BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


19/02/07

Certificação Digital - Transcrição de mensagem para nossos Grupos vinculados:

Olá,  ComUnidadeWirelessBrasil!  
 

Certificação Digital!
Vamos fazer uma atualização e ambientação sobre o tema como preparação para 2007?  :-)

Fonte: IDG Now!
[14/02/06]   O que é um certificado digital?
Camila Fusco
Quando um cidadão tenta realizar algum tipo de transação ou serviço - financeiro ou comercial - nada mais comum do que o estabelecimento em questão pedir algum documento de identificação, para garantir a legitimidade do processo. 
Tal sistema de reconhecimento entre indivíduos, porém, ao contrário do que se possa imaginar, não precisa necessariamente ser realizado no mundo físico. Isso porque um mecanismo chamado certificação digital, que começa a se popularizar no País, tem exatamente essa missão: reconhecer o internauta que está por trás da tela. 
Na prática, a certificação digital nada mais é do que uma carteira de identidade para o mundo virtual. Um documento concebido eletronicamente que tem a missão de assegurar a identidade e as informações transmitidas por determinado usuário. 
Entre seus principais benefícios está, por exemplo, o acesso a serviços que anteriormente não eram possíveis via internet justamente pelo fato de a rede não proporcionar a segurança desejada, como a consulta à base de dados da Receita Federal sobre informações de Imposto de Renda. 
Os certificados digitais já são aceitos por várias instituições brasileiras e podem facilitar - e muito - a vida dos usuários, sejam pessoas físicas ou jurídicas. 
Autoridade certificadora
Para que um certificado digital seja válido do ponto de vista jurídico, duas entidades precisam estar envolvidas, uma Autoridade Certificadora e uma Autoridade de Registro. 
As Autoridades Certificadoras têm a função de emitir os certificados digitais, vinculando pares de chaves criptográficas ao titular. 
As chaves - públicas e privadas - constituem um conjunto de arquivos que podem ficar armazenados nos computadores a fim de reconhecer e comprovar a identidade do usuário no momento de uma transação eletrônica protegida.  
As Autoridades de Registro devem verificar a autenticidade das informações utilizadas para a criação do documento. 
Para receber seu certificado, o interessado - pessoa física ou jurídica - deve se deslocar até uma Autoridade de Registro, que pode ser localizada, por exemplo, nos sites das Autoridades Certificadoras, entre elas Serpro, Caixa Econômica Federal, Serasa, Certisign e Receita Federal. 
Entre os documentos necessários para a emissão estão carteira de identidade, Cadastro da Pessoa Física, registro no Programa de Integração Social (PIS) e comprovante de residência. Para a pessoa jurídica, além do contrato social, são necessários também documentos dos responsáveis pela companhia.  
Em minutos o interessado vai receber o certificado que pode estar em: disquetes, cartões inteligentes (smart cards), CD Rom, no próprio disco rígido do computador ou por meio de uma mídia portátil conhecida como token USB. 
A partir de então, o computador vai reconhecer o certificado e informar automaticamente a respeito do documento aos sites e serviços que exigem certificação digital.
 Tipos de certificado
Os dois tipos de certificados digitais mais comuns são o A1 e A3. Suas diferenças básicas dizem respeito ao tipo de mídia em que são apresentados ao usuário. 
Na modalidade A1, o certificado é apresentado em um software que fica armazenado na estação de trabalho, como em um disquete, por exemplo. Nesse formato, os dados vão em algum momento para a memória do computador. 
Nesse sistema, os dados são protegidos por meio de uma senha de acesso e a validade do certificado é de um ano contado a partir de sua data de emissão. 
Já no sistema A3, o certificado é fornecido por meio de um cartão inteligente (smart card) ou hardware criptográfico (token USB). Nessa forma, os dispositivos não ficam armazenados no computador, segundo Neto, e são, portanto, mais seguros. A validade é de até três anos.

O site WirelessBR possui uma Seção Certificação Digital. Vale uma visita!
 
Aqui estão alguns conceitos básicos (light!) de criptografia:  :-)
Fonte: Infowester
[12/08/05]   Criptografia
 
E aqui está uma pequena seleção de artigos e notícias de fontes diferentes para que o leitor forme sua opinião:
Fonte: Convergência Digital
[27/12/06 ]   Receita Federal exige certificação digital para comércio exterior
Fonte: IDG Now!
[14/02/06]   O que é um certificado digital? por Camila Fusco
Fonte: IDG Now!
[14/02/06]   IRPF 2006 impulsiona certificação digital
Fonte: Serpro transcrevendo do IDG Now!
Fonte: BR-Linux
[11/04/04]   Certificação Digital  
Fonte: Instituto Brasileiro de Peritos em Comércio Eletrônico e Telemática
GUIA SOBRE CERTIFICAÇÃO E ASSINATURAS DIGITAIS

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO