WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.



29/09/06

"Especial" sobre WiMAX no IDG Now!

Excelente trabalho do jornalista Guilherme Felitti:

A revolução da banda larga chega pelo ar
Conheça a tecnologia WiMax, que promete trazer a banda larga sem fio ao alcance de todos os brasileiros a partir de 2007. 

"Publicada em 28 de setembro de 2006
São Paulo – Mesmo com baixos investimentos e brigas políticas, Brasil segue cronograma mundial e prepara tecnologia de banda larga sem fio para 2007.
Pobre cabo de conexão. O acessório que conecta seu computador à internet está com os dias contados.
O acesso à web por meio de cabos já conta com a feroz competição das cada vez mais populares redes sem fio coma tecnologia Wi-Fi, que saíram do ambiente corporativo para invadir estádios, lanchonetes e teatros, dando liberdade aos usuários.
O próximo round desta briga poderá ser fatal para as tecnologias de acesso à internet de alta velocidade como DSL e cable modem.
Mesmo com brigas políticas, investimentos ainda escassos e supostas rivalidades com outras tecnologias sem fio, as redes WiMax de transmissão de dados ensaiam sua invasão no mercado brasileiro para 2007.
O primeiro passo para o WiMax foi dado em outubro de 2004, quando o Working Group on Broadband Wireless Access Standards, grupo responsável pela padronização de padrões de banda larga sem fio, divulgou a primeira configuração final da tecnologia.
Teoricamente, o WiMax pode ser considerado uma evolução tecnológica do popular Wi-Fi. Tecnicamente, porém, o padrão de comunicação está a quilômetros de distância do Wi-Fi.
Pelo padrão do IEEE, redes WiMax, designadas tecnicamente como 802.16, usam as mesmas ondas eletromagnéticas empregadas em sistemas de internet por rádio. A diferença está na freqüência utilizada e na potencial irradiada. Ler mais

- WiMax promete de TV no celular a carros conectados - Da concorrência com serviços a cabo à sonhada sociedade conectada, redes prometem transmissão de Voz sobre IP, TV e internet móveis.  

- WiMax pode chegar a mais de 700 mil brasileiros em 2010 - No mundo espera-se que 14,9 milhões de pessoas usem WiMax até 2009, informa a consultoria Maravedis.
- Pequenas operadoras e empresas polarizam interesse em WiMax - Grandes e pequenas operadoras estão entre as 100 empresas que concorrem às faixas 3,5 GHz e 10,5 GHz.  

- Anatel x Minicom: a batalha que pode atrasar o WiMax no Brasil - Entenda a crise, os argumentos e os interesses de cada um dos lados desta briga pela implementação do WiMax no País.

- WiMax no Brasil - Intel instala redes Wimax para testes em Ouro Preto, Mangaratiba e Parintins.

- Licenças para WiMax - Confira os blocos do espectro que já foram leiloados em 2003 e quais serão vendidos no edital da Anatel.