGN pelo ITU-T,
NGN II: Visão Geral – Recomendação Y2001,
NGN III: Princípios e Modelo de Referência – Recomendação Y2011 - todos de Astrid Maria Carneiro Heinisch