WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


28/09/06

Entenda como funciona a tecnologia do WiMAX

Recordar é viver e alguns textos recentes devem ser lidos sempre pois permanecem atuais.
O jornalista Paulo Rebêlo escreveu este "especial" para o UOL Tecnologia em 29/12/2005.

Entenda como funciona a tecnologia do WiMAX - Em uma linguagem menos técnica, o WiMAX é a evolução do Wi-Fi, que por sua vez é o atual padrão de tecnologia para acesso sem o uso de fios. A sigla vem de Wireless Fidelity e é usada genericamente. Os pontos de acesso em Wi-Fi, também chamados de hotspots, são uma febre no exterior, mas aqui no Brasil ainda dá para contar nos dedos os lugares com disponibilidade de Wi-Fi. As empresas de telefonia também oferecem conexões sem fio, mas cobram caro pela comodidade.
Então, se a gente por aqui nem conhece direito - ou nunca usou - o Wi-Fi, como é que vamos querer usar WiMAX de uma hora para outra? Simples. Porque esse novo padrão corrige e aprimora, justamente, os principais pontos-fracos do Wi-Fi: preço, acessibilidade, raio de atuação e disponibilidade.
Brasil Telecom, Vivo, Telefônica e várias outras empresas já anunciaram, publicamente, planos de implementação do WiMAX no Brasil. Então, é bom ficar de olho e entender como funciona a tecnologia. Durante o ano de 2005, vários testes foram feitos em algumas cidades brasileiras e continuam até agora para, em 2006, finalmente, tornarem o padrão viável comercialmente ao usuário doméstico e corporativo.

Quem é dono do WiMAX?
Como funciona o WiMAX?
As três etapas do WiMAX
As aplicações comerciais do WiMAX
Quando vai custar?
Se você ainda não acredita...
Os testes realizados no Brasil
A prova de fogo em Ouro Preto
Em 2006...